sábado, 16 de agosto de 2014

BELÉM, SERÁ QUE TÁ TUDO BEM?

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Disciplina: Recursos Tecnológicos
Professora: Ivânia Neves
Junho/2014
Arthur Helder Bandeira Alves
Katharine Martins Cordovil
              Maria do Carmo Ribeiro Casseb

Introdução

A música sempre teve um valor muito grande em nossas vidas: serve como consolo em momentos difíceis, revela alegrias, é instrumento de manifestação de opinião, possui um valor político... A música faz parte também da identidade cultural de um povo, revela costumes, crenças, vocabulários, ou seja, todos esses componentes que tornam a cultura tão rica e tão diversa. Mas, há também outra questão que é constantemente levantada quando se trata da música enquanto elemento de identidade cultural: há estilos musicais que podem ser considerados melhores que outros?

Vemos a grande mídia fomentar o sucesso de vários artistas cujas qualidades são um tanto questionáveis. Letras sem sentindo algum, letras carregadas de repetições silábicas, letras com enorme apelo sexual e que prezam por destacar a ostentação de bens materiais, são alguns exemplos que compõem a avalanche do enfraquecimento cultural/intelectual a que somos acometidos.


Que Brega É Você

Allan Carvalho



Quem é você
Que manda às favas o meu senso crítico?
Que faz você
Que ri da minha capa e dos meus discos?
E joga na fogueira os livros raros
Quem é você?
Quem é você?
Eu não sou mais eu...

Tudo bem,
Eu ligo o dial, o pop som, o baile da saudade em megatons
Por você eu compro um carro, eu vendo Avon
Vou ao show do Reginaldo, eu mudo o tom
Quem é você?
Quem é você?
Eu não sou mais eu...
Quem é você?
Eu não sou mais eu...


Aí surge uma grande questão: qual o interesse por trás da supervalorização, por parte da mídia, de artistas que pouco contribuem para a formação de um pensamento crítico e que, em suas músicas, muito deixam a desejar se comparados às músicas dos artistas paraenses?



Voltando nossa atenção para a mistura musical que compõe os ritmos típicos do nosso estado, é comum ouvirmos comentários que inferiorizam as canções paraenses quando comparadas a estilos musicais de outras regiões do Brasil.

Outra questão é saber quais os argumentos utilizados para se julgar que “os ritmos de fora” têm um valor maior do que aqueles produzidos por músicos locais. Estilos musicais como o brega, o melody, o tecnomelody, por exemplo, foram taxados por muito tempo como ritmos musicais de periferia, sendo comumente associados à criminalidade e violência. A cidade de Belém, por exemplo, possui uma variedade de ritmos muito heterogênea, que vai desde o carimbó do Mestre Verequete, passando pelas toadas de boi-bumbá do Arraial do Pavulagem, pelo eletromelody da Gang do Eletro, a guitarrada dos Mestres da Guitarrada, o brega de Wanderley Andrade até a versatilidade de Lia Sophia e Felipe Cordeiro.

As músicas desses e de tantos outros artistas populares são carregadas de informações sobre o estado do Pará, sobre a cidade de Belém, que desenham os hábitos, enfatizam o vocabulário, mostrando a riqueza e a diversidade cultural da cidade das mangueiras. Esse olhar sobre nossa terra tem servido inclusive de inspiração para bons produtores musicais, não somente daqui, mas também de fora do estado do Pará, gerando parcerias que tem como resultado festivais musicais de grande importância, como o Terruá Pará.


Utilizar a música como meio de retratar as manifestações culturais que acontecem no estado do Pará, mais especificamente na cidade de Belém, é algo feito com grande maestria e talento pelos músicos paraenses. Toni Soares, em sua música “A força que vem das ruas”, fala de inúmeras manifestações e situações próprias do cotidiano belenense, o que torna a música esse ambiente rico, amplo e dinâmico, em que toda ideia é válida.

A Força Que Vem das Ruas

Toni Soares

Belém, belém, belém
Será que tá tudo bem... será?

