Universidade Federal do Pará
Faculdade de Letras
Disciplina: Recursos Tecnológicos
Professora: Ivânia Neves
Rayssa Rodrigues (UFPA)
Renato Oliveira (UFPA)
INTRODUÇÃO
O programa “Escola sem Partido”, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), vem ganhando espaço e defensores ferrenhos nos últimos tempos, o projeto de lei existe desde o ano de 2004 e foi criado por membros da sociedade civil. A proposta do movimento é de que na parede das salas de aula de todas as escolas do Brasil um cartaz seja afixado contendo os deveres do professor.
O programa “Escola sem Partido”, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), vem ganhando espaço e defensores ferrenhos nos últimos tempos, o projeto de lei existe desde o ano de 2004 e foi criado por membros da sociedade civil. A proposta do movimento é de que na parede das salas de aula de todas as escolas do Brasil um cartaz seja afixado contendo os deveres do professor.
De
acordo com o advogado Miguel Nagib, coordenador da organização, a ideia da
“Escola sem Partido” surgiu para se opor a determinadas práticas no ensino que
consideram ilegais como a de que a escola através da doutrinação política e
ideológica roube o direito dos pais e responsáveis sobre a educação moral e
religiosa dos filhos.
Já
para a Procuradoria dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal, a
escola sem partido "confunde a educação escolar com aquela que é fornecida
pelos pais, e, com isso, os espaços público e privado. Impede o pluralismo de
ideias e de concepções pedagógicas, nega a liberdade de cátedra e a
possibilidade ampla de aprendizagem e contraria o princípio da laicidade do
Estado". Diante disso, alguns protestos já foram realizados, inclusive por
parte dos estudantes, como ocorrido pelos alunos do Colégio Bandeirantes em São
Paulo.
Dividindo
opiniões entre uma censura que amordaça a construção do conhecimento e da
reflexão sobre política e sobre temas sócias ou como uma forma ideológica de
usurpar o papel dos pais e responsáveis em contribuir para a formação da
educação moral, religiosa e política dos filhos, os debates sobre o tema vem
tomando cada vez mais espaço através das mídias sócias, professores,
sociólogos, políticos e os próprios alunos tomando partido e posicionando-se
contra ou a favor em relação à proposta, notamos a clara demonstração de que “o
público, que ganhou poder com as novas tecnologias e vem ocupando um espaço na intersecção entre os velhos e os
novos meios de comunicação, está exigindo o direito de participar intimamente
da cultura”(JENKINS, 2008).
Diante dos discursos e conteúdos vigentes no momento, faz-se necessário apresentar a temática, os pontos de vista que refutam ou que se posicionam a favos do programa “Escola sem Partido” aos alunos, e buscar uma reflexão sobre como isso afeta a vida de todos.
OBJETIVOS
Objetivo
Geral
·
Expor e Analisar o discurso presente nas charges
que tratam sobre o projeto de lei Escola sem Partido.
Objetivos
Específicos
· *
Contribuir para que os alunos desenvolvam ou senso
crítico.
· *
Trabalhar a leitura de gêneros dotados de linguagem
verbal e não-verbal.
· *
Contribuir para que os alunos sejam capazes de
interpretar e analisar um texto dotado de discurso político-ideológico.
· * Exibir diferentes pontos de vista acerca da
temática.
METODOLOGIA
1º Momento
No
primeiro momento, apresentaremos o tema e ofereceremos aos alunos o suporte
temático por meio de dois vídeos que abordam a questão do projeto de lei Escola sem Partido, para eles possam se
situar na temática.
Vídeo
- Projeto Escola sem Partido – Reportagem Fantástico 23.05.16
Em
seguida aplicaremos o segundo vídeo que se trata se um depoimento do Prof. Dr.
Luiz Felipe Pondé, no qual o professor expõe suas opiniões acerca da temática.
ESCOLA SEM PARTIDO –
LUIZ FELIPE PONDÉ
Após o momento de apresentação faremos uma Roda de Conversa com os alunos, para
que esses possam expor seus conhecimentos prévios acerca da temática.
2º Momento
Exposição do conceito de Charge.
Explicaremos aos alunos o conceito de Charge, e logo em seguida aplicaremos o
vídeo Linguagens no ENEM- Interpretar
Charge, Cartum e Tirinhas, que conceitua e diferencia os gêneros charge,
cartum e tirinha.
Linguagens no ENEM- Interpretar Charge, Cartum e Tirinhas.
Em seguida trabalharemos o conceito de linguagem verbal e
não verbal através das charges a seguir:
3º Momento
Exibição da repercussão
da temática na rede social Facebook.
Nesse momento exibiremos duas páginas retiradas do Facebook, e discutiremos a respeito do discurso ideológico presente
nessas.
Escola sem Partido Oficial:
Professores contra o Escola sem Partido:
4º Momento
Análise e discussão com os alunos acerca das charges que tratam do tema "Escola sem Partido".
Continuação da análise
das charges expostas no dia anterior. No 5º momento da avaliação os alunos irão escrever, logo após a análise das
charges, um texto opinativo, no qual
irão expor suas opiniões a respeito do que foi trabalhado durante a oficina. O
texto será escrito de forma individual por todos os alunos e terão como base
não só o que foi mostrado durante a oficina como também os seus conhecimentos
prévios.
6º Momento
No 6º momento faremos
um debate direcionado pelo grupo a
respeito do material que foi trabalhado com alunos nos momentos anteriores. Como
a finalidade de analisar a participação do aluno no momento da exposição oral.
Este momento será fundamental para que logo após a exposição da oficina,
mostrem o que entenderam a respeito do que foi exposto pelo grupo, para que
haja assim comentários onde existam concordâncias e discordâncias, com a
finalidade dos alunos exporem para o grupo e seus colegas suas opiniões e
experiências.
Um traço político ok from Renato Oliveira
REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS
FREIRE,
Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 2011.
MARTÍN-BARBERO,
Jesús. A comunicação na educação. Trad. Maria Lopes e Dafne Melo. São Paulo:
Contexto, 2014.
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