sábado, 23 de janeiro de 2010

Emos e preconceito: O quão próximos estão?

Preconceito! Uma forma de autoritarismo em uma sociedade, causado pela ignorância, por não aceitar o outro que é diferente e acaba levando à discriminação, à humilhação gerando violência, na maioria das vezes sem conhecer a pessoa. Você já deve ter tido algum tipo de preconceito, é difícil dizer que não. Também já deve ter sido discriminado em algum lugar ou por alguém, vivemos em uma sociedade preconceituosa. Infellizmente é do ser humano julgar!
Sinônimo de preconceito hoje em dia são os emos. Quem são eles? O que eles fazem pra serem discriminados? Muita gente não os conhece, e o que eles fazem? Apenas são diferentes! O que já um grande motivo para ser alvo de chacotas e humilhações por todos.
O estilo emo prega o abraço, o beijo, a diversão, amizade e a paz entre amigos, superando as regras estabelecidas para o feminino e o masculino, em que a demonstração de afeto é uma coisa normal e independente do sexo Eles possuem uma sensibilidade excessiva e dão ênfase ao lado sentimental e emocional. Usam maquiagem, piercings, roupas pretas ou coloridas, franja cobrindo parte do rosto, se preocupam com a aparência, o que dá, principalmente aos meninos, o estereótipo de que “todo emo é gay”, que, assim como “toda loira é burra”, “todo índio é preguiçoso”, “todo pobre é ladrão”, está totalmente equivocado.
Como forma de repressão aos emos, eles acabam sendo espancados, humilhados perante a sociedade, além se serem atribuídos como gays, drogados, suicidas, marginais. A imagem mostra uma ação da policia em plena Praça da República, em Belém do Pará, os policiais estão fazendo uma revista aos “vândalos” (emos, punks, góticos...). Não dá para negar que na atitude da polícia há um tom de preconceito. Só eles foram revistados. Nós estávamos lá, mas nenhum policial se aproximou de nós, os aparentemente normais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário