SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplina: Recursos Tecnológicos
Docente: Ivânia Neves
Discentes: Andreza Pinheiro
Elizângela Santos
Izaira Costa
Janne Sousa
É
notória a importância da interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem de
qualquer tema, pois possibilita estabelecer conexão entre várias áreas do
conhecimento, como: saúde, educação, tecnologia, entre outras. Um ponto
significativo em relação à área da saúde diz respeito ao saneamento básico que
é um direito constitucional e definido pela Lei Federal 11.445 de 05 de janeiro
de 2007 no artigo 03, cuja definição segundo é:
Art.
3º Para os efeitos desta Lei, considera-se:
I
– saneamento básico: conjunto de serviços, infraestruturas, instalações
operacionais de:
a) Abastecimento
de agua potável: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações
necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a capitação até as
ligações prediais e respectivos instrumentos de medição;
b) Esgotamento
sanitário: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações
operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos
esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no
meio ambiente;
c) Limpeza
urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e
instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e
destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de
logradouros e vias públicas;
d) Drenagem
e manejo das águas pluviais e urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas
e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte,
detenção ou retenção para o amortecimento de vazões, de cheias, tratamento e
disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas. (BRASIL, 2007)
Nesse
viés, entende-se que saneamento básico é um conjunto de procedimentos que visa
preservar, bem como alterar as condições do meio ambiente objetivando prevenir
doenças e melhorando a qualidade de vida da sociedade em geral.
Nesse
sentido, saneamento básico é um tema de notória relevância para ser debatido,
buscando ampliar o conhecimento com intuito não apenas, de atingir as salas de
aulas. Porém, através das atividades propostas e com os recursos de mídia que
sejam capazes de alcançar uma parcela grande da população, visto que, escola e sociedade
não pode ser dissociada, pois estão interligadas dentro de um mesmo contexto.
Segundo o educador Paulo Freire (2011, p. 28) em seu livro, Pedagogia da
Autonomia.
[...]
A capacidade de aprender, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para
transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a, fala de nossa
educabilidade a um nível distinto de um nível de adestramento dos outros
animais ou do cultivo das plantas.
Para
Freire, o ensino atinge o seu objetivo fundamental quando os saberes adquiridos
na instituição educacional ultrapassam o âmbito escolar e chegam à sociedade,
quando o aluno junta teoria e prática para atuar, mudar a realidade em que
vive.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários
à prática educativa.
43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
BRASIL. Lei Federal nº 11.445. Brasília, 2007.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988.
Planejamento
da oficina
Escola:
Escola
Estadual de Ensino Médio Santa Maria de Belém
Turma:
1º
ano (301 b)
Tema:
Saneamento
básico: a escola e a comunidade um encontro entre saberes
Objetivo
geral:
Ampliar os saberes acerca
dos direitos e deveres no que tange o saneamento básico, visando à preservação
do meio ambiente e da saúde pública.
Objetivos
específicos:
Ø Apresentar
a definição de saneamento básico e como esse serviço pode estar presente na
comunidade;
Ø Mostrar
como a falta de saneamento básico prejudica vários setores, bem como o meio
ambiente e a saúde pública;
Ø Informar
a respeito dos direitos e deveres da comunidade em relação ao saneamento
básico;
Ø Instigar
a se manifestar através das novas mídias;
Justificativa:
O
saneamento básico é um direito constitucional do cidadão, pois está
intrinsecamente ligado à manutenção da saúde pública e na preservação do meio
ambiente. Dessa forma, através desse projeto busca-se ampliar o conhecimento a
respeito dos serviços públicos essenciais à população. Ademais, além de ampliar
os saberes no que concerne ao saneamento básico, também poderá dar suporte ao
aluno como sujeito ativo para que ele possa atuar como intermediário entre a
instituição de ensino e a sociedade, levando conhecimento para sua comunidade e
intervindo nos problemas sociais que os cercam.
A
Lei Federal 11.445 de 05 de janeiro de 2007 em seu artigo 03, define que
saneamento básico é:
Art.
