Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Disciplina: Ensino e Aprendizagem I
Docente: Ivânia Neves
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Disciplina: Ensino e Aprendizagem I
Docente: Ivânia Neves
Alex do Socorro da Silva
Débora Braga Damasceno
Jackson dos Reis Morais
Pollyanna Pinho Dos Santos
INTRODUÇÃO
Apesar de certo avanço no tratamento de nossos
idosos, com a incrementação de leis onde são assegurados vários direitos (como:
saúde, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização, trabalho,
habitação, transporte, previdência e assistência), ainda podemos verificar uma
visão pejorativa em torno dessa questão.
Pelos dados da Organização das Nações
Unidas (ONU), em 1950 existiam 250 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no
planeta. Esse número quase triplicou até o ano 2000, somando 606 milhões de
pessoas. Pelo censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), há mais de 20,6 milhões de pessoas idosas no Brasil. No estado do Pará,
o número de habitantes na faixa de 60 a 69 anos é de 308.853 e mais 225.608
idosos com mais de 70 anos, sendo que em ambos os casos são residentes, na
maioria, na zona urbana dos municípios.
A expectativa de vida no Brasil está na
média de 74,9 anos, mas, segundo projeção da ONU, a expectativa de vida ao
nascer no Brasil subirá para 81,2 anos até 2050. Essas projeções apontam
que no ano de 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no país.
No Brasil, desde 2003 o
Estatuto do Idoso regularizou e assegurou vários direitos para a proteção e
exercício da cidadania daqueles que entram na terceira idade. O artigo 1º desse
estatuto define que idosos são pessoas “... com idade igual ou superior a 60
(sessenta) anos”. Eles estão amparados
em relação à saúde, por exemplo, com atendimento preferencial no Sistema
Único de Saúde (SUS) e possuem direito a receber remédios, principalmente os de
uso continuado: hipertensão e diabetes.
Nos transportes coletivos, os maiores
de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito e é obrigatória
a reserva de 10% dos assentos para eles, assim como nos coletivos
interestaduais.
Para coibir os casos de violência e abandono, nenhum
idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou
opressão; aquele que discrimina o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a
operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de
exercer sua cidadania pode ser condenado, com pena que varia de seis meses a um
ano de reclusão e multa.
O idoso tem direito a
50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer. É proibida a
discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de
empregados, sendo passível de punição quem o fizer e o primeiro critério de
desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes
com idade mais avançada.
Em relação à habitação, é compulsória a reserva
de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais
públicos ou subsidiados por recursos públicos.
Ainda que muitos
conservem a visão de que quando se chega à velhice a pessoa já não serve mais
para nada ou torna-se um estorvo à família, o que podemos constatar, através de
uma pesquisa da Serasa Experian (realizada no
ano de 2015 e, extraída do site
EXAME.com), é que os idosos estão aproveitando essa fase. A pesquisa indica que
metade dos idosos pertence à classe média; que muitos estão voltando a estudar;
outros estão investindo em lazer; e outros, ainda, retornando ao mercado de
trabalho.
|
As estatísticas mostram
que as atividades de lazer se tornaram mais frequentes com a chegada da
terceira idade. Um dos principais gastos, por exemplo, é com viagens de
turismo, o que significa um investimento muito maior nessa fase do que quando
eram jovens. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
(Pnad) 2013, o número de idosos ativos no mercado de trabalho já soma 7,2% da
população brasileira. Em quase uma década, a participação desse grupo aumentou
35,8%. No ano passado, mais de 15,5 mil pessoas com mais de 60 anos se
inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aumento é
progressivo. Há cinco anos, o número de inscritos era 70% menor.
Ainda que constatemos
no dia a dia alguns desrespeitos no atendimento do idoso, como nos coletivos ou,
ainda, na ocupação de vagas exclusivas nos estacionamentos, percebemos que o
comportamento da sociedade está convergindo para uma conscientização e, de
acordo com a definição de Henry Jenkins, a “convergência é uma palavra que
consegue definir transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e
sociais” seja por meio de imposição de sanções ou por refinamento da educação.
PLANO DE AULA
Público alvo: alunos de Ensino Médio
Duração: 4 aulas de 50 minutos cada.
OBJETIVOS:
ü Objetivo Geral:
Promover a discussão sobre os diferentes
discursos sobre a maneira como o idoso é visto e tratado na sociedade paraense
e no Brasil.
ü Objetivo Específico:
- Discutir a situação do idoso na sociedade atual;
- Identificar problemas e desafios enfrentados pelos idosos na sociedade atual;
- Capacitar o aluno para elaboração do texto escrito utilizando os elementos de coesão textual.
JUSTIFICATIVA
Segundo Freire (1979),
a ação docente é a base de uma boa formação escolar e contribui para a
construção de uma sociedade pensante. Concordando com essa premissa, esta
oficina mescla conteúdos e conhecimentos sociais para que os alunos possam
aprender aspectos da língua e também refletir sobre as diferentes perspectivas
de mundo, tornando-se assim sujeitos críticos, ativos e transformadores do meio
no qual são inseridos.
Envelhecer é um processo natural da vida do
ser humano, acontece por meio de alterações biológicas, psicológicas e sociais.
