Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras
Faculdade de Letras
Disciplina: Ensino-Aprendizagem em Português I
Docente: Ivânia dos Santos Neves
Rosane
da Costa Monteiro
Suzana
Trindade Rodrigues
PLANO
DE AULA
Público alvo: alunos
do 3º ano - Ensino Médio.
Duração: 5 aulas, com
duração de 45 minutos.
OBJETIVOS
Objetivo Geral: Dar
visibilidade às etnias indígena existentes no estado do Pará, tendo como foco
principal a etnia Tembé-Tenetehara, conhecendo-a através de livros, fotos e
pesquisa na Internet, com o intuito de respeitá-los como povos com identidade
própria e diferentes modos culturais;
Objetivos
Específicos:
- Analisar, em diferentes mídias a diversidade étnico-racial indígena;
- Reconhecer os principais elementos relacionados à cultura, arte e crença do povo Tembé-Tenetehara;
- Utilizar diferentes aspectos relativos à produção textual e estruturação de parágrafos através dos estudos de “Paragrafação”;
- Mostrar diferentes formas de preconceito com os povos indígenas, relacionadas à apropriação de suas terras por não índios, do não reconhecimento de sua existência com diferentes línguas, religiões, artes e ciências;
- Aprofundar a discussão acerca dos elementos constituintes de um parágrafo, visando nortear os alunos sobre a organização de suas ideias dentro do parágrafo e, consequentemente, ao longo do texto;
- Produzir textos dissertativos ou narrativos a partir de elementos ligados à diversidade do povo Tembé-Tenetehara.
JUSTIFICATIVA
Falar do tema “Diversidade Étnico-racial Indígena” significa
conhecer e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos
ao ponto em que nos encontramos. Trata-se de uma abordagem que nos permite
compreender, inclusive, a nossa própria identidade.
Ao oferecer essa possibilidade aos alunos, estamos contribuindo para
resgatar o papel dos indígenas na formação não só do Brasil, como também do
Norte e, especialmente, do estado Pará. Serve, ainda, para evitar possíveis
percepções preconceituosas em relação a esse povo, que deve ser reverenciado
pelas inúmeras contribuições que, hoje, se encontram naturalmente incorporadas
ao nosso cotidiano. Significa também dar à cultura indígena o devido
protagonismo que ela tanto merece.
Para tanto, colocaremos em evidência a etnia Tembé-Tenetehara da terra
indígena Alto Rio Guamá, a 300 km de Belém, no nordeste do Pará.
Frente ao tema “Diversidade Étnico-racial Indígena”,
abordaremos o assunto “Paragrafação”, buscando trazer à tona o estudo do
parágrafo (paragrafação) no processo da escrita, pois a compreensão
deste tema oferta ao aluno um norte para a organização de suas ideias ao longo
do texto. Com esse intuito, achamos necessário ofertar ao aluno subsídios
próprios da escrita para que se tenha uma maior capacidade de tomar decisões e
otimizar a organização das ideias ao longo do paragrafo e, consequentemente, ao
logo do texto.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Reportagem, vídeo e
fotografias, data show, computador e caixas de som.
METODOLOGIA
1º Momento
Apresentar
a oficina e seus objetivos. Em sequência promover uma discussão voltada às contribuições
culturais, culinárias, religiosas e sociais na formação do Brasil, da região
norte e, especialmente, do povo paraense. Dessa forma, possibilita-se aos
alunos o reconhecimento de sua identidade.
2º Momento
Apresentação
da reportagem (vídeo) "Festa do Moqueado" ou "Festa da
Menina Moça", buscando colocar em evidência a etnia Tembé-Tenetehara,
fazendo com que os alunos possam ter contato com alguns elementos ligados à
diversidade desse povo, bem como com alguns aspectos que também fazem parte da
diversidade indígena e que foram citados no 1º Momento da oficina.
Vídeo:
Após a apresentação do vídeo, como modo de ter um prognóstico da
forma como os alunos organizam os parágrafos que constituem seus textos,
solicitar que façam um texto, de modo que abordem os pontos sobre diversidade
que mais lhes chamarem a atenção durante a exibição do referido vídeo.
3º Momento
Apresentação do assunto “Paragrafação” através do gênero
textual “Reportagem”, mostrando que o texto é constituído de ideias, que estas
se organizam com clareza e que estão organizadas por um ou mais de um período
que se chamam “Parágrafos”;
Mostrar a estrutura do parágrafo presente no gênero
textual “Reportagem” a partir do tópico frasal;
Trabalhar as
principais características de um parágrafo:
·
correção gramatical;
·
clareza (exposição clara das ideias);
·
unidade (uma única ideia central);
·
coerência (relação entre a ideia central e as secundárias);
·
coesão (entrelaçamento significativo entre declarações e sentenças
sequenciais).
Solicitar que
os alunos refaçam a atividade proposta no “2º Momento” a partir do “Tópico
Frasal” e os demais elementos que constituem um parágrafo.
4º Momento
Fazer a leitura da reportagem “Índios
tembé entram em confronto com posseiros no nordeste do Pará”, mostrando
aos alunos a forma como estes povos têm sido discriminados, através da
invisibilidade e da apropriação de suas terras por não índios.
Texto: Índios tembé entram em confronto com posseiros no nordeste do Pará
Segundo a polícia, confronto ocorreu durante reintegração de posse. Pelo menos quatro colonos deram entrada no hospital municipal da cidade.,,(Continue lendo)
5º Momento
Solicitar aos alunos que produzam um texto dissertativo-argumentativo
sobre a reportagem “Índios
tembé entram em confronto com posseiros no nordeste do Pará” pondo em prática o que foi
trabalhado na aula “Paragrafação” (no 1º Momento).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 7.ed.
Rio de Janeiro: FGV, 1978, p. 203.
MARTÍ-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: cmunicação,
cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
Culturas indígenas na sala de aula-CIMI.
Disponível em: www.cimi.org.org.br>pub>Encarte Pedagógico. Acessado em 28 de abril de 2016.
http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/12/indios-tembe-entram-em-confronto-com-posseiros-no-nordeste-do-para.html
http://litteraetc.blogspot.com.br/2012/09/paragrafacao-producao-textual.html