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[...] gostaria de mostrar que os ‘discursos’, tais como podemos ouvi-los, tais como podemos lê-los sob a forma de texto, não são como se poderia esperar, um puro e simples entrecruzamento de coisas e de palavras: trama obscura das coisas, cadeia manifesta, visível e colorida das palavras; gostaria de mostrar que o discurso não é uma estreita superfície de contato, ou de confronto, entre uma realidade e a língua, o intrincamento entre um léxico e uma experiência; gostaria de mostrar, por meio de exemplos precisos, que, analisando os próprios discursos, vemos se desfazerem os laços aparentemente tão fortes entre as palavras e as coisas, e destacar-se um conjunto de regras, próprias da prática discursiva. Essas regras definem não a existência muda de uma realidade, não o uso canônico de um vocabulário, mas o regime dos objetos. ‘As palavras e as coisas’ é o título – sério- de um problema; é o título- irônico- do trabalho que lhe modifica a forma, lhe desloca os dados e revela, afinal de contas, uma tarefa inteiramente diferente, que consiste em não mais tratar os discursos como signos (elementos significantes que remetem a conteúdos ou a representações), mas como práticas que formam sistematicamente os objetos de que falam. Certamente os discursos são feitos de signos; mas o que fazem é mais que utilizar esses signos para designar coisas. É esse mais que os torna irredutíveis à língua e ao ato da fala. É esse ‘mais’que é preciso fazer aparecer e que é preciso descrever.Michel Foucault - As palavras e as coisas (1969, p. 55-56) |
Ementa: Apresentação da obra de Michel Foucault, com ênfase em seus estudos sobre as relações entre discurso, instituições de poder, processos de subjetivação e práticas identitárias. Reflexão sobre as contribuições de Michel Foucault para os estudos de Análise de discurso.
Justificativa: Os estudos em Análise do Discurso agrupam projetos de pesquisa que focalizam o discurso como constitutivo do sujeito, e também as interrelações discursivas que apontam a construção da subjetividade e a produção de identidades como categorias para análise em diferentes corpora. Diante disso, a obra de Michel Foucault oferece uma “caixa de ferramentas conceituais” que pode contribuir para a instrumentalização dos alunos pesquisadores para o desenvolvimento de suas pesquisas e a produção de conhecimento específico em Análise do Discurso e, de uma maneira mais geral, em estudos da linguagem
Objetivo Geral: Apresentar a obra de Michel Foucault, a fim de discutir um conjunto de teses em torno das noções de subjetividade e identidade.
Objetivos Específicos: 1) Propiciar reflexão sobre os estudos foucaultianos que concebem o sujeito a partir da sua construção pelo discurso através de processos de subjetivação 2) Discutir as concepções foucaultianas referentes à subjetividade e identidade, relacionando-as à produção de sentidos dos discursos em suas relações com os micropoderes.