A música na praça, o boi fazendo graça
É ronaldo e seu meninos ensinando à nação
Que o futuro tá no centro da cultura
Da cultura popular

E "taca" carimbó de pinduca, de lucindo,
Cupijó, verequete, "pavulagem" dos meninos,
Eduardo, taynara e cavalléro vão tocar no preamar
Preamar

Belém, belém, belém
Será que tá tudo bem... será?

O couro treme a terra de fabico, de setenta,
Malhadinho do bandeira, "seu" rufino, "seu" joaquim,
Laurentina muito linda quando canta dá vontade de chorar
De chorar

O grande capitão nos "boca de ferro"
Da pedreira, marambaia, terra firme, sacramenta,
Marituba, ananindeua, icoaracy, do benguí pro guamá

Belém, belém, belém
Será que tá tudo bem... será?


Referências

COSTA, Tony Leão da. Brega paraense: indústria cultural e tradição na música popular do Norte do Brasil. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH - São Paulo, julho  de  2011.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Educação para a leitura crítica da mídia: democracia radical e a reconstrução da educação. Educ. Soc., Campinas, vol. 29 - n. 104 - 2008.

SILVA, Edilson Mateus Costa da. Ruy, Paulo e Fafá: a identidade amazônica na canção Paraense (1976-1980). Instituto De Filosofia E Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará. Belém, 2010.

Discurso de ódio, xenofobia e bairrismo nas redes sociais

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Disciplina: Recursos Tecnológicos
Professora: Ivânia Neves

Ana Lenira Malato 
  Heliane Abreu  
  Neyara Ribeiro 


Introdução 

1 – O que é xenofobia?

Xenofobia é originário do grego ‘Xeno’(que significa estranho) e o sufixo ‘Fobia’ se refere ao sentimento de ódio, horror. Podemos conceituar a xenofobia como uma hostilidade ao que é estranho. Atualmente, a palavra também é empregada para designar manifestações racistas e discriminatórias e aversão em relação a pessoas e coisas estrangeiras.

2 – E o discurso de ódio?

 O Discurso de Ódio engloba “todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância”.

3 – As mídias e a reprodução de discursos: um perigo iminente

As novas tecnologias aceleraram os processos da globalização. O fluxo de informações está cada vez mais rápido e ágil, as indústrias de bens de consumo faturam bilhões por ano com as vendas de produtos ligados à tecnologia. Nesse sentido, tal expansão caracteriza a atual estrutura das sociedades, baseada na convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva, que culmina no acesso livre de informações e conteúdos que circulam na rede dinâmica que é a internet. Ou seja, Dinamismo é a palavra que rege as sociedades modernas. Sobre a convergência dos meios de comunicação e o uso dessas ferramentas por consumidores individuais, nos afirma Jenkins (2006, p.30):


A convergência não ocorre por meio de aparelhos, por mais sofisticados que venham a ser. A convergência ocorre dentro dos cérebros de consumidores individuais e em suas interações sociais com outros. Cada um de nós constrói a própria mitologia pessoal, a partir de pedaços e fragmentos de informações extraídos do fluxo midiático e transformados em recursos através dos quais compreendemos nossa vida cotidiana.


Jenkins ao afirmar que cada um de nós constrói um perfil pessoal a partir dos fragmentos retirados dos fluxos midiáticos reitera a ideia de que o uso das informações encontradas nas redes – sejam conteúdos legais ou ilegais – expõe e imprime uma opinião. Partindo desse princípio, destacamos o papel das redes sociais na divulgação dessas impressões acerca da vida cotidiana e enquanto local de expressão de um pensamento individual num meio de comunicação coletivo. 

Nesse sentido, os discursos individuais, dependendo do tema, causam grandes impactos nos meios de comunicação coletivos, gerando intensos debates produtivos ou crimes reproduzidos na ordem do discurso. Nesse sentido, os sites de relacionamento exercem, atualmente, um papel fundamental não somente enquanto agentes promotores das inter-relações sociais que ocorrem por meio da mídia ou como um diário eletrônico, podem e são também os responsáveis pela disseminação meteórica de informações e conteúdos relacionados aos mais variados temas. Em outras palavras, sites como Facebook, Twitter, Bloggers assumem um compromisso político-social. 

