sexta-feira, 8 de maio de 2020

A Inserção dos Jogos Indígenas nas Atividades Escolares

Universidade Federal do Pará - UFPA
Instituto de Letras e Comunicação - ILC
Faculdade de Letras - FALE
Disciplina: Recursos Tecnológicos no Ensino de Português
Docente: Ivânia Neves
Discentes: Débora Evelyn Santos
      Elaine Cristine Lisboa Pereira
      Monike Star Fernandes Alves

      Ricardo Melo Gomes

Fonte: http://www.huffpostbrasil.com/2015/04/19/1-edicao-dos-jogos-mundiais-dos-povos-indigenas-tera-mais-de-2_a_21676235/

A cultura brasileira reúne características dos vários povos indígenas, os quais possuem uma história desde muito antes da colonização. A herança sociocultural do Brasil tem influência de costumes e outros aspectos de vida desses povos, entre eles o esporte e o lazer, os quais apresentam características lúdicas, por onde também permeiam as histórias e os valores culturais. Desse modo, este trabalho tem como objetivo preservar a importância intercultural indígena, dos jogos indígenas.
            É de nosso conhecimento que os valores culturais indígenas são de suma importância para a nossa formação enquanto sociedade. Em contraste, as crianças do século XXI, por se envolverem com os avanços atuais, não costumam brincar com esses jogos, em consequência disso, eles estão entrando em desuso. Dessa forma, uma maneira de intervir nisso, pode ser apresentar os jogos indígenas como parte do conteúdo escolar para alunos.
As crianças brincam preparando-se para o futuro’, diz Ednelson Andrade Monteiro, Professor Indígena Sateré-Mawé, do baixo Amazonas, se referindo às crianças de sua aldeia. Neste sentido, acreditamos que ele quis se referir que o brincar levará as crianças a garantir a permanência ao longo do tempo das experiências acumuladas pela comunidade indígena numa perspectiva de sobrevivência, identidade e evolução adaptativa ao mundo, sem perder de vista o tempo histórico de seu povo. Um outro modo de dizer é que podemos nos referir a criança ao brincar, que ela vive, o aqui e o agora, pois a força do brincar enquanto atividade própria da infância representa a constituição de ser criança com todos os seus sentimentos, valores, atos e vontades [...] (BARROS, p.139)
            Com o intuito de valorizar a cultura indígena, é importante que os professores incluam os jogos indígenas no conteúdo escolar, trazendo-os de volta ao contexto das crianças, para assim fortalecer a nossa cultura e continuar dando vida ao saberes dos povos indígenas. O conteúdo pode ser repassado aos alunos através dos recursos tecnológicos e midiáticos, a fim de que haja uma circulação do conteúdo para que outras pessoas possam ter acesso.
Infelizmente, uma parte significativa do ensino atual tende a não combinar-se com os meios audiovisuais, um grande erro, pois é possível ensinar e compartilhar informações através das diversas ferramentas tecnológicas. Por isso, de acordo com Martin-Barbero (2014, p.55) "O primeiro passo nessa direção será para que a escola – do primário à universidade – pense menos nos efeitos ideológicos e morais dos meios e mais no ecossistema comunicativo". Essa é uma maneira do educador fugir do modelo de ensino escolar antigo e ainda atual, o qual está enraizado na educação e assim utilizar unir os meios como uma forma de aprender e compartilhar a cultura indígena.

                               Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=yig0LbDD8Awv>

Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Publicação original 1996.
MARTÍN-BARBERO, J. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
PLANEJAMENTO DA OFICINA

Esporte e Lazer nas Escolas – Uma Proposta de inserção dos jogos indígenas nas atividades escolares

Público Alvo: alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Duração: 20 h/a (5 Aulas com duração de 4 h/a cada)

JUSTIFICATIVA

        Alguns jogos que fazem parte de nossa sociedade urbana são heranças dos povos indígenas, aprender e compartilhar a historicidade desses jogos é muito importante para a preservação dos valores de um povo. Dessa forma, neste projeto optou-se por trabalhar o tema "Esporte e Lazer: A Inserção dos jogos indígenas nas atividades escolares", e através dessa oficina busca-se proporcionar aos alunos as oportunidades de obterem conhecimento sobre a história dos jogos indígenas. Ainda mais, reunir teoria e prática, de forma que compartilhemos informações adquiridas, contribuindo para o enriquecimento cultural uns dos outros, a fim de mostrar a importância e preservação da prática de tais jogos nos dias atuais. De conformidade com o que afirma Freire (1996, p.12) “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.
     Diante disso, neste trabalho, iremos usar os jogos indígenas não só como maneira de manter os saberes da cultura indígena, mas também adquiri-los e compartilhá-los com o máximo de pessoas possíveis. Para isso, utilizaremos alguns jogos, falaremos sobre a origem desses jogos, regras, e respectivas etapas que o compõem para a sua prática.

