terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MEMÓRIA DISCURSIVA


Ociléia Oliveira da Silva

Sebastiana Ivelyse Cabral



Olhar a avenida Presidente Vargas sob o aspecto icônico evidencia todas as possibilidades de engajamento socioeconômico que Belém possui desde o Século XIX. No entanto, diante dos efeitos da memória discursiva este olhar se evidencia como uma espécie de omissão das perspectivas problemáticas da sociedade. Estes problemas podem ser também instigados à elipse sob a perspicaz confusão que se faz dos aspectos estruturais da avenida, como se perceberá na pequena discussão a seguir. 

ANÁLISE DO DISCURSO A PARTIR DE UMA DETERMINADA IMAGEM



Marcio AntonioHomci


A imagem do casamento data de 1962. Ano no qual o pós-guerra havia trazido revoluções tanto sociais quanto tecnológicas. A comunicação por meio de micro-ondas foi exemplo deste avanço. O retrato remete ao Arraial do Caeté, um vilarejo próximo da cidade de Ourém, interior do estado do Pará, no Brasil. Local onde não haviam chegado esses avanços tecnológicos, onde para se enxergar à noite, embora naquele ano tivessem desenvolvido o primeiro LED que hoje é usado para iluminação,a luz de velas, candeeiros e lampiões eram os meios indispensáveis e isto é trazido pela memória daquela imagem. Pelo rádio, a moça da foto acompanhou a vitória da seleção brasileira na final da copa do mundo no Chile.



DA TITO FRANCO AO BRT


Kezya Thalita Cordovil Lima

Alcirlene do Socorro Costa Ferreira



A foto acima de 1921 retrata a principal Avenida de Belém a Almirante Barroso, destaca-se a construção da Escola de Agronomia do Pará e a velha Maria Fumaça da estrada de ferro Belém-Bragança, a foto retoma a memória de uma Belém em construção rumo ao progresso oriundo dos tempos áureos da Belle Époque, a necessidade de modernizar a capital paraense e realizar uma melhor distribuição do espaço urbano esteve inevitavelmente atrelada ao desenvolvimento da borracha, como também as transformações políticas e sociais ocorridas no país a partir da década de 1880. Era preciso adequar a cidade às transformações capitalistas, investindo capital e diversificando sua aplicação em outras atividades, para isso se engendrou todo um processo de modernização da cidade. 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MEMÓRIA DISCURSIVA

Francisca Érica Lima 

 Maria Juciana Andrade 



A definição acadêmica de Memória não se refere ás lembranças que o individuo tem do passado.Segundo Courtine(1981), “memória discursiva” designa algo distinto de qualquer lembrança ou memorização psicológica. Tal noção diz respeito a “ existência histórica do enunciado”, ou seja, um texto se inscreve em uma formação discursiva, em função de uma memória discursiva que o texto retoma e do qual é parte.