sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Tribo Reggae

Felipe Elleres 4ppv11



Foi no final dos anos 60 que o verão mais quente da Jamaica aconteceu. DJs, preocupados com a desidratação do povo, resolvem desacelerar o ritmo jamaicano visando à permanência do público na festa. Nascia assim o ritmo Reggae! Essa lenda é uma das varias versões contadas de como o reggae surgi na Jamaica. Porém, o mais plausível envolve o músico Lee Perry, um trabalhador dedicado a música caribenha e que resolve inovar trazendo uma nova batida ao rocksteady, chamando assim artistas, no entanto, desconhecidos pelo público para sua gravadora.
Desde então, o reggae vem sendo propagado pelo mundo inteiro com suas mensagens positivas, de igualdade, sabedoria e lutando por problemas sociais de classes menos favorecidas. Bob Marley, Jimmy Cliff, Peter Tosh, Burning Spear, Johnny Nash e outros, fizeram da música reggae um ensinamento e uma cultura bastante acessível. Hoje podemos dizer que o reggae ganhou credibilidade no mundo da musica e vêm crescendo cada vez mais. Mas podemos dizer que o reggae é uma tribo urbana? No Pará, esse movimento tem o devido respeito?
Primeiramente, devemos definir o que é o reggae. Reggae é um estilo musical criado na Jamaica contendo nele vários gêneros e estilos diferentes. Trazendo uma batida bastante peculiar onde os instrumentos mais usados são guitarra, contrabaixo e bateria. A origem da palavra reggae “é uma descrição do ritmo em si”, segundo o guitarrista Hux Brown, mas para Bob Marley a palavra é originada na Espanha e significa “a música do rei”. As letras, no entanto, têm uma visão critica social, irresponsabilidade ambiental, preconceito, fome, desigualdade no geral