sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Tribo Regueira em Belém

DENILSON DE ALMEIDA
ELZA RIBEIRO VIEIRA
KARINA SAMILLE COSTA
JANAINA HAILA DA SILVA 4JLN/11
O reggae é um estilo de música originário da Jamaica que trás consigo um conjunto de filosofias e pensamentos que então em harmonia mente e alma, bob Marley, cantor e compositor é o ícone desse estilo musical, uma das características que podem caracterizar o reggae é a critica social, como por exemplo, cantar, a desigualdade, o preconceito, a fome, e muitos outros problemas sociais pra tentar desviar os olhos do povo para isso, um modo de alertar e incentivar o povo a se mobilizar contra seus problemas.
E para quem acha que em Belém só se escuta brega e carimbo, está enganado. Belém esta entre as cidades brasileiras onde o movimento reggae está mais difundido. Temos locais específicos que tocam reggae, DJs conhecidos nacionalmente e bandas de excelente qualidade. O movimento reggae em Belém surgiu a cerca de 30 anos, tendo como pioneiro o mestre Rãs Alvin, que até hoje possui uma barraca de discos no centro da cidade, onde se encontram verdadeiras relíquias do ritmo jamaicano.
Na década de 90 surgiram vários grupos de reggaes, preocupados com a questão social, grupos esse formados por jovens da periferia de Belém, eles atuam em suas áreas em parceria com os centros comunitários e movimentos sociais. Já dizia Bob Marley:

“Enquanto cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra.”

“Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: quero a humanidade viva unida... Negros e brancos, todos juntos.”
O que os regueiros de Belém têm em comum com os demais regueiros do Brasil e do mundo, é a filosofia reaggae, de combater a discriminação racial, pregando a fraternidade entre os seres humanos, respeitando sua diferença racial e principalmente social, mas tentando mudar o contexto de abandono de nossos lideres.
Assim para quem não sabia, o reggae está enraizado na cultura paraense, assim como o carimbó e outros ritmos que podem ser ouvidos por onde se passa.



Artistas locais e Lugares de reggae em Belém

A terra que nos deu vários artistas como Pinduca, Calypso, Wanderley Andrade, dentre outros, começa a despertar também para o Reggae. Hoje as festas de Reggae são umas das mais procuradas nos fins de semana. As primeiras casas de shows e bares que tocavam Reggae foram: Espaço do Reggae, Coisa de Negro, dentre outros. Atualmente os lugares mais visitados são: Porto Solamar, Mormaço, Açaí Biruta Bar, Baiúca, Rainha Bar, Coco Verde e Casa Velha.
Um no estilo de música surgiu nas rádios paraenses a mais de 20 anos, dentre as bandas mais tocadas desde essa época até os dias atuas são: “Nego Jô e Leões de Soweto” (primeira Banda de Reggae da região), “Six Marley”, “Holly Pype”, “Sevilha”, “Cristal Reggae”, “Amazon Java”, “Gaia na Gandaia”, “Jahffa reggae”, “Kayamakan”, “Bris Zaboa”, “Yemanjah Roots” entre outras.
Uma curiosidade muito grande é que a maioria dessas bandas já possui algumas musicas de autorias próprias apesar de tocarem musicas internacionais e traduções.
Além das bandas locais Belém já recebeu (e até hoje recebe) grandes nomes do Reggae conhecidos mudialmente como: Culture, Eric Donaldson, Inner Circle, Ziggy Marley & Melody Makers, Mighty Diamonds, Ijahman, The Gladiators, Clinton Fearon, Larry Marshall, Alpha Blondy, entre outros. Um dos shows mais esperados em 2009 aconteceu no dia 15 de novembro, o “príncipe” jamaicano Gregory Isaacs dividiu o palco com a banda Norte Americana SOJA (soldiers of jah army).
Estilo e vocabulário dos Regueiros em Belém

Uma tribo urbana é uma espécie de pacote de gosto musical, ídolos, roupas e acessórios. As pessoas que curtem o estilo reggae são conhecidas como regueiras e se mostram aparentemente calmas, cools, estilosas, etc. Geralmente os regueiros usam roupas e acessórios que tenham as cores do reggae, vermelho, verde, preto e amarelo. As mulheres geralmente usam saias longas e camisetas no estilo hippie ou indianos, não diferentes, estão os homens que se vestem no mesmo estilo.
Os acessórios tanto masculinos, quanto femininos são confeccionados por artesões, com matérias primas da natureza, como sementes, pedaços de madeira, penas de aves e mais a criatividade do artesão. Outra característica dos regueiros são os dreads, bolos cilíndricos de cabelo que aparentam "cordas" presas no topo da cabeça.
O importante é acima de tudo se sentir bem, os regueiros usam roupas soltas, que deêm liberdade no movimento para dançar e que sejam confortaveis, as pessoas do reggae não tem preconceitos, estão mais preocupadas em se divertir e curtir o momento. Uma particularidade em Belém do Pará, é a maneira que os regueiros daçam, juntinhos.
O reggae é muito mais do que vestir uma roupa temática, ir a um show ou ter dreads, o importante é ter atitude, carater e seguir a filosofia reggae, lutando principalmente contra o preconceito social e racial.
Como em outras tribos, os regueiros também possuem um vocabulário próprio, algumas palavras podem ser facilmente compreendidas, mas outras só mesmo quem participa do movimento sabe seu significado. A exemplo temos, Jah (Deus), rainha (regueira), pedras (musicas antigas), dreadlocks (tranças no cabelo), irie (legal), yaga yaga (saudação), entre outros.

3 comentários:

  1. muito todo vlw pela mensagem de paz fe e amor

    ResponderExcluir
  2. sou de pernambuco, natural regueira daqui!
    adorei ler sobre o reggae em Belém, espero um dia poder visitar tendo em vista que adoro reggae.

    ResponderExcluir