quarta-feira, 6 de julho de 2016

A questão da mulher na sociedade brasileira

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação

Faculdade de Letras

Disciplina: Ensino e Aprendizagem I
Docente: Ivânia Neves


Elizangela Farias
Marcos Lima




PLANO DE AULA

OBJETIVOS

ü  Objetivo Geral
Analisar como os discursos sobre a mulher foram se transformando no Brasil, bem como suas conquistas.

ü  Objetivos Específicos

  • Cotejar enunciados de diferentes mídias sobre a mulher na contemporaneidade;
  • Levantar questionamentos sobre a situação da mulher hoje na sociedade.


JUSTIFICATIVA

Com o passar dos anos, a situação da mulher na sociedade brasileira vem se transformando. Hoje, há mulheres que se destacam em todas as áreas: nos esportes, na economia, na política. No entanto, a sociedade ainda as trata como o "sexo frágil". Muitas ainda são vítimas de preconceitos e violência. Este trabalho busca analisar e levantar questionamentos sobre os diversos papéis que hoje a mulher desempenha em nossa sociedade e como, apesar das transformações político, econômica e cultural, ainda há discursos machistas e retrógrados em pleno século XXI.



RECURSOS DIDÁTICOS

Texto, slides, vídeos, datashow, computador e caixa de som



METODOLOGIA

1º Momento
Apresentar a oficina e seus objetivos. Em seguida, discutir sobre a visão de cada um sobre a condição da mulher no contexto abordado.

2º Momento
Exibição do vídeo do TSE "Incentivo à participação da mulher na política"

3º Momento
Exibição de postagens feitas em redes sociais e uma breve discussão sobre elas.

4º Momento
Neste momento, haverá um breve diálogo com a turma a fim de observar a compreensão acerca do vídeo e das postagens.

5º Momento
Apresentação de um texto direcionado para o tema para que possamos fazer uma breve explanação sobre o recurso linguístico “repetição".

6º Momento
Neste momento, será dado um outro texto para que os alunos possam identificar as repetições e realizarem as atividades propostas.


REFERÊNCIAS
JENKS, Henry. Cultura da Convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. 2ª ed. – São Paulo: Aleph, 2009.








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