UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARÁ
DISCIPLINA:
RECURSOS TECNOLÓGICOS
DOCENTE:
IVÂNIA NEVES
DISCENTES:
ALLANA SILVA, MÁRCIO CHAVES, MIRIAM NASCIMENTO
A consciência negra e
internet
Muito tem se pensado sobre a cultura negra,
sobre racismo e sobre as conquistas negras na sociedade. Mas de fato sabemos o que
é cultura negra, racismo e as conquistas negras?
A cultura negra

As
conquistas negras

Racismo
na internet

Moda
negra

Referências das imagens
PLANEJAMENTO DA OFICINA
TEMA: A INSERÇÃO DA CULTURA NEGRA
(AFRO-BRASILEIRA) NAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS
INTRODUÇÃO
O
Brasil é uma nação multicultural, os vários povos que contribuíram para a
formação de nossa cultura ou já estavam morando em solo brasileiro antes dos
Portugueses chegarem, como no caso os índios, ou vieram trazidos à força para
servirem como escravos, no caso os africanos, mas foi do amalgama desses povos
tão distintos uns dos outros, africanos, portugueses e indígenas que surgiu o
povo brasileiro e sua cultura.
No
entanto apenas uma cultura é vista como sendo a principal cultura em nosso país,
a cultura européia. Martim-Barbero (2014), afirma que dependência cultural que
penetrou em toda a sociedade da América Latina se originou o processo de
aculturação, em que a cultura da minoria dominante foi imposta como modelo para
a maioria dominada, mediante a essa proposta o homem se viu obrigado a deixar
de lado seus valores e suas práticas, sua percepção de tempo e espaço, ou seja,
seu modo de viver. Assim, a nossa religião oficial é a católica, nossa língua
oficial é o português, e mesmo a nossa maior festa popular, o carnaval vem da
Europa, essa identificação com a cultura européia marginaliza as outras
manifestações culturais presente no país, a partir disso presenciamos casos de
preconceitos com a religião do outro, ou mesmo racismo contra pessoas
diferentes ou de outras etnias são comuns em um país tão miscigenado como o
Brasil, e o alvo maior desses ataques são os negros.
As
novas tecnologias vêm se tornando uma ferramenta bastante eficaz na
convergência midiática, de acordo Jenkins (2009), “no mundo da convergência das
mídias, toda história importante é contada”. Desta forma vemos que por meio de
diferentes sistemas de mídias observamos a figura do negro sendo contada, as
vezes de forma estereotipada, sua imagem é vendida de maneira a apresentar o
negro numa posição inferior na sociedade. No entanto, existem vários argumentos
para o combate desses preconceitos, longe das grandes mídias televisivas, mas
presentes na internet, uma seara bastante fértil para novas mentalidades, blog
de modas com temas africanos, sites de pesquisas sobre a história e da cultura
negra são achados com facilidades, e a internet móvel dos celulares, smartphone
e tabletes permitem aos usuários fazerem pesquisas nos mais variados ambientes
permitindo assim que as pessoas vejam que o Brasil não foi criação portuguesa e
sim o fruto das varias culturas que foram se juntando nos “primórdios” do nosso
país.
JUSTIFICATIVA
A cultura negra ainda precisa ser alvo de grandes
discussões em nossa sociedade, pois, nos encontramos em um momento de explosão
de mídias, em especial a internet, e nesse momento a participação do negro
precisa ser mostrada nos diversos segmentos da sociedade como a moda, as artes,
tecnologia entre outros. Todos temos direito à comunicação, no qual Paulo Freire
(1979), compreende como elemento de humanização do homem, pois permite o
diálogo entre os sujeitos e com o mundo, e para isso necessitamos de veículos
de comunicação feitos para afro-brasileiros, uma mídia negra efetivamente no
Brasil, tal mídia deve ter um ponto de vista acerca de temas atuais de seu
cotidiano.
A presença negra nos diversos meios de comunicações ainda
é muito pouco observada, por isso para que o Brasil se liberte da ignorância
precisamos de mais negros no jornalismo, nas novelas, na política, nos
programas de televisão ocupando espaço na mídia brasileira. De acordo com essa
perspectiva, pretende-se trabalhar com este tema porque julga-se necessário
mostrar aos alunos como a presença do negro vem sendo apresentada nas diversas
mídias (televisão, internet, redes sociais, blogs de moda), além de conscientizá-los
acerca de ataques racistas presentes nestas novas tecnologias.
OBJETIVO
GERAL:
Analisar como a cultura
negra está inserida em sites de pesquisa, em novelas, no facebook e em blogs de
moda.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Verificar como a cultura negra vem sendo
evidenciada em sites de pesquisa;
·
Identificar como a presença do negro vem
sendo apresentada nas novelas no horário nobre;
·
Apontar os discursos dos ataques racistas
contra as “celebridades” no facebook;
·
Mostrar o protagonismo da mulher negra no
mundo fashion a partir de blogs de moda;
RECURSOS
DIDÁTICOS
Datashow, computador,
som, celulares, internet.
METODOLOGIA
A oficina será desenvolvida