3º Para os efeitos desta Lei, considera-se:
I
– saneamento básico: conjunto de serviços, infraestruturas, instalações
operacionais de:
e) Abastecimento
de agua potável: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações
necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a capitação até as
ligações prediais e respectivos instrumentos de medição;
f) Esgotamento
sanitário: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações
operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos
esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no
meio ambiente;
g) Limpeza
urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e
instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e
destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de
logradouros e vias públicas;
h) Drenagem
e manejo das águas pluviais e urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas
e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte,
detenção ou retenção para o amortecimento de vazões, de cheias, tratamento e
disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas. (BRASIL, 2007)
Segundo
o educador Paulo Freire, o ensino atinge o seu objetivo fundamental quando os
saberes adquiridos na instituição educacional ultrapassam o âmbito escolar e
chegam à sociedade, quando o aluno junta teoria e prática para atuar, mudar a
realidade em que vive.
Ainda
no dizer de Freire,
[...]
A capacidade de aprender, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para
transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a, fala de nossa
educabilidade a um nível distinto de um nível de adestramento dos outros
animais ou do cultivo das plantas.
Nesse
viés, considera-se que o tema” Saneamento básico: a escola e a comunidade, um
encontro entre saberes” é de extrema importância para ser trabalhado em
sala de aula.
METODOLOGIA:
Esta oficina terá duração
de 20h, que será dividida em cinco encontros de 4h/a. Nestas aulas
trabalharemos com a turma do 1º ano do Ensino médio da escola Estadual de
Ensino Médio Santa Maria de Belém.
AULA 1:
(4h/a)
1º Momento:
(2h/a)
A
aula será iniciada com a apresentação do projeto, bem como sua importância. Em
seguida a turma será organizada em círculo para conversar sobre o assunto em
questão. Nesse momento será feito as seguintes perguntas:
1) Como
é feito o abastecimento de água na sua casa?
2) Como
é realizada a coleta de lixo no bairro em que você mora?
3) Há
coleta seletiva?
4) Há
um sistema de esgoto no bairro em que você mora?
No decorrer da conversa o
professor explicará que Saneamento básico trata-se do “conjunto de serviços,
infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável,
esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejo de resíduos
sólidos e de água pluviais”. Após, será socializado cada uma das perguntas.
2º
Momento: (2h/a)
Será mostrado uma matéria
dos bairros de Belém em que esses serviços quase não são oferecidos e
solicitado aos alunos que observem a matéria e façam comentários e se possível relacionem com a realidade do
bairro em que eles moram.
Vídeo: “BELÉM-Saneamento
básico ainda é um desafio”
AULA
2:
(4h/a)
1º Momento:
(1h/a)
O
professor levará a turma para o laboratório de informática. Em seguida ele
pedirá aos alunos que formem grupo de cinco pessoas e cada grupo ficará
responsável por pesquisar um dos respectivos temas:
1. Limpeza
urbana;
2. Coleta
seletiva;
3. Doenças
causadas pela falta de saneamento;
4. Contaminação
das fontes que abastecem água;
5. Sistema
de esgoto;
6. Enchentes;
2º
Momento: (3h/a)
Ao retornarem à sala de
aula o professor explicará que essa pesquisa servirá de base para a atividade
da próxima aula que consistirá no encontro entre a comunidade e a escola em que
os alunos promoverão um debate acerca dos temas pesquisados. Em seguida o
professor dará orientações aos alunos acerca do que deverá conter no cartaz:
Ø Tema:
assunto que será defendido ao longo do trabalho;
Ø Texto:
texto curto que traga as ideias principais acerca do tema, ou tópicos que guiem
o leitor;
Ø Imagens:
desenhos ou fotos que visem ilustrar informações ou tornar o texto mais
atraente;
Ø Fonte:
fontes que permitam o leitor ler a certa distância;
AULA
3: (4h/a)
1º
Momento: (4h/a)
Nessa aula ocorrerá um
encontro, uma troca de experiências entre os alunos e a comunidade, com a
exposição dos cartazes elaborados na aula anterior e contará com a divulgação
por meio de redes sociais dos alunos e da escola. Esse encontro será mediado
pelo professor que ficará responsável por situar os participantes sobre a
temática abordada, e sobre a importância da troca de saberes. Em seguida, cada
grupo terá um tempo limite de 30 minutos para apresentar sua produção. Após o
término de cada apresentação o público poderá fazer comentários, ou perguntas
para os alunos.
