Universidade
Federal do Pará - UFPA
Instituto
de Letras e Comunicação - ILC
Faculdade
de Letras - FALE
Disciplina:
Recursos Tecnológicos no Ensino de Português
Docente:
Ivânia Neves
Discentes:
Débora Evelyn Santos
Elaine
Cristine Lisboa Pereira
Monike
Star Fernandes Alves
Ricardo
Melo Gomes
Fonte: http://www.huffpostbrasil.com/2015/04/19/1-edicao-dos-jogos-mundiais-dos-povos-indigenas-tera-mais-de-2_a_21676235/
A cultura brasileira reúne características dos
vários povos indígenas, os quais possuem uma história desde muito antes da
colonização. A herança sociocultural do Brasil tem influência de costumes e
outros aspectos de vida desses povos, entre eles o esporte e o lazer, os quais
apresentam características lúdicas, por onde também permeiam as histórias e os
valores culturais. Desse modo, este trabalho tem como objetivo preservar a
importância intercultural indígena, dos jogos indígenas.
É de nosso conhecimento que os
valores culturais indígenas são de suma importância para a nossa formação
enquanto sociedade. Em contraste, as crianças do século XXI, por se envolverem
com os avanços atuais, não costumam brincar com esses jogos, em consequência
disso, eles estão entrando em desuso. Dessa forma, uma maneira de intervir
nisso, pode ser apresentar os jogos indígenas como parte do conteúdo escolar
para alunos.
As crianças brincam preparando-se para o futuro’,
diz Ednelson Andrade Monteiro, Professor Indígena Sateré-Mawé, do baixo
Amazonas, se referindo às crianças de sua aldeia. Neste sentido, acreditamos
que ele quis se referir que o brincar levará as crianças a garantir a
permanência ao longo do tempo das experiências acumuladas pela comunidade
indígena numa perspectiva de sobrevivência, identidade e evolução adaptativa ao
mundo, sem perder de vista o tempo histórico de seu povo. Um outro modo de
dizer é que podemos nos referir a criança ao brincar, que ela vive, o aqui e o
agora, pois a força do brincar enquanto atividade própria da infância
representa a constituição de ser criança com todos os seus sentimentos,
valores, atos e vontades [...] (BARROS, p.139)
Com o intuito de valorizar a cultura
indígena, é importante que os professores incluam os jogos indígenas no
conteúdo escolar, trazendo-os de volta ao contexto das crianças, para assim
fortalecer a nossa cultura e continuar dando vida ao saberes dos povos
indígenas. O conteúdo pode ser repassado aos alunos através dos recursos
tecnológicos e midiáticos, a fim de que haja uma circulação do conteúdo para
que outras pessoas possam ter acesso.
Infelizmente, uma parte significativa do
ensino atual tende a não combinar-se com os meios audiovisuais, um grande erro,
pois é possível ensinar e compartilhar informações através das diversas
ferramentas tecnológicas. Por isso, de acordo com Martin-Barbero (2014, p.55)
"O primeiro passo nessa direção será para que a escola – do primário à
universidade – pense menos nos efeitos ideológicos e morais dos meios e mais no
ecossistema comunicativo". Essa é uma maneira do educador fugir do modelo
de ensino escolar antigo e ainda atual, o qual está enraizado na educação e
assim utilizar unir os meios como uma forma de aprender e compartilhar a
cultura indígena.
Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=yig0LbDD8Awv>
Referências
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.
Publicação original 1996.
MARTÍN-BARBERO,
J. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
PLANEJAMENTO DA OFICINA
Esporte e Lazer nas Escolas – Uma
Proposta de inserção dos jogos indígenas nas atividades escolares
Público Alvo: alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Duração: 20 h/a (5 Aulas com duração de 4 h/a cada)
JUSTIFICATIVA
Alguns jogos que fazem
parte de nossa sociedade urbana são heranças dos povos indígenas, aprender e
compartilhar a historicidade desses jogos é muito importante para a preservação
dos valores de um povo. Dessa forma, neste projeto optou-se por trabalhar o
tema "Esporte e Lazer: A Inserção dos jogos indígenas nas atividades
escolares", e através dessa oficina busca-se proporcionar aos alunos as oportunidades
de obterem conhecimento sobre a história dos jogos indígenas. Ainda mais,
reunir teoria e prática, de forma que compartilhemos informações adquiridas,
contribuindo para o enriquecimento cultural uns dos outros, a fim de mostrar a
importância e preservação da prática de tais jogos nos dias atuais. De
conformidade com o que afirma Freire (1996, p.12) “ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua
construção”.
Diante
disso, neste trabalho, iremos usar os jogos indígenas não só como maneira de
manter os saberes da cultura indígena, mas também adquiri-los e compartilhá-los
com o máximo de pessoas possíveis. Para isso, utilizaremos alguns jogos,
falaremos sobre a origem desses jogos, regras, e respectivas etapas que o
compõem para a sua prática.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer
nos jogos indígenas a importância de seus saberes culturais e históricos,
promovendo por meio destes uma relação intercultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1º Identificar quais são os principais jogos indígenas,
bem como as suas regras e origens.