Foi dentro dessas redes que muitas lutas se massificaram, como, por exemplo, as jornadas de luta em países europeus e Oriente Médio, a partir da massificação de eventos criados na página do Facebook. Ou seja, a utilização das ferramentas das redes sociais, quando usadas de modo inteligente e objetivo, podem se tornar aparelhos que dão suporte a lutas importantes que mobilizam toda uma sociedade. Porém, há de se destacar que nem todo uso da mídia ou rede social é feito de modo consciente, ainda há milhares que se escondem por trás dessas desses perfis líquidos para promover o preconceito por meio dos discursos de ódio – contra homossexuais, etnia, raça, classe, etc. – e cometer crimes hediondos.

Está se tornando cada vez mais comum assistirmos os telejornais noticiando alguns desses tipos de crime em perfis de sites de relacionamento. Destacaremos aqui um tipo de preconceito muito utilizado para rebaixar moradores de regiões mais afastadas do centro político-econômico do país: a xenofobia.


A xenofobia é um modo de discriminação social que se baseia na aversão a diferentes culturas e nacionalidades. Considerada pela legislação brasileira como crime de ódio, a xenofobia mostra-se por meio da humilhação, constrangimento ou agressão física e moral àquele que não é natural do lugar do agressor. Uma vez que generaliza e diminui moralmente um grupo de uma determinada região, essa forma de discriminação tem caráter coletivo ainda que seja dirigida a uma só pessoa. 

No Norte do Brasil, o revanchismo entre as “Metrópoles da Amazônia”, Manaus x Belém, Amazonas x Pará, é latente e disseminado amplamente nos discursos de ódio que se acentuam d modo alarmante, chegando ao extremo com declarações de pessoas públicas com discursos de ódio e humilhação à cultura do outro – vide vídeo do então Prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e o episódio lamentável em que declarou publicamente seu ódio aos paraenses que residem na capital do Amazonas.

A xenofobia está relacionada também a outros tipos de preconceitos como o racismo e a discriminação de classe social. Sendo assim, imigrantes e indivíduos com diferentes hábitos culturais são desrespeitados devido as suas características físicas, sotaques e condições socioeconômicas.

É comum a vítima sentir-se pressionada a abandonar o lugar por causa de atitudes hostis dos discriminadores. Entretanto, a proteção de todos independente de procedência nacional é um direito assegurado ao ser humano, expresso inclusive na legislação brasileira que determina punição a qualquer indivíduo que pratica atos discriminatórios nos níveis culturais e regionais.

Por vezes, o preconceito não vem claramente exposto, podendo parecer uma espécie de brincadeira, porém é necessário compreender a importância de entender a atitude xenófoba como uma séria ofensa, ainda que não realizada de forma direta.

Se você apresenta essas características:

·   Faz comentários desrespeitosos sobre o povo, a cultura e o local em questão;
·   Busca inferiorizar os costumes, as tradições e as pessoas;
·   Ridiculariza o sotaque da vítima;
·   Acusa o imigrante de atrapalhar a vida no local em que hoje mora;
·   Ironiza o tipo físico do imigrante;
·   Compara seu local de origem com o da vítima, ridicularizando-a;
·  Considera a vítima inferior intelectualmente devido à sua cultura;


Sim!
Você é um xenófobo!

4 – O bairrismo em contraposição

Enquanto a xenofobia se baseia no ódio a cultura do outro, o bairrismo vem na contra mão disso tudo. Segundo alguns sociólogos, o discurso bairrista advém do regionalismo, que se caracterizava por ser um movimento de exaltação da cultura local, tendo esta como centro da visão do mundo, por determinados grupos. O regionalismo foi um movimento muito presente no Nordeste, já que esta região sempre sofreu certo preconceito e, talvez até mesmo como mecanismo de defesa, os nordestinos assumiram um grande compromisso com sua região. Em seguida surge o termo bairrismo, com alguns aspectos no regionalismo, porém, neste movimento os membros são pessoas que se sentem excluídas pelas autoridades. 

