terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O IMAGINÁRIO POPULAR DE BRAGANÇA NA REDE

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Letras- Língua Portuguesa
Disciplina: Recursos Tecnológico
Docente: Ivânia Neves 
Felipe Venancio Ribeiro Araújo
INTRODUÇÃO

     Há mais de quatrocentos anos era fundada a cidade que hoje se conhece por “Pérola do Caeté”, “Terra da marujada”, “Amazônia Atlântida”, ou seja, Bragança. Sua formação se deu pela combinação das culturas indígena, africana e europeia que influenciaram direta e indiretamente em todos os campos culturais da sociedade bragantina. Culinária, Costumes, Dança, etc.
http://www.portalamazonia.com.br/cultura/files/2014/07/Bragan%C3%A7a-2.jpg

     Talvez, o campo mais bombardeado por essa miscigenação de culturas, tão distintas entre si, seja o vasto imaginário de contos e lendas que se formou ao decorrer do tempo. Neste trabalho buscou-se estudar a representação da cidade de Bragança, hoje, no século XXI, nas narrativas orais de sua população. Que ao serem passadas de geração a geração acabaram por ir parar no meio digital (blogs, sites, etc.). Aqui objetiva-se perceber como as narrativas, que antes eram compartilhadas somente, ou principalmente, de forma oral, comportam-se na internet. Pretende-se ainda verificar o que se tem de diferente na plataforma digital e o que ela proporciona de interessante às narrativas.
    No passado o lugar (a cidade de Bragança) tinha um papel muito significativo no imaginário de lendas e contos. A cidade muitas vezes deixava de ser uma mera representação espacial e passava a ser um elemento mais efetivo na história, como por exemplo: personagem. Isso se dava pelo fato de os mais velhos descreverem e narrarem a vida da cidade por meio de lendas e contos. Atualmente a cidade pode apresentar, na rede, uma ideia de elemento espaço-temporal por resgatar seus antecedentes e origens.
     Conforme o conceito de Henry Jenkins, de que os meios de comunicação estão se adaptando a internet (por meio da convergência midiática), e a certeza de que com o tempo os veículos de informação constroem linguagens independentes de suas origens este estudo deixa muito claro que uma sociedade não perde sua cultura ao leva-la para outros meios como a internet. O que acontece é um típico fenômeno de convergência em que a internet é usada como ferramenta de interação e de difusão do conhecimento.


PLANO DE AULA

1. IDENTIFICAÇÃO

Título: O Imaginário Popular de Bragança na Rede
Proponente: Felipe Venancio Ribeiro Araújo

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Investigar e analisar como contos e lendas típicos da cidade de Bragança são apresentados em meio à rede (internet).

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Observar como ocorre à transmutação das narrativas orais bragantinas para o meio digital;
- Analisar se esta transferência à rede pode causar mudanças na forma de narrar essas histórias;
- Investigar se, as narrativas, ao serem divulgadas na internet recebem alterações positivas e/ou negativas no seu enredo.

3. JUSTIFICATIVA

Este plano de aula tem como finalidade realizar uma leitura investigativa e analítica de como os contos e as lendas originários de Bragança são apresentados e divulgados na internet. Busca-se verificar em blogs narrativas que sirvam de exemplo deste vasto arcabouço de histórias, que tradicionalmente foram passadas boca a boca por gerações. Pretende-se ainda, averiguar se a convergência digital das narrativas pode promover algum tipo de mudança no enredo (história) e no modo de contar (narrador) característico das histórias bragantinas. Este plano não se trata de avaliar positiva e negativamente a imersão de contos e lendas característicos de uma determinada região na internet, mas sim de observar se as alterações sofridas neste novo meio podem ser positivas e/ou negativas ao enredo.

4. CONTEÚDO

Convergência do meio narrativo dos contos e lendas procedentes da cidade de Bragança.

5. RECURSOS DIDÁTICOS

Data-show e computador com acesso à internet para a coleta de narrativas em blogs.

6. METODOLOGIA

1º MOMENTO: Será feita uma seleção de narrativas, típicas da região de Bragança, presentes em blogs da internet. Neste momento pretende-se fazer com que os alunos tenham a experiência de buscar e conhecer contos e lendas com os quais não estão habituados. E assim os alunos poderão escolher duas ou três daquelas que mais lhe despertaram interesse.

OBS.: como forma de incentivo o professor pode apresentar aos alunos o seguinte blog: < http://profdariobenedito.blogspot.com.br/2011/04/cafe-das-almas-lenda-da-estrada-de.html>. Já que o mesmo é fruto de produção local.

2° MOMENTO: Aos alunos será feita a proposta de leitura de uma narrativa, retirada de um livro, para que se possa fazer uma comparação com as narrativas escolhidas por eles anteriormente. Aqui se pretende fazer com que os alunos atentem para a possibilidade de haver diferenças no enredo e na forma de narrar das histórias que foram retiradas do meio digital e do livro físico.

OBS.: é aconselhável ao professor que construa no quadro, junto com os alunos, uma tabela que contabilize essas diferenças, de enredo e forma de narrar, presentes nas histórias conforme o meio do qual foram extraídas.

3° MOMENTO: Aqui é o momento em que os alunos, após terem tido contato com narrativas selecionadas do meio digital e do livro físico, poderão observar como ocorreu à transmutação das narrativas orais bragantinas ao meio digital.

OBS.: esta etapa por ser um pouco mais cansativa é sugerido ao professor que faça uma leitura dinâmica com os alunos. Instigando alguns a comentarem o que observaram com as leituras. E depois perguntando ao restante da turma se concordam com o que foi exposto por seus colegas.

4° MOMENTO: Diante todo o trabalho desenvolvido nas etapas anteriores o professor deve mediar um debate, com os alunos, sobre a possibilidade de as alterações sofridas, pelas narrativas oriundas de Bragança, no meio digital, serem positivas e/ou negativas para o enredo.

OBS.: é de extrema importância que o professor deixe claro aos alunos que a oficina não busca tratar de avaliar positiva e negativamente a imersão de contos e lendas, característicos de Bragança, na internet.

7. AVALIAÇÃO

Após o que foi sugerido na metodologia o professor pode usar como método avaliativo a seguinte experiência:
- Selecionar e contar aos alunos uma das narrativas do grande arcabouço de contos e lendas da cidade de Bragança;
- Em seguida dividir a turma em duplas e/ou trios e pedir-lhes que com base no que ouviram transportem a narrativa ao meio digital.
Um prazo entre 30 e 45 minutos deve ser o bastante para que a atividade seja posta em prática. Ao final da atividade peça que os alunos compartilhem seus textos numa página da internet (sala de bate-papo, comunidade, grupo...) para que assim todos possam ver as narrativas que foram produzidas. E principalmente possam perceber as diferenças de enredo e na forma de narrar apresentadas pelos grupos.

8. REFERÊNCIA

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo (SP): Aleph, 2008.

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