2º Desenvolver uma pesquisa acerca do tema da oficina e
a partir disso uma produção audiovisual.
4º Demonstrar a prática dos jogos dentro da produção
audiovisual.
3º Apresentar os resultado das pesquisas em sala.
METODOLOGIA
AULA 1 – [4 h/a]
1° Momento
Primeiramente,
será apresentado o tema da oficina e seus objetivos aos alunos. Pretende-se
sondar por meio da conversa quais jogos indígenas fazem parte, mesmo que
intuitivamente, de seus conhecimentos prévios. Os alunos irão relatar seus
conhecimentos acerca dos jogos e o que eles pensam a respeito da preservação
dos costumes e cultura dos povos indígenas.
2º Momento
Em seguida, será entregue o
texto “CULTURAS EM TRANSFORMAÇÃO: os índios e a civilização” que debate a respeito
da importância da preservação da cultura indígena e contém informações dos
povos, suas histórias, como vivem atualmente, seus projetos para a preservação,
etc. Após a leitura será feito um debate para identificar o que eles abstraíram
do texto e também para levantar a questão sobre a importância e história dos
jogos indígenas em geral, delimitando assim o tema abordado pela oficina.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392001000200006
3º Momento
Para
integrar ao debate, será apresentado um documentário mostrando a cultura
indígena e a importância de sua preservação e sobre os jogos em específicos,
seus campeonatos, origens, etc. Depois da apresentação será levantada uma
discussão acerca dos jogos indígenas e das relações interculturais.
Fonte: <https://www.youtube.com/watch?v=wcv9E3qBfDA>
4º Momento
Após a discussão, será
explicada a pesquisa que a turma montará. Primeiramente serão delimitados os grupos,
os quais cada um será responsável por pesquisar um jogo específico: de qual
povo faz parte, sua origem, história (se houver), suas regras, quais
instrumentos são necessários. Se houver necessidade um grupo poderá ficar
responsável por mais de um jogo. Explicar-se-á que pós a pesquisa será
elaborado também um conteúdo audiovisual acerca do jogo contendo toda a
pesquisa e um tutorial prático de como jogar.
AULA 2 – [4 h/a]
1º Momento
Serão
realizadas as orientações individuais com cada grupo, nas quais eles
apresentarão os resultados das pesquisas e será aproveitada a ocasião para se
esclarecer possíveis dúvidas.
2º Momento
Após
as orientações a turma será informada acerca da produção audiovisual. Eles
terão que produzir um vídeo tutorial. Nele conterá todas as informações que o
grupo coletar na pesquisa acerca do jogo, história, regras, instrumentos
necessários, imagens, além o próprio grupo explicando o jogo de modo prático. Cada
vídeo deverá conter entre cinco e dez minutos.
AULA 3 – [4 h/a]
Nesta
aula será realizada a primeira parte da socialização dos vídeos com a primeira
metade da turma. Cada grupo apresentará seu vídeo contendo o jogo indígena com
o qual ficou responsável e em seguida relatará como foi a experiência.
AULA 4 – [4 h/a]
Nesta aula será realizada a segunda parte da socialização dos vídeos com
a segunda metade da turma. Ao final da aula a turma será informada que cada
grupo montará um Quiz com seis perguntas cada sobre o jogo que pesquisou para
que os demais colegas possam responder na aula seguinte.
AULA 5 – [4 h/a]
1º Momento
Primeiramente,
a aula se iniciará com os grupos apresentando o Quiz para os demais colegas
responderem. Assim incluímos uma forma
de verificar o quanto a turma abstraiu de cada apresentação.
2º Momento
Em seguida se fará uma discussão sobre algumas ideias a
respeito do que já foi abordado em sala para tentarmos identificar os proveitos
que eles tiveram com a oficina, o que mais os chamou a atenção, o que
aprenderam de mais importante sobre a valorização da cultura indígena.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará em contínuo,
primeiramente, no decorrer da oficina, por meio de frequência e participação e
ao final, quando os alunos terão que produzir o conteúdo em uma mídia digital, o
qual será publicado em uma página no Facebook e que deverá conter os conceitos
abstraídos no decorrer das pesquisas. Será considerado satisfatório o desempenho da equipe que apresentar um conteúdo
digital bem estruturado, de acordo com o que foi proposto.
RECURSOS DIDÁTICOS
Cópias
impressas dos textos; Quadro e pincel; Computador; Caixas de som; Projetor
multimídia; Celulares.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARROS,
João Luiz da Costa. Vivências corporais através do brincar na educação
física infantil.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.
Publicação original 1996.
Jogos e cultura indígenas: possibilidades para a
educação intercultural na escola / organização: Beleni Saláte Grando. – Cuiabá:
EdUFMT, 2010.
MARTÍN-BARBERO,
J. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
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