quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Reggae no Pará: hibridismos e religiosidade

Essa é a imagem em que concluímos apresentar grandes características da tribo do reggae. Como plano de fundo uma linda ilha ao pôr do sol (Algodoal, Pará), o que representa a aproximação e valorização da natureza das pessoas que se identificam com esse estilo de vida regueiro¹; pessoas diferentes, de lugares diferentes, com línguas, nacionalidades e regionalidades diferentes, e até mesmo pessoas que se identificam com outras tribos extremamente diferentes; todos em um ambiente livre de preconceitos, em uma única batida do ritmo inconfundível do reggae.

Viver próximo e fazer parte da natureza é visto como um estilo africano. É uma teoria fundamentada pela religião rastafari, que é inspirada a abraçar todas as coisas africanas, como uma espécie de protesto e resistência com relação ao passado, onde os negros foram explorados e obrigados a aculturação e, a simplesmente esquecer de sua cultura.

O reggae muitas vezes é associado a essa religião, em decorrência do precurssor do estilo musical, Bob Marley, que era adebto ao rastafarismo. Por isso, o “estilo reggae” é associado à natureza, pôr do sol, miscigenação e liberdade. O fato de ter como “Rei do Reggae” o Bob Marley serve como base para melhor entender o porquê que os ditos regueiros se vestem com roupas bem folgadas, alternativas, sem dar muito importância para estética, era um estilo do cantor, e de sua religião. Muito do que foi Bob Marley é hoje visto como padrão dos seguidores dessa tribo.

No ambiente do reggae sentimos como se todos estivessem na mesma sintonia, ou seja, não percebemos a classe social gritar através das roupas ou até das atitudes, pois todos seguem o estilo simples que traduz o reggae. Os regueiros geralmente são pessoas que gostam de estilos musicais altenativos, bandas desconhecidas que seguem um estilo particular e ao mesmo tempo apresenta a famosa batida contagiante do reggae, ou seja, que sejam simples mas que tragam uma mensagem espiritual e moral em suas músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário