quinta-feira, 7 de março de 2013

MULHERES INDÍGENAS NO FACEBOOK: CORPOS, INTERICONICIDADE E IDENTIDADES

Programa de Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura

GEDAI – Grupo de Pesquisa Mediações e Discursos com Sociedades Amazônicas

                                 MULHERES INDÍGENAS NO FACEBOOK: 
                          CORPOS, INTERICONICIDADE E IDENTIDADES
                                                Raimundo de Araújo Tocantins



       Orientadora: Professora Drª Ivânia dos Santos Neves  (UNAMA)
       Professora Drª Denise Cardoso Machado (UFPA)
       Professor Dr. Nilton Milanez (UESB)
Local: Casa da Memória – Unama Alcindo Cacela, Bloco D – 5º. Andar
                       Data: 08/03/2013
                       Horário: 16:00



 
RESUMO

No período de Julho de 2012 a janeiro de 2013, realizei sistematicamente observações de perfis ativos e de suas respectivas postagens no interior site da rede social de internet Facebook, de duas usuárias que assumem identidades indígenas: Sonia Bone Guajajara e Índia Ticuna Weena Miguel. Nesta dissertação, procurei mostrar como o funcionamento deste site de relacionamento contribui para a construção de identidades e como seus usuários, que são sujeitos históricos, colocam em circulação diferentes discursos sobre o que é ser mulher e o que é ser indígena na web. Tomei como referências teóricas para discutir identidades, a definição de sujeitos históricos formulada por Michel Foucault (2005), que propõe uma análise das condições de produção históricas dos discursos, também me orientei pelos estudos de Stuart Hall (2006), que compreende as identidades como processos cambiantes e mais especificamente para discutir a definição de mulher, procurei me fundamentar nos estudos de gênero baseados nas pesquisas de Judith Butler (2010), que propõem uma reconfiguração sobre as identidades de gênero na compreensão de diferentes concepções do que seja uma mulher. Para analisar os enunciados visuais produzidos pelos perfis das duas indígenas, procurei me fundamentar nos referenciais da semiologia dos detalhes, referente ao paradigma indiciário de Ginzburg (1989), a semiologia histórica e a definição de intericonicidade proposta por Courtine (2005 e 2011).

PALAVRAS-CHAVE: Povos Indígenas; Mídias Sociais; Intericonicidade



 
ABSTRACT

From July 2012 to January 2013, I realized systematic observations toward the active profiles and their respective posts of two Facebook users that assume indigenous identities: Sonia Bone Guajajara and Índia Ticuna Weena Miguel. In this dissertation I present how the interaction promoted by the social media site Facebook contributes to the building identities, and how its users understood as historical subjects show different discourses about being woman as well as being indigenous in the web virtual space. To discuss about identity I use the definition of historical subjects formulated by the French philosopher Michel Foucault (2005), and his proposal to analyze the conditions of historic production of discourses. I was also guided by the researches of Stuart Hall (2006), and his understanding about identities as changing process.  Specifically to discuss the definition of woman I based my researches on the gender studies realized by Judith Butler (2010), and her proposes of reconfiguration the gender identities and the different conceptions to understand what is a woman. To analyze the visual statements produced by these two indigenous profiles I used the theoretical bases of Ginzburg evidentiary paradigm (1989), the historical semiology, and the definition of intericonicity proposed by Jean-Jacques Courtine (2005 and 2011).

Keywords: Indigenous People; Social Medias; Intericonicity