Uma das principais características do bairrismo é que não só exaltam sua região, como têm aversão ao que vem de fora, ao que não pertence ao seu centro. O discurso de bairro tem uma visão limitada do que ocorre fora do seu ponto de vista e se utilizam do estreitamento do grupo, como estratégia para reconhecimento local.

Tendo prévio conhecimento do discurso bairrista, tomamos como fonte de estudo a música Belém, Pará, Brasil, da banda paraense Mosaico de Ravena, para ilustrar o que falamos anteriormente. A música fala do preconceito que a região norte sofre. Trechos como os exibidos a seguir, ilustram o tema abordado:


A culpa é da mentalidade
Criada sobre a região
Por que é que tanta gente teme?
Norte não é com M.
E ainda:
Chega das coisas da terra
Que o que é bom vem lá de fora
Transformados até a alma
Sem cultura e opinião
O nortista só queria fazer
Parte da Nação.


Toda a música é um bom exemplo do que falamos antes, mas esses trechos em especial focam no preconceito sofrido, e na estrofe em que é citada a falta da “cultura e opinião” o discurso bairrista fica claro. Por vezes, sendo utilizada como Hino do Estado exaltada nas redes sociais e fora dela. Porém, até que ponto esse discurso é positivo? Devemos tomar cuidado com certas atitudes extremistas, para que nossa visão de mundo, não atrapalhe o nosso “estar no mundo”. 

Como cidadãos não podemos perder nossa argumentatividade e nosso senso crítico, para que possamos enxergar para além do ufanismo, que chega a nos cegar frente as deficiências e nos faz ser tão extremistas quanto um xenófobo, desconsiderando as realidades de outrem.

Partindo dessa ideia, retomamos novamente a questão do revanchismo existente entre Amazonas x Pará, baseado historicamente numa disputa político-econômica entre as duas principais capitais da região, a fim de dar a uma delas o título de “Metrópole da Amazônia”. É preciso enxergar que independente desse título, há duas cidades de uma mesma região, que assim como o nordeste, sofre com o descaso dos governos e possuem os mesmos problemas.

Essa “briga” parece ter ido longe demais, alimentada pelas mídias, pelos discursos infelizes de representantes do poder público e por nós mesmos quando assumimos uma dessas duas posições extremistas. Nosso papel transformador reside na assimilação desses discursos e mediação dos mesmos, de modo a não nos deixarmos levar ora por uma consciência ufanista, ora por ódio ao outro de uma cidade, estado ou país diferente do nosso.

CRONOGRAMA

1 – O que é Xenofobia?

Xenofobia é originário do grego ‘Xeno’(que significa estranho) e o sufixo ‘Fobia’ se refere ao sentimento de ódio, horror. Podemos conceituar a xenofobia como uma hostilidade ao que é estranho. Atualmente, a palavra também é empregada para designar manifestações racistas e discriminatórias e aversão em relação a pessoas e coisas estrangeiras.

2 – E o discurso de ódio?

O Discurso de Ódio engloba “todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância”.

3 – As mídias e as reproduções do discurso

Vídeo do então Prefeito do Amazonas, Amazonino Mendes (PTB).

4 – O bairrismo em contraposição

5 – Referências

JENKYNS, Henry. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. Tradução: Susana Alexandria – 2ª ed. – São Paulo: Aleph, 2009.

SANTANA, Renata Cristina. Discurso e mídia: uma convergência no campo da linguagem. Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, 2007.








quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Olhando Belém enquanto uma canoa desce o rio

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Disciplina: Recursos Tecnológicos
Professora: Ivânia Neves
Junho/2014
                                                                                                                                     Adriana Soares
  Maicon Tavares

Introdução

Cultura midiática: 

Nota-se que cada vez mais as diversas mídias estão dialogando entre si sobre diversos assuntos sociais, morais, políticos, religiosos e outros. Isto diz respeito à convergência midiática que para Jenkins (2009) está relacionada ao fluxo de conteúdos favorecido pelos mais diversos suportes midiáticos; colaboração entre múltiplos mercados midiáticos e às ações do público, haja vista que milhões estão em constante interação com o entretenimento provido e promovido pela mídia. Ademais, a circulação de conteúdos originados pela mídia depende grandemente da participação ativa dos consumidores.

