quinta-feira, 2 de junho de 2016

Trabalhando a paragrafação a partir do tema “Diversidade Étnico-racial Indígena”

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras

Faculdade de Letras

Disciplina: Ensino-Aprendizagem em Português I
Docente: Ivânia dos Santos Neves


Rosane da Costa Monteiro
Suzana Trindade Rodrigues



PLANO DE AULA

Público alvo: alunos do 3º ano - Ensino Médio.
Duração: 5 aulas, com duração de 45 minutos.


OBJETIVOS

Objetivo Geral: Dar visibilidade às etnias indígena existentes no estado do Pará, tendo como foco principal a etnia Tembé-Tenetehara, conhecendo-a através de livros, fotos e pesquisa na Internet, com o intuito de respeitá-los como povos com identidade própria e diferentes modos culturais;

Objetivos Específicos:

  • Analisar, em diferentes mídias a diversidade étnico-racial indígena;
  • Reconhecer os principais elementos relacionados à cultura, arte e crença do povo Tembé-Tenetehara;
  • Utilizar diferentes aspectos relativos à produção textual e estruturação de parágrafos através dos estudos de “Paragrafação”;
  • Mostrar diferentes formas de preconceito com os povos indígenas, relacionadas à apropriação de suas terras por não índios, do não reconhecimento de sua existência com diferentes línguas, religiões, artes e ciências;
  • Aprofundar a discussão acerca dos elementos constituintes de um parágrafo, visando nortear os alunos sobre a organização de suas ideias dentro do parágrafo e, consequentemente, ao longo do texto;
  • Produzir textos dissertativos ou narrativos a partir de elementos ligados à diversidade do povo Tembé-Tenetehara.



JUSTIFICATIVA

Falar do tema “Diversidade Étnico-racial Indígena” significa conhecer e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. Trata-se de uma abordagem que nos permite compreender, inclusive, a nossa própria identidade.
Ao oferecer essa possibilidade aos alunos, estamos contribuindo para resgatar o papel dos indígenas na formação não só do Brasil, como também do Norte e, especialmente, do estado Pará. Serve, ainda, para evitar possíveis percepções preconceituosas em relação a esse povo, que deve ser reverenciado pelas inúmeras contribuições que, hoje, se encontram naturalmente incorporadas ao nosso cotidiano. Significa também dar à cultura indígena o devido protagonismo que ela tanto merece.
Para tanto, colocaremos em evidência a etnia Tembé-Tenetehara da terra indígena Alto Rio Guamá, a 300 km de Belém, no nordeste do Pará.
Frente ao tema “Diversidade Étnico-racial Indígena”, abordaremos o assunto “Paragrafação”, buscando trazer à tona o estudo do parágrafo (paragrafação) no processo da escrita, pois a compreensão deste tema oferta ao aluno um norte para a organização de suas ideias ao longo do texto. Com esse intuito, achamos necessário ofertar ao aluno subsídios próprios da escrita para que se tenha uma maior capacidade de tomar decisões e otimizar a organização das ideias ao longo do paragrafo e, consequentemente, ao logo do texto.


RECURSOS DIDÁTICOS

Reportagem, vídeo e fotografias, data show, computador e caixas de som.


METODOLOGIA

1º Momento
Apresentar a oficina e seus objetivos. Em sequência promover uma discussão voltada às contribuições culturais, culinárias, religiosas e sociais na formação do Brasil, da região norte e, especialmente, do povo paraense. Dessa forma, possibilita-se aos alunos o reconhecimento de sua identidade.

2º Momento
Apresentação da reportagem (vídeo) "Festa do Moqueado" ou "Festa da Menina Moça", buscando colocar em evidência a etnia Tembé-Tenetehara, fazendo com que os alunos possam ter contato com alguns elementos ligados à diversidade desse povo, bem como com alguns aspectos que também fazem parte da diversidade indígena e que foram citados no 1º Momento da oficina.

Vídeo:



Após a apresentação do vídeo, como modo de ter um prognóstico da forma como os alunos organizam os parágrafos que constituem seus textos, solicitar que façam um texto, de modo que abordem os pontos sobre diversidade que mais lhes chamarem a atenção durante a exibição do referido vídeo.

3º Momento
Apresentação do assunto “Paragrafação” através do gênero textual “Reportagem”, mostrando que o texto é constituído de ideias, que estas se organizam com clareza e que estão organizadas por um ou mais de um período que se chamam “Parágrafos”;
Mostrar a estrutura do parágrafo presente no gênero textual “Reportagem” a partir do tópico frasal;
Trabalhar as principais características de um parágrafo:
·         correção gramatical;
·         clareza (exposição clara das ideias);
·         unidade (uma única ideia central);
·         coerência (relação entre a ideia central e as secundárias);
·         coesão (entrelaçamento significativo entre declarações e sentenças sequenciais).

Solicitar que os alunos refaçam a atividade proposta no “2º Momento” a partir do “Tópico Frasal” e os demais elementos que constituem um parágrafo.


4º Momento
Fazer a leitura da reportagem “Índios tembé entram em confronto com posseiros no nordeste do Pará”, mostrando aos alunos a forma como estes povos têm sido discriminados, através da invisibilidade e da apropriação de suas terras por não índios.

Texto:  Índios tembé entram em confronto com posseiros no nordeste do Pará

Segundo a polícia, confronto ocorreu durante reintegração de posse. Pelo menos quatro colonos deram entrada no hospital municipal da cidade.,,(Continue lendo)



5º Momento
Solicitar aos alunos que produzam um texto dissertativo-argumentativo sobre a reportagem “Índios tembé entram em confronto com posseiros no nordeste do Pará” pondo em prática o que foi trabalhado na aula “Paragrafação” (no 1º Momento).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 7.ed. Rio de Janeiro: FGV, 1978, p. 203.
MARTÍ-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: cmunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
Culturas indígenas na sala de aula-CIMI. Disponível em: www.cimi.org.org.br>pub>Encarte Pedagógico. Acessado em 28 de abril de 2016.
http://litteraetc.blogspot.com.br/2012/09/paragrafacao-producao-textual.html