na carga horária de 20h, com os alunos do 2º ano do ensino médio.
Primeiro
encontro (4h)
1º momento
·
Apresentação do grupo e apresentação da
oficina.
·
Este primeiro momento iremos fazer uma
roda de conversa com fim de observar o que os alunos conhecem sobre a nossa
proposta.
2ª momento
Este momento terá o objetivo de verificar como a cultura
negra vem sendo evidenciada em sites de pesquisa, para isso utilizaremos a
internet para mostrar aos alunos como a cultura negra está sendo apresentada nos
sites de pesquisas, haja vista, que geralmente no que se trata de cultura negra,
estes sites evidenciam sempre os mesmos elementos culturais, tais como:
contexto histórico, culinária, dança, capoeira, artesanatos e consciência
negra.
|
Segundo
encontro (4h)
1º momento
Este
momento terá o objetivo identificar como a presença do negro vem sendo
apresentada nas novelas no horário nobre, apresentaremos imagens com a presença de personagens negros das novelas “A regra do jogo” e o “Velho Chico” aos alunos, exibidas pela emissora
Rede Globo, assim mostrando aos alunos a quantidade e como os personagens
negros aparecem.
2º momento
Contextualização
Continuando
com a aula vamos realizar um dialogo com os alunos sobre a presença ou ausência
de atores negros nas novelas da Globo, em papeis secundários, de destaque ou
como protagonistas, para em seguida procura ouvir dos alunos como eles enxergam
a presença dos negros nas novelas.
3º momento
Atividade
Os alunos terão que
procurar na internet exemplos de artistas negros brasileiros que trabalharam no
cinema e na televisão, depois falarão um pouco de sua vidas e seus trabalhos
mais importantes.
Terceiro
encontro (4h)
1º Momento
Este momento
terá o objetivo de fomentar a discussão sobre os discursos racistas contra as
“celebridades” no facebook. A realização deste momento se dará de forma
expositiva. A finalidade é despertar no aluno a capacidade de perceber e
refletir sobre o preconceito racial na sociedade brasileira.
A avaliação será continua e ocorrerá por meio da
interação, visando perceber se os alunos compreenderam o que é e como ocorre o
preconceito racial. Além disso, será proposto que os alunos comentem se
conhecem alguém que já sofreu este tipo de preconceito, ou se já presenciaram
tal situação.
Quarto
encontro (4h)
1º Momento
Este momento terá o objetivo de mostrar aos alunos o
protagonismo da mulher negra no mundo fashion. A realização deste momento se
dará de forma expositiva, através da observação de blogs de moda.
AVALIAÇÃO
A
avaliação ocorrerá de forma contínua, tendo em vista a participação ativa dos
educandos nas atividades propostas. No primeiro encontro da oficina avaliaremos
o desempenho dos alunos na pesquisa sobre como a cultura negra vem sendo evidenciadas
em sites de pesquisa. No segundo encontro a avaliação se dará a partir da
pesquisa na internet e a apresentação sobre exemplos de artistas brasileiros negros
que trabalharam no cinema e na televisão, enfatizando a história de suas vidas
e os trabalhos mais importantes de sua carreira. No terceiro encontro,
avaliaremos como os alunos encaram o preconceito racial que vem sendo muito
presente nas redes sociais (facebook), proporemos que os alunos comentem se
conhecem alguém que já sofreu este tipo de preconceito, ou se já visualizaram
no facebook tal situação. No ultimo
encontro, tendo em vista todo o material trabalhado, pediremos que os alunos
produzam uma página de memes abordando a cultura negra, seja moda, dança, dentre
outros.
REFERÊNCIAS
BARBERO, Martin. A
comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
JENKS, Henry. Cultura
da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
FREIRE,
Paulo. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Imagens:
http://gshow.globo.com/tv/noticia/
Consultado: 16/03/2017 às 10:30 min.
http://natelinha.uol.com.br/noticias/2015/07/03/maria-julia-manda-recado-apos-ataques-racistas-beijinho-no-ombro-90406.php
Consultado: 15/03/2017 às 21h
http://entretenimento.r7.com/blogs/odair-braz-jr/noticias/tais-araujo-sofre-ataque-racista-na-internet-01-11-2015/
Consultado: 15/03/2017 às 21h
http://saudedomeio.com.br/aliso-nao-mae/
Consultado: 15/03/2017 às 21h
http://ohlollas.blogspot.com.br/
Consultado: 15/03/2017 às 21h
http://www.modefica.com.br/wp-content/uploads/2015/08/10-blogs-negros-themba.jpg
Consultado: 15/03/2017 às 21h
http://www.geledes.org.br/45-blogueiras-negras-de-moda-que-voce-precisa-conhecer/#gs.lMjpV00
Consultado: 15/03/2017 às 21h
https://blogdaines.wordpress.com/2014/04/04/discriminacao-e-preconceito-contra-pessoas-de-pele-negra-no-brasil/
Consultado: 21/03/2017 às
11h
http://www.bahia.com.br/atracao/dia-dia-da-negra-bahia/
Consultado: 21/03/2017 às
11h
http://prof-charles-santana.blogspot.com.br/2016/05/contribuicoes-africanas-culinaria.html
Consultado: 21/03/2017 às
11h
https://influencianegranobrasil.wordpress.com/2012/03/19/a-contribuicao-do-negro-no-folclore-danca-musica-literatura-e-outros/
Consultado: 21/03/2017 às
11h