sábado, 23 de janeiro de 2010

Emos e sexualidade: O quão próximos são?


Quando se fala em emos, logo um dos principais fatores vem em mente: a sexualidade.
Muitos agem com preconceito ao tratar do assunto, mesmo sem expor o que pensa sobre esses adolescentes, acaba por absorver informações vindas de quem acha que sabe tudo a respeito. Porém, a muitas pessoas realmente cabe essa dúvida: todo emo é homossexual?
Pode parecer exagero ou até apelativo tratar o assunto dessa maneira, mas não é. Uma das principais características pregadas pelo movimento é a liberdade sexual, homens e mulheres não estariam presos ao que se considera o “ideal” pela sociedade. Ainda que em Belém vejamos a “cultura emo” muito ligada à questão de estilo, percebemos que a questão da sexualidade não deixa de ser um fator fundamental para a crescente onda de adolescentes aderentes ao movimento.
Imaginemos uma adolescente, sim, “uma”, pois aqui cabem a homens e mulheres os mesmo valores: amizade, sexualidade... Essa adolescente vive “conflitos” internos quanto à sua preferência sexual. Iria ela lutar contra o que sente? Ou iria esta buscar viver em um meio onde tal sentimento lhe permite? Ainda mais se “tal” meio andar lado a lado com a moda e escutar os mais novos e estourados sucessos musicais.
Esclarecendo, isso é apenas exemplo de um “suposto” caso de homossexualismo ou até bissexualismo presente no meio. Como enfatizamos anteriormente, o emo aparenta hoje ser mais ligado ao estilo visual propriamente dito. Em Belém, não deixando de salientar.
Deu pra entender a relação emo/sexualidade?

Um comentário:

  1. Faltou explicar o que é headbangers, no wikipédia tem uma explicação razoável, http://pt.wikipedia.org/wiki/Headbanger

    ResponderExcluir