Questão da mídia e a região Norte do país:

Sabe-se que há muito preconceito e discriminação acerca da cultura da região nortista do Brasil. Por muitos anos a televisão, bem como outras mídias, tentaram excluir por completo a existência, diríamos, do povo do norte brasileiro. Isto é tão notável que muitas pessoas pertencentes às outras regiões brasileiras pouco conhecem a cultura daqui. Ou então os papeis que são designados a esse canto do Brasil é de terra inexplorada, de população somente indígena, conflitos de terra etc. Um exemplo recente que podemos destacar de preconceito e esquecimento desta parte da população, está relacionado à Copa do mundo de futebol, no qual uma reportagem no Globo Esporte afirmou que o hino à capela teve início em Fortaleza, Ceará. Sabemos, no entanto, que este ato originou-se em Belém do Pará. 

A mídia como instrumento de ensino em sala de aula:

Sendo assim, houve grande manifestação nas redes sociais, que é um tipo de mídia, por parte dos telespectadores, de forma que a Rede de televisão Globo se retratou por afirmar que na verdade esta homenagem da torcida brasileira começou em terras paraenses. Há poucos anos, porém a mídia televisiva tem dado certo destaque ao povo e a cultura amazônica. Com isso muitas novelas, reportagens, programas de televisão têm apresentado aspectos relacionados ao dia a dia dos paraenses, culinária, festas religiosas, como o Círio de Nazaré, danças comuns de nossa comunidade, entre outros.

Vale ressaltar que muitas mídias criam estereótipos que consolidam a imagem, no caso em questão, de certo povo, certo cultura e que são reproduzidas por outras mídias. Por isso sempre vem à tona a figura indígena na forma do homem do norte, ou da extensão de natureza intocada como território e que pode ser explorada pelo homem branco.

Seja televisiva, de rádio, de internet, de papel impresso, a mídia sempre abrange nosso cotidiano na forma de informação, propaganda, novela, discurso das mais variadas formas. Podemos utilizá-las para ensinar a interpretação e a analise que certo de tipo de mídia pode distribuir em forma de discurso sobre um determinado assunto, cultura, população. É justamente neste ponto que devemos nos apropriar e ser críticos ao analisar o que a mídia cultural diz sobre nós mesmos. 

Sabemos que a análise do Discurso consiste em “ver além das aparências”, ou seja, detectar no discurso do indivíduo não só os conteúdos conscientes, mas também os inconscientes e ideológicos. E que o sujeito está inserido em vários discursos, ideologias, ele é participante ativo das ideias que se constitui através do próprio discurso.  Abaixo veremos dois exemplos de música que é um tipo mídia, que traz em si o discurso de alguém sobre alguma coisa, no caso a cidade de Belém. E por fim, um vídeo cena da novela amor eterno que também implica no discurso sobre a região norte do país.


Música: 

"O melhor lugar do mundo" - Banda Tecnoshow

Tenho sangue quente, sou do norte, suingueiro, eu sou da mata, eu sou festeiro, eu sou de Belém do Pará. 

Meu carimbó é balançado, é bem pai d'égua, minha terra tem mangueira, tucupi e tacacá.  

Em outubro tem Círio de Nazaré e na corda que eu vou acompanhando a procissão. 

No futebol a gente também dá um show, lá no estádio olímpico é Leão versus Papão. 

Pode balançar, na festa de aparelhagem que só tem no meu Pará. 

Não tem pra ninguém, o melhor lugar do mundo pra mim é o Meu Belém. 

Tem maniçoba, tem pato no tucupi e as mulheres mais bonitas, pode crer que aqui tem. 

No Ver-o-Peso você toma um açaí, em qualquer canto da cidade vão lhe tratar muito bem. 



Música: 

"Olhando Belém" - Nilson Chaves

O sol da manhã rasga o céu da Amazônia. Eu olho Belém da janela do hotel.

As aves que passam fazendo uma zona. Mostrando pra mim que a Amazônia sou eu. 