OBJETIVO GERAL

Reconhecer nos jogos indígenas a importância de seus saberes culturais e históricos, promovendo por meio destes uma relação intercultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar quais são os principais jogos indígenas, bem como as suas regras e origens.
Desenvolver uma pesquisa acerca do tema da oficina e a partir disso uma produção audiovisual.
Demonstrar a prática dos jogos dentro da produção audiovisual.
Apresentar os resultado das pesquisas em sala.

METODOLOGIA

AULA 1 – [4 h/a]

1° Momento

Primeiramente, será apresentado o tema da oficina e seus objetivos aos alunos. Pretende-se sondar por meio da conversa quais jogos indígenas fazem parte, mesmo que intuitivamente, de seus conhecimentos prévios. Os alunos irão relatar seus conhecimentos acerca dos jogos e o que eles pensam a respeito da preservação dos costumes e cultura dos povos indígenas.

2º Momento

Em seguida, será entregue o texto “CULTURAS EM TRANSFORMAÇÃO: os índios e a civilização” que debate a respeito da importância da preservação da cultura indígena e contém informações dos povos, suas histórias, como vivem atualmente, seus projetos para a preservação, etc. Após a leitura será feito um debate para identificar o que eles abstraíram do texto e também para levantar a questão sobre a importância e história dos jogos indígenas em geral, delimitando assim o tema abordado pela oficina.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392001000200006

3º Momento

Para integrar ao debate, será apresentado um documentário mostrando a cultura indígena e a importância de sua preservação e sobre os jogos em específicos, seus campeonatos, origens, etc. Depois da apresentação será levantada uma discussão acerca dos jogos indígenas e das relações interculturais.

                               Fonte: <https://www.youtube.com/watch?v=wcv9E3qBfDA>

4º Momento

Após a discussão, será explicada a pesquisa que a turma montará. Primeiramente serão delimitados os grupos, os quais cada um será responsável por pesquisar um jogo específico: de qual povo faz parte, sua origem, história (se houver), suas regras, quais instrumentos são necessários. Se houver necessidade um grupo poderá ficar responsável por mais de um jogo. Explicar-se-á que pós a pesquisa será elaborado também um conteúdo audiovisual acerca do jogo contendo toda a pesquisa e um tutorial prático de como jogar.

AULA 2 – [4 h/a]

1º Momento

Serão realizadas as orientações individuais com cada grupo, nas quais eles apresentarão os resultados das pesquisas e será aproveitada a ocasião para se esclarecer possíveis dúvidas.

2º Momento

Após as orientações a turma será informada acerca da produção audiovisual. Eles terão que produzir um vídeo tutorial. Nele conterá todas as informações que o grupo coletar na pesquisa acerca do jogo, história, regras, instrumentos necessários, imagens, além o próprio grupo explicando o jogo de modo prático. Cada vídeo deverá conter entre cinco e dez minutos.

AULA 3 – [4 h/a]

Nesta aula será realizada a primeira parte da socialização dos vídeos com a primeira metade da turma. Cada grupo apresentará seu vídeo contendo o jogo indígena com o qual ficou responsável e em seguida relatará como foi a experiência.

AULA 4 – [4 h/a]

Nesta aula será realizada a segunda parte da socialização dos vídeos com a segunda metade da turma. Ao final da aula a turma será informada que cada grupo montará um Quiz com seis perguntas cada sobre o jogo que pesquisou para que os demais colegas possam responder na aula seguinte.

AULA 5 – [4 h/a]

1º Momento

Primeiramente, a aula se iniciará com os grupos apresentando o Quiz para os demais colegas responderem. Assim incluímos uma forma de verificar o quanto a turma abstraiu de cada apresentação.

2º Momento

Em seguida se fará uma discussão sobre algumas ideias a respeito do que já foi abordado em sala para tentarmos identificar os proveitos que eles tiveram com a oficina, o que mais os chamou a atenção, o que aprenderam de mais importante sobre a valorização da cultura indígena.

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará em contínuo, primeiramente, no decorrer da oficina, por meio de frequência e participação e ao final, quando os alunos terão que produzir o conteúdo em uma mídia digital, o qual será publicado em uma página no Facebook e que deverá conter os conceitos abstraídos no decorrer das pesquisas. Será considerado satisfatório o desempenho da equipe que apresentar um conteúdo digital bem estruturado, de acordo com o que foi proposto.

RECURSOS DIDÁTICOS

Cópias impressas dos textos; Quadro e pincel; Computador; Caixas de som; Projetor multimídia; Celulares.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, João Luiz da Costa. Vivências corporais através do brincar na educação física infantil.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Publicação original 1996.
Jogos e cultura indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola / organização: Beleni Saláte Grando. – Cuiabá: EdUFMT, 2010.
MARTÍN-BARBERO, J. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.



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