sexta-feira, 23 de setembro de 2016

VOTOS SIM OU NÃO: Reflexos da voz partidária na sociedade.

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras - FALE
Disciplina: Tecnologia Educacionais e Ensino de Língua Portuguesa
Docente: Ivânia Neves

Beatriz Góes Cruz
Elaine Patricia do Nascimento Modesto
Jônatas Miranda Amaral

INTRODUÇÃO 
Desde 2013, as manifestações de ruas no Brasil trouxeram a tona uma crise política forte e recheada de reviravoltas importantes as quais fizeram com que o tema “política” estivesse presente constantemente nas discussões sociais. Através das redes sociais as discussões ganharam força e trouxe à tona a construção contínua de discursos de ambos os lados: direita e esquerda. Neste ano de 2016, toda essa crise se agravou com o processo de impeachment da, agora, ex-presidende Dilma Roussef, que teve seu fim no final de agosto.

A fase inicial do processo de votação de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, transmitida durante o dia inteiro em TV aberta, foi um marco importante na democracia brasileira. Durante a votação ficaram evidentes, a todos  que quisessem ver e que prestassem bem atenção, a situação vergonhosa em que se deu o processo na Câmara e também testemunhar as vozes partidárias que estão no poder, eleitas pelo próprio povo. A situação toda, incluindo os próprios discursos dos políticos, foi vista como um circo por boa parte dos brasileiros, e não demorou muito para que boa parte dos discursos proferidos durante a votação, assim como seu teor, virassem “memes” nas redes sociais, satirizando e ironizando a situação que se desenrolou, e trazendo para situações do cotidiano para fins recreativos, como menciona Jenkins no excerto abaixo:


A inteligência coletiva pode ser vista como uma fonte alternativa de poder midiático. Estamos aprendendo a usar esse poder em nossas interações diárias dentro da cultura da convergência . Neste momento, estamos usando esse poder coletivo principalmente para fins recreativos, mas em breve estaremos aplicando essas habilidades a propósitos mais ‘sérios’.( JENKINS, 2009, p.30)

A votação inicial na câmara dos deputados, mostrando o rosto e os discursos de todos os deputados eleitos. Despertando uma reação critica muito forte por parte da população, já que muitos deputados mostraram em suas falas vozes discursivas diversas. Não se limitaram ao “Sim ou não”, mas transformaram os segundos em amostras de opiniões partidárias, religiosas, sociais, entre outras.

Assim, este trabalho consiste em conduzir os alunos a uma reflexão em torno desta crise política e proporcionar aos alunos uma análise crítica dos discursos proferidos a fim de que eles possam observar melhor como os discursos são recheados de outras vozes sociais. Busca-se levar os alunos a se assumirem como seres sociais e pensar na sua realidade como propõe Freire (2015):


“Outro sentido mais radical tem assunção ou assumir quando digo: Uma das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é propiciar as condições em que os educandos em relação uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experiência profunda de assumir-se. Assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar.” (P.42)
Objetivos:

Objetivo Geral:
- Ampliar os conhecimentos dos alunos a respeito do reflexo da voz partidária na sociedade a partir da análise dos discursos proferidos durante a votação do processo inicial do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef.
Objetivos Específicos:
- Possibilitar uma reflexão em torno da crise política brasileira e os reflexos desta na sociedade.
- Proporcionar uma análise crítica dos discursos políticos proferidos no processo de votação inicial do impeachment, focalizando nas vozes sociais que foram incluídas.
- Oferecer um suporte para que os alunos possam produzir e expor suas opiniões tanto na modalidade oral quanto escrita.

Metodologia

A oficina constará de carga horária de 20hs, sendo dividido em quatro dias.

1º dia
Contextualização do tema que será trabalhado. Será apresentando um infográfico explicando o processo judicial do impeachment para começar um debate, a fim de sondar o conhecimento que o alunado tem sobre o tema. Ver qual o impacto da votação do impedimento teve na sociedade na opinião deles. Este debate será iniciado a partir de perguntas exploratórias. Neste dia será criado um grupo no facebook a fim de que ao final do debate, individualmente, cada aluno escreva uma breve postagem sobre o que pensa depois de tudo.



2º Dia
Será utilizado o vídeo da votação pelo impeachment da ex-presidente, focalizando nos votos dos deputados do Estado do Pará. O objetivo será fazer os alunos observarem as vozes que aparecem no discurso desses deputados (religiosa, partidos, ideológicas, direita, esquerda). Ao final, os alunos serão desafiados a fazer uma postagem no grupo do facebook mostrando e explicando que tipos de vozes foram identificadas no discursos dos deputados e por qual motivo isso chamou atenção. 

3º Dia
No terceiro dia será realizada a análise dos reflexos com o uso do vídeo "Votação do Impeachment" do canal Parafernalha e os imagens/memes feitos sobre o acontecido. O objetivo é fazer com que os alunos façam uma leitura geral do que as pessoas passaram a pensar, a criticar e a elogiar. Analisar a fonte do humor das situações e a sua leitura de mundo. Como atividade final, os alunos deverão procurar na internet um texto verbal ou não-verbal que o tenha chamado atenção sobre o tema e comentar oralmente.

Vídeo paródia sobre a votação do Impeachment:






4º Dia
No quarto dia, retomaremos a discussão anterior com o objetivo de perceber o amadurecimento dos alunos com relação ao tema. Após isso, como proposta de atividade para esse dia, solicita-se aos alunos que formem grupos de aproximadamente cinco alunos para realizar um Júri Simulado. Cada grupo formulará um discurso a favor ou contra o impeachment. Um grupo será o júri que ficará responsável por avaliar os discursos e decidir qual o mais convincente. Ao final, se propõe uma reflexão sobre quais as estratégias foram utilizadas para a formulação do discurso a fim de convencer o júri. 


Recursos didáticos
  • Projetor
  • Caixa de som
  • Material Impresso 
  • Computadores com acesso a internet 

Avaliação 

A prática de avaliação se efetivará em duas etapas. Primeiramente pela produção escrita feita no grupo do facebook visando identificar a apreensão das discussões que estão sendo feitas em sala de aula. No segundo momento avalia-se a produção oral a fim de perceber a capacidade deles de extraírem dos textos apresentados informações importantes para perceber as vozes discursivas em seu interior.

Slide

Referências

FREIRE, Paulo. Prática docente: primeira reflexão. In: ____________ Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2015. P.23-46.

GREGOLIN, Maria do Rosario Valencise. A ANÁLISE DO DISCURSO:CONCEITOS E APLICAÇÕES. Departamento de Lingüística - Faculdade de Ciências e Letras – UNESP. Alfa, São Paulo, 39: 13-21,1995. Disponível em:< http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/3967/3642>

HARTMANN, Fernando. A voz e o discurso interior na obra de Mikhail Bakhtin. Calidoscópio Vol. 5, n. 2, p. 77-83, mai/ago 2007. Disponível em: < file:///C:/Users/Jo%C3%A3o/Downloads/5628-17559-1-SM%20(1).pdf

JENKIS, Henry. Introdução: Venere no altar da convergência. In: ___________ Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph. Disponível em: <http://lelivros.online/book/baixar-livro-cultura-da-convergencia-henry-jenkins-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/> P. 27-51

MARTIN-BARBERO, Jesus. Alfabetizar em comunicação. In: ______________ A comunicação na educação. São Paulo: Editora Contexto, 2014. P.17-42