quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Anima Mundi

Anima Mundi - I Concurso Nacional de Animação para Internet - CCBB


Plurais: as culturas de Belém

Stuart Hall

Anderson Costa
Jeniffer Soares
Karina Monteiro
2PPN-2010


A globalização tem, sim, o efeito de contestar e deslocar as identidades centradas e “fechadas” de uma cultura nacional. Ela tem um efeito pluralizante sobre as identidades, produzindo uma variedade de possibilidades e novas posições de identificação, e tornando as identidades mais posicionais, mais políticas, mais plurais e diversas; menos fixas, unificadas ou trans-históricas.

Stuart Hall

Belém, a cidade morena nos faz vibrar com uma típica mistura de ritmos e danças. Sua identidade indefinida é formada por um processo híbrido, com a influência de várias nacionalidades.

Desde sua fundação já era notória a diferença entre as culturas, no qual eram denominadas alta cultura e a baixa cultura. A influência francesa no período da “Belle Epoque” colocava nas ruas mulheres que exibiam seus lindos vestidos longos, enquanto a mulher da vida estava logo ali à vontade com suas roupas provocantes.

Este cenário misto sempre foi o tema dessa cidade das mangueiras, que nem mesmo as mangueiras a pertencem de origem. Não cabem mais delimitações entre o tradicional e o atual, uma nova equação é feita “tradicional+atual=Plural”, por mais que existam pessoas que tentem resgatar um passado imaginário.

O Brasil, como país latino-americano, é resultado de um entrecruzamento de várias tradições, tem uma pluralidade de identidades resultante desse mix cultural, que demonstra a realidade de Belém, a metrópole da Amazônia, as vésperas de seus 345 anos tem um acréscimo em sua diversidade cultural, por fazer parte de um contexto pós-moderno. A expansão urbana impulsiona ainda mais a hibridação na cidade dando origem a muitas outras práticas, a influência de novas tecnologias comunicacionais, cedendo espaço para a grande mídia ditar regras, modas, identidades passageiras.


A “cultura urbana” é reestruturada ao ceder o protagonismo do espaço público ás tecnologias eletrônicas. Como quase tudo na cidade “acontece” porque a mídia o diz e como parece que ocorre como a mídia quer, acentua-se a mediatização social, o peso das encenações, as ações políticas se constituem enquanto imagens políticas.

Néstor Garcia Canclini



Plurais- A encenação de um povo. Cultura de um todo”, o curta-metragem produzido por acadêmicos da Universidade da Amazônia- UNAMA, apresentado à disciplina Estudos da cultura Brasileira, retrata o hibridismo cultural que é dado a partir da desespacialização de informações, na sociedade contemporânea a identidade se torna plural tendo grande auxilio dos meios de comunicação e das redes sociais.