E uma das maiores conquistas de um país em seu processo de desenvolvimento é o
envelhecimento da população. Segundo estimativas das Nações Unidas (Fundo de
Populações) “uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais, estima-se
um crescimento para um em cada cinco por volta de 2050”. De acordo com o Relatório Mundial de Saúde e
Envelhecimento, o número de idosos no Brasil crescerá mais rápido do que a
média internacional. Enquanto no mundo o número de idosos nos próximos 34 anos
duplicará, por aqui, ele quase triplicará.
O sistema capitalista
condensa o ser humano a um agente produtivo para construção da sociedade e de
si próprio por meio do trabalho. O envelhecimento e a aposentadoria refletem a
quebra na dinâmica da vida: diminuição da renda; limitações físicas e
psicológicas que acabam dificultando a adaptação nessa nova fase da vida.
Viver mais não
significa viver melhor. Levando em consideração que num futuro não muito
distante teremos uma mudança na paisagem - uma população mais idosa -, faz-se
necessário discutir sobre a situação do idoso na sociedade atual para que
possamos identificar os problemas e desafios enfrentados por eles para que possam
viver mais e com qualidade de vida.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Vídeos, data show, computador, caixas de som,
materiais de apoio como vendas, pesos, algodão.
METODOLOGIA
1º
Momento:
Apresentação da oficina e seus objetivos.
Posteriormente, apresentaremos aos alunos um vídeo sobre o idoso falando como é estar na
melhor idade.
Vídeo:
Em seguida será feita com os alunos a simulação de como é estar nesta idade.
2º
Momento:
Apresentação de:
Vídeo - “Mulheres Apaixonadas – Dóris
humilha os avós”
Texto - "Número de idosos quase triplicará no Brasil até 2050, afirma OMS"
Conforme novo relatório da organização, porcentagem de pessoas com idade acima dos 60 anos no país cresce acima da média mundial...(Continuar lendo)
A partir do vídeo e do texto, levantar questões reflexivas acerca do assunto.
3º
Momento:
Explicação do conceito de orações coordenadas para
que o aluno possa realizar a tarefa que será proposta.
4º
Momento: Produção
Apresentação de Slides com texto motivador.
Sobre os idosos ensino aprendizagem from Breados Online
Depois disso, propor ao aluno uma atividade de produção textual, cujo tema será “A situação do idoso no estado do Pará”.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FREIRE, Paulo. (1979). Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação; tradução Susana Alexandria. – 2a ed. – São Paulo: Aleph, 2009. p. 27-53.
Site: Aproveitando a terceira idade.
https://www.aterceiraidade.com/
Site: Agência Pará
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=113557
Site: Globo.com G1
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/10/brasil-tem-mais-idosos-mas-qualidade-de-vida-nao-melhorou.html
Site: Revista Exame.com
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/quem-sao-e-como-vivem-os-idosos-do-brasil
Site: Brasil Escola
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/envelhecimento-populacional.htm
Site: SBGG sociedade brasileira de geriatria e gerontologia
http://sbgg.org.br/envelhecimento-no-brasil-e-saude-do-idoso-sbgg-divulga-carta-aberta-a-populacao-2/
ANEXO
Ø Atividade para o 2º Momento:
Atividade
1 etapa: Passar um vídeo curto e promover a discussão sobre os desafios dos idosos no Brasil.
2 etapa: Elaborar questões mostrando os pontos positivos, preconceitos, limitações, conquistas, mudanças, programas sociais, saúde, lazer, longevidade e transformações.
Ø Material para o 3º e 4º momentos:
Atividade 01
1 etapa: apresentar o conceito das orações coordenadas sindéticas ou conjunções.
Orações Coordenadas sindéticas: são aquelas que ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração que têm a mesma função gramatical.
2 etapa: apresentar um quadro com as conjunções: objetivos, valores e uso de cada conectivo na produção textual.
3 etapa: apresentar e se fixar, no primeiro momento, nas orações coordenadas aditivas, que possuem o valor semântico de soma ou sequência.
Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição.
4.etapa: fazer um exercício tendo como texto um excerto do estatuto do idoso, cujo valor semântico das orações são aditivas, referentes a soma das orações independes. Assim, o aluno aprende como utilizar a conjunção aditiva e diversificar o vocabulário (usando os demais conectivos).
O exercício
Preencha as lacunas abaixo com os conectivos cujos valores semânticos são aditivos. Com isso, cada lacuna precisa ser preenchida por um único conectivo. Não pode haver repetição:
Aditivas | E, mas também, como também, mais ainda, além disso, não só, bem como. |
Estatuto do Idoso
Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos (____________) serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.
Art. 21. O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias (____________) material didático aos programas educacionais a ele destinados.
§ 1o Os cursos especiais para idosos incluirão conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação (_______________) demais avanços tecnológicos, para sua integração à vida moderna.
§ 2o Os idosos participarão das comemorações de caráter cívico ou cultural, para transmissão de conhecimentos (_____________) vivências às demais gerações, no sentido da preservação da memória e da identidade culturais.
Art. 22. Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito (____________) à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria.
Art. 23. A participação dos idosos em atividades culturais (____________) de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% (cinquenta por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais
Atividade 02
1 Etapa: Apesentar ao aluno a estrutura do texto dissertativo argumentativo.
2 Etapa: mostrar as cinco competências do ENEM.
3 Etapa: Mostrar ao aluno a prova de 2009, cujo tema foi: A valorização do idoso (prova cancelada).
4 Etapa: Propor ao aluno a produção de uma redação, cujo o tema será “A situação do idoso no estado do Pará”.
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