AULA
4:
(4h/a)
1° Momento: (1h/a)
Será apresentado um vídeo
intitulado: “Documentário com os Embaixadores do Trata Brasil - A realidade do
Saneamento Básico no país” e uma reportagem sobre o ranking das piores cidades em saneamento básico do Brasil, com
destaque para a região norte e as cidades de Belém e Ananindeua.
“Vídeo:
Embaixadores do Trata Brasil”
Vídeo: “O ranking das piores cidades em
saneamento básico do Brasil”
2º Momento: (1h/a)
Será contextualizado o início da
modernização e urbanização da cidade de Belém, retornando ao período da “belle époque” com as transformações no
espaço público, reordenamento urbano, saneamento e embelezamento da cidade e em
seguida será feita a comparação com a realidade atual através de fotos.
3° Momento: (2h/a)
Iniciará as orientações para a
produção de documentários, o professor pedirá que a turma se divida em grupos
de cinco para a produção de um documentário sobre o tema geral “Saneamento
básico em Belém”. Serão dadas as seguintes orientações: os alunos se reunirão
em atividade extraclasse para esta tarefa, traçando planos e fazendo pesquisas,
filmagens e entrevistas; deverão/poderão usar o celular para a tarefa; o vídeo
deverá ter duração de 30 minutos e deverá ser apresentado na aula seguinte para
posteriormente ser compartilhado em redes sociais. Em seguida será entregue um
roteiro que os auxiliará na criação do documentário.
ROTEIRO:
- Escolha
um tema (podendo escolher um subtema dentro do “Saneamento básico em Belém”); Assista documentários; Faça um roteiro em cima de suas ideias; Escreva: um
argumento, um sumário, o objetivo do documentário; Faça um esboço do seu roteiro para verificar se ele
apresenta todos os elementos de uma boa história curta; Entrevistando: Elabore
questões. O jeito mais fácil de fazer isso sem perder o foco é pensar suas
questões a partir de: quem, o que, por que, quando, onde e como. As pessoas
devem se sentir confortáveis e ser abertas e sinceras em frente à câmera. Converse
com elas por meia-hora ou mais antes da filmagem. Isso fará com que se sintam à
vontade com você; Aprenda algumas questões básicas e verifique se seu aparelho de gravação
está funcionando. Aprenda a começar e a parar de gravar, a passar a
gravação para frente, a voltar, a dar o play e todo o resto que você precisa
saber; Edite o filme. Selecione
as cenas principais. Aprenda a "fazer
recortes" em suas sequências e acrescentar conversas, músicas e efeitos
especiais ao vídeo.
AULA 5:
(4h/a)
1° Momento:
(3h/a)
Será feita as apresentações dos
documentários pelos grupos, em seguida serão comentados cada um e relatadas as
experiências dos alunos nesta produção.
2° Momento: (1h/a)
Feitas as apresentações e
considerações, será pedido que os alunos compartilhem seus documentários em
suas redes sociais e interajam com seus amigos virtuais sobre o documentário e
o assunto tratado. Ao final da aula e da oficina os alunos falarão sobre esta
experiência e a recepção dos vídeos.
Avaliação:
A avaliação será contínua, através da
frequência e participações nas aulas, assim como pela produção dos cartazes e
do documentário final que pedirá que a criação de um vídeo a respeito de tudo o
que foi tratado durante as aulas, referente ao saneamento básico.
Recursos didáticos:
·
Cartolina;
·
Cola;
·
Pincel;
· Data show;
· Celular;
Referências:
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da autonomia: Saberes necessários à prática educativa.
43ª ed. São
Paulo: Paz e Terra, 2011.
BRASIL. Lei Federal
nº 11.445. Brasília, 2007.
BRASIL. Constituição
Federal. Brasília, 1988.
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