terça-feira, 2 de maio de 2017

A APROPRIAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PELOS POVOS INDÍGENAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE LETRAS
RECURSOS TECNOLOGICOS
PROFESSORA DRª IVÂNIA NEVES

ALUNAS: DÉBORA SOUZA, JANAINA SOUZA E LANNA DALMACIO



          As redes sociais online possibilitaram que lideranças indígenas mostrassem aspectos de sua cultura, assim como suas reivindicações em diversas oportunidades, proporcionando que esses sujeitos pudessem ser, de fato, protagonistas de sua própria história, construída com os seus pontos de vista e visões de mundo, compartilhados conosco.  Na era digital, a demanda faz e produz aquilo que deseja em um processo veloz de circulação de conteúdos e informações de variados tipos, ao que damos o nome, segundo Jenkins (2009) de cultura participativa por meio das mídias sociais.
       A internet, esse novo meio de sociabilidade, quebra os paradigmas sociais, mediada por perfis de facebook de indígenas, colaborando com a construção de uma realidade social complexa e multifacetada dos povos indígenas que passam por uma grande ressignificação do que é a Identidade indígena.
        Neste contexto, apresentaremos o modo como os indígenas propagam seus pontos de vista diante do mundo. Considerando que as Redes sociais vêm se expandido, e é onde os povos indígenas já reivindicam seus espaços diante da sociedade. 

JENKIS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Editora Aleph. Disponível em:http://lelivros.online/book/baixar-livro-cultura-da-convergencia-henry-jenkins-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/. Acessado em: 04 de fev. de 2017, 15h23min.




PLANO DE AULA

Publico Alvo:Alunos do 9º Ano / Ensino Fundamental.
Carga Horária: 20 h, divididas em 5aulas de 4 horas

Objetivo geral
ü  Contribuir para que os alunos desenvolvam o senso crítico acerca da cultura indígena e sua importância para a formação histórico-cultural brasileira, considerando suas apropriações das mídias sociais na internet.
Objetivos específicos
ü  Apontar como foi cunhada a imagem do índio no processo de colonização.
ü  Discutir sobre a apropriação de tecnologias por etnias indígenas.
ü  Formular um debate sobre o preconceito recorrente da apropriação das mídias sociais pelas etnias indígenas.
ü  Desconstruir a visão conservadora que se tem sobre essa apropriação pelas etnias indígenas.

Recursos Didáticos
Computadores, celulares, caixa de som, data show e recursos audiovisuais.

JUSTIFICATIVA
            A justificativa que sustenta este plano de ensino está pautada na presença indígena na Internet e a utilização das ferramentas da web colaborando para o fortalecimento das práticas midiáticas, possibilitando e potencializando uma maior representação e mobilização social dos povos.
Os usos da internet pelos indígenas é um tema que vem provocando uma mudança na maneira de enxergá-los, pois eles estão deixando de ser uma produção de terceiros, exteriores aos povos que tecem pesquisas, textos e interpretam sobre os originários. Mas, a disposição em rede de fluxo de informações horizontalizadas permite que os próprios indígenas passem de meros objetos à autores dos seus próprios relatos, uma vez que são os próprios indígenas que produzem suas narrativas de caráter autoetnográfico, transmitindo através do discurso, a imagem que fazem de si e sobre as questões que desejam ver publicadas na relação deles com a sociedade nacional em geral.

METODOLOGIA
A metodologia proposta está dividida em uma carga horária de 20h. Utilizaremos como ferramentas principais as redes sociais e tipologias/gêneros textuais diversos, com o intuito de oferecer ao aluno um panorama do modo como o indígena se apropria das mídias sociais sem perder sua identidade.

1ªAula:
ü  1º momento (1h30min): Haverá uma discussão sobre o tema. Começando por apresentar um parágrafo da Carta de Caminha em slide, para que os alunos vejam, leiam e percebam como nos foi dado a entender a imagem do índio no Brasil no período da colonização.
ü  2º momento (30 min):Será distribuído entre os alunos, esse mesmo trecho da carta de caminha impresso para que seja feita a leitura em sala de aula.
ü  3º momento (30 min):Apresentaremos o vídeo da música “Índios” do grupo Legião Urbana.