E tudo é muito lindo. É branco, é negro, é índio. No rio tiete mora a minha verdade. 

Sou caipira, sede urbana dos matos. Um caipora que nasceu na cidade. Um curupira de gravata e sapatos. 

Sem nome e sem dinheiro. Sou mais um brasileiro. Olhando Belém enquanto uma canoa desce um rio. 

E o curumim assiste da canoa um boing riscando o vazio. 

Eu posso acreditar que ainda da pra gente viver numa boa. 

Os rios da minha aldeia são maiores do que os de Fernando Pessoa. 

Olhando os meus olhos de verde e floresta Sentindo na pele o que disse o poeta. 

Eu olho o futuro e pergunto pra insônia. Será que o Brasil nunca viu a Amazônia  

E vou dormir com isso. Será que é tão difícil. 



Exibição do vídeo da telenovela "Amor Eterno Amor":

Link: http://globotv.globo.com/rede-globo/amor-eterno-amor/v/cap-1903-cena-carlos-observa-miriam-dancar-lundu/1864329/


Aula de interpretação

As duas letras de músicas vistas acima são de compositores conhecidos na região norte. Elas exaltam e falam desta região, fazem uma leitura da cidade de Belém do Pará, que é ainda é desconhecida pelo resto do país, sendo muitas vezes apenas pano de fundo rápido para alguma novela das sete ou de noticiário de coisas exóticas. 

Hoje em dia, alguns artistas como Gaby Amarantos e Bando Calypso são expoentes da cultura nortista. Levando a música como moeda de troca e trazendo os olhos do Brasil para região norte. Com base na leitura, na compreensão e na interpretação das duas músicas e seu conhecimento de mundo, responda as seguintes questões:

a) A música melhor lugar do mundo traz que aspectos do cotidiano Belenense? Você se identifica com alguns dele?

b) Na música olhando Belém, o autor se questiona enquanto a Amazônia é conhecida pelo Brasil. Que tipo de leitura se tem da região norte lá fora? Alguma uma vez já ouviu alguém de fora falar de Belém? Cite exemplos de mídia televisivas, cinematográficas, de jogos eletrônicos, da internet que retratam está parte do Brasil.

c) No discurso da letra da música o melhor lugar do mundo, observa-se que Belém é vista como um lugar cheio de atrativos culturais, de pessoas educadas e receptivas, culinária saborosa etc. A cidade das mangueiras é exaltada ao máximo, mas nós sabemos que toda cidade tem seus problemas e Belém não é diferente dessa realidade. 

Agora faça um exercício contrário do discurso acima, escreva pontos negativos de Belém que você tem no seu cotidiano. Justifique a sua resposta.

d) Que elementos da natureza e da cidade pode se identificar na música olhando Belém? Cite algum lugar de Belém que se pode encontrar cidade e a natureza em conjunto.

e) Pesquise na internet outros tipos de músicas que falam de Belém. E analise pontos positivos ou negativos que a letra pode trazer.

f) Na famigerada cena da novela Amor eterno amor, o enfoque da cena é dança típica da região norte, chamada Lundu. Você conhece a história de como surgiu essa dança? Pesquisa e faça um trabalho sobre a história do Lundu, com grupos de no máximo três pessoas.

g) Use a mídia da internet, mas precisamente, o Facebook para pesquisar tipos de páginas que tem o discurso voltado para a cidade de Belém. Faça o exercício de como se fala e para quem se fala e de como a ideia é executada como em forma de piada, de coisas do cotidiano, de lugares específicos em Belém, de festas, etc. 

Referências

AMARANTOS, Gaby. O melhor lugar do mundo. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/banda-tecno-show/o-melhor-lugar-do-mundo.html acesso: 20 de junho de 2014

CHAVES, Nilson. Olhando Belém. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QMR7igYOraw&feature=kp acesso: 20 de junho de 2014

JENKINS, Henry. Cultura Da Convergência: a colisão entre os velhos e os novos meios de comunicação. Tradução Susana Alexandria. - 2ª ed. – Aleph, São Paulo, 2009.