UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE LETRAS
RECURSOS
TECNOLOGICOS
PROFESSORA DRª IVÂNIA NEVES
ALUNAS: DÉBORA SOUZA, JANAINA SOUZA E LANNA DALMACIO
As redes sociais
online possibilitaram que lideranças indígenas mostrassem aspectos de sua
cultura, assim como suas reivindicações em diversas oportunidades,
proporcionando que esses sujeitos pudessem ser, de fato, protagonistas de sua
própria história, construída com os seus pontos de vista e visões de mundo,
compartilhados conosco. Na era
digital, a demanda faz e produz aquilo que deseja em um processo veloz de
circulação de conteúdos e informações de variados tipos, ao que damos o nome,
segundo Jenkins (2009) de cultura participativa por meio das mídias
sociais.
A internet, esse novo meio de
sociabilidade, quebra os paradigmas sociais, mediada por perfis de facebook de
indígenas, colaborando com a construção de uma realidade social complexa e
multifacetada dos povos indígenas que passam por uma grande ressignificação do que
é a Identidade indígena.
Neste contexto, apresentaremos o
modo como os indígenas propagam seus pontos de vista diante do mundo.
Considerando que as Redes sociais vêm se expandido, e é onde os povos indígenas
já reivindicam seus espaços diante da sociedade.
JENKIS,
Henry. Cultura da Convergência.
São Paulo: Editora Aleph. Disponível em:http://lelivros.online/book/baixar-livro-cultura-da-convergencia-henry-jenkins-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/.
Acessado em: 04 de fev. de 2017, 15h23min.
PLANO
DE AULA
Publico
Alvo:Alunos do 9º Ano / Ensino Fundamental.
Carga
Horária: 20 h, divididas em 5aulas de 4 horas
Objetivo geral
ü Contribuir
para que os alunos desenvolvam o senso crítico acerca da cultura indígena e sua
importância para a formação histórico-cultural brasileira, considerando suas
apropriações das mídias sociais na internet.
Objetivos específicos
ü Apontar
como foi cunhada a imagem do índio no processo de colonização.
ü Discutir
sobre a apropriação de tecnologias por etnias indígenas.
ü Formular
um debate sobre o preconceito recorrente da apropriação das mídias sociais
pelas etnias indígenas.
ü Desconstruir
a visão conservadora que se tem sobre essa apropriação pelas etnias indígenas.
Recursos Didáticos
Computadores,
celulares, caixa de som, data show e recursos audiovisuais.
JUSTIFICATIVA
A justificativa que sustenta este plano de ensino está
pautada na
presença indígena na Internet e a utilização das ferramentas da web colaborando
para o fortalecimento das práticas midiáticas, possibilitando e potencializando
uma maior representação e mobilização social dos povos.
Os usos da internet pelos
indígenas é um tema que vem provocando uma mudança na maneira de enxergá-los, pois
eles estão deixando de ser uma produção de terceiros, exteriores aos povos que
tecem pesquisas, textos e interpretam sobre os originários. Mas, a disposição em
rede de fluxo de informações horizontalizadas permite que os próprios indígenas
passem de meros objetos à autores dos seus próprios relatos, uma vez que são os
próprios indígenas que produzem suas narrativas de caráter autoetnográfico, transmitindo
através do discurso, a imagem que fazem de si e sobre as questões que desejam ver
publicadas na relação deles com a sociedade nacional em geral.
METODOLOGIA
A metodologia proposta
está dividida em uma carga horária de 20h. Utilizaremos como ferramentas
principais as redes sociais e tipologias/gêneros textuais diversos, com o
intuito de oferecer ao aluno um panorama do modo como o indígena se apropria
das mídias sociais sem perder sua identidade.
1ªAula:
ü 1º momento (1h30min): Haverá uma discussão sobre o tema. Começando
por apresentar um parágrafo da Carta de Caminha em slide, para que os alunos
vejam, leiam e percebam como nos foi dado a entender a imagem do índio no
Brasil no período da colonização.
ü 2º momento (30 min):Será
distribuído entre os alunos, esse mesmo trecho da carta de caminha impresso
para que seja feita a leitura em sala de aula.
ü 3º momento (30 min):Apresentaremos
o vídeo da música “Índios” do grupo Legião Urbana.
O
objetivo deste vídeo é fazer o aluno refletir sobre a letra da música para
depois interagir sobre a mesma.
ü 4º momento (1h30 min): O grupo solicitará aos alunos que façam uma pesquisa de
imagens de indígenas na concepção de cada um, após isso faremos perguntas aos
alunos com o intuito de fazê-los refletir sobre a imagem do indígena pesquisado
e a imagem do indígena atual. Após esse momento explicaremos aos alunos sobre atividade avaliativa que será realizada ao final da oficina. Ela consistirá
na execução de um vídeo do próprio celular do aluno, em que eles entrevistarão
três pessoas de idades, culturas e maneiras de pensar distintas. As perguntas
consistirão na opinião sobre a imagem do indígena na concepção das mesmas.
Após terminarem o
vídeo com as entrevistas, os alunos farão uma edição deste mesmo vídeo,
destacando o conteúdo principal das respostas, onde eles deixarão claro a sua
opinião à cerca do vídeo. O tempo da entrevista será de um minuto.
2ª
Aula:
ü 1º momento (2horas): Apresentar
os recursos tecnológicos utilizados pelos índios em páginas de Facebook,
estimulando com que os próprios alunos possam pesquisar em seus celulares (os
que possuam no momento) ou façam equipes de 5 (cinco) alunos para visitarem as
páginas sugeridas: “Jhon Apurinã” e
“Emerson Pataxó“
ü 2º momento (30 min): Os alunos, após realizarem a pesquisa, participarão de uma
espécie de “roda de conversa”, afim de que eles possam discutir sobre
o que foi possível observar nas páginas visitadas.
ü 3º momento (1h 30 min):Depois de alcançada a intenção do
grupo com os alunos, será discutida a percepção sobre a utilização da rede e
será reforçada com a exposição do vídeo, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uuzTSTmIaUc#action=share
3ª Aula:
ü 1º
momento (1h30min): Inicialmente, o assunto abordado em sala será
sobre as diversas culturas que absorvemos durante o decorrer da vida, dentre as
quais destacaremos o fastfood, as
músicas, as roupas, os aspectos linguísticos (apropriação de dialetos de outros
países), com a apresentação de imagens no slide.
ü 2º
momento (30 min):Perguntaremos aos alunos se deixamos de ser
brasileiros após o consumo da cultura de outros países e ainda, se com os
índios ocorre o mesmo.
ü 3º momento (30 min):
Apresentaremos e slide, imagens de índios representados por atores em novelas.
Entre essas imagens destacaremos o índio Tatuapu, Moema e Paraguaçu e Serena.
ü 4º
momento (50min): Discutiremos a respeito dessas imagens, com o
intuito de compreender se elas fazem jus à imagem do índio ou se são
deturpadas.
4ª
Aula:
ü 1º momento (30min): Será
abordado o assunto sobre o preconceito que o índio recebe, por fazer uso de
tecnologias. Após, exibiremos o vídeo em que um índio dá o seu depoimento sobre
a postura do homem branco quando este vê o índio atender o seu celular.
ü 2º momento (30 min):Apresentaremos
outro vídeo, com imagens de índios na atualidade e áudio sobre o preconceito
sofrido pelos índios, na língua indígena, cujo link:
ü 3º momento (1h 30 min): Com
perguntas dirigidas aos alunos, faremos uma reflexão sobre o assunto abordado.
Bem como apresentaremos a imagem de um texto no slide e ainda distribuiremos o
texto para que os alunos possam acompanhar a aula e para uma consulta futura.
ü 4º momento (1h 30 min):
Será exibido o vídeo da indígena Indianara, onde esta faz um vídeo com
entrevista a um rapaz a respeito da importância do uso do celular e em seguida,
ela própria dá o seu depoimento a respeito do assunto.
Finalmente,
retomaremos a explicação fornecida no primeiro dia de aula, a respeito da
avaliação final. Explicaremos que o
vídeo da indígena Indianara, servirá como base para que os alunos possam
produzir o seu próprio vídeo.
5ª
Aula:
ü 1º momento (1h 30 min):
Cada aluno apresentará o seu próprio vídeo.
ü 2º momento: (50 min):
Para socialização dos vídeos