    O objetivo deste vídeo é fazer o aluno refletir sobre a letra da música para depois interagir sobre a mesma.
ü  4º momento (1h30 min): O grupo solicitará aos alunos que façam uma pesquisa de imagens de indígenas na concepção de cada um, após isso faremos perguntas aos alunos com o intuito de fazê-los refletir sobre a imagem do indígena pesquisado e a imagem do indígena atual. Após esse momento explicaremos aos alunos sobre atividade avaliativa  que será realizada ao final da oficina. Ela consistirá na execução de um vídeo do próprio celular do aluno, em que eles entrevistarão três pessoas de idades, culturas e maneiras de pensar distintas. As perguntas consistirão na opinião sobre a imagem do indígena na concepção das mesmas.
    Após terminarem o vídeo com as entrevistas, os alunos farão uma edição deste mesmo vídeo, destacando o conteúdo principal das respostas, onde eles deixarão claro a sua opinião à cerca do vídeo. O tempo da entrevista será de um minuto.


2ª Aula:
ü  1º momento (2horas): Apresentar os recursos tecnológicos utilizados pelos índios em páginas de Facebook, estimulando com que os próprios alunos possam pesquisar em seus celulares (os que possuam no momento) ou façam equipes de 5 (cinco) alunos para visitarem as páginas sugeridas: “Jhon Apurinã”  e “Emerson Pataxó“
ü  2º momento (30 min): Os alunos, após realizarem a pesquisa, participarão de uma espécie de “roda de conversa”, afim de que eles possam discutir sobre o que foi possível observar nas páginas visitadas.
ü  3º momento (1h 30 min):Depois de alcançada a intenção do grupo com os alunos, será discutida a percepção sobre a utilização da rede e será reforçada com a exposição do vídeo, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uuzTSTmIaUc#action=share

3ª Aula:

        ü  1º momento (1h30min): Inicialmente, o assunto abordado em sala será sobre as diversas culturas que absorvemos durante o decorrer da vida, dentre as quais destacaremos o fastfood, as músicas, as roupas, os aspectos linguísticos (apropriação de dialetos de outros países), com a apresentação de imagens no slide.
     ü  2º momento (30 min):Perguntaremos aos alunos se deixamos de ser brasileiros após o consumo da cultura de outros países e ainda, se com os índios ocorre o mesmo.
     ü  3º momento (30 min): Apresentaremos e slide, imagens de índios representados por atores em novelas. Entre essas imagens destacaremos o índio Tatuapu, Moema e Paraguaçu e Serena.
     ü  4º momento (50min): Discutiremos a respeito dessas imagens, com o intuito de compreender se elas fazem jus à imagem do índio ou se são deturpadas.


4ª Aula:
ü  1º momento (30min): Será abordado o assunto sobre o preconceito que o índio recebe, por fazer uso de tecnologias. Após, exibiremos o vídeo em que um índio dá o seu depoimento sobre a postura do homem branco quando este vê o índio atender o seu celular.

ü  2º momento (30 min):Apresentaremos outro vídeo, com imagens de índios na atualidade e áudio sobre o preconceito sofrido pelos índios, na língua indígena, cujo link:
                                          
ü  3º momento (1h 30 min): Com perguntas dirigidas aos alunos, faremos uma reflexão sobre o assunto abordado. Bem como apresentaremos a imagem de um texto no slide e ainda distribuiremos o texto para que os alunos possam acompanhar a aula e para uma consulta futura. 

ü  4º momento (1h 30 min): Será exibido o vídeo da indígena Indianara, onde esta faz um vídeo com entrevista a um rapaz a respeito da importância do uso do celular e em seguida, ela própria dá o seu depoimento a respeito do assunto. 
     Finalmente, retomaremos a explicação fornecida no primeiro dia de aula, a respeito da avaliação final.  Explicaremos que o vídeo da indígena Indianara, servirá como base para que os alunos possam produzir o seu próprio vídeo.

5ª Aula:
ü  1º momento (1h 30 min): Cada aluno apresentará o seu próprio vídeo.
ü  2º momento: (50 min): Para socialização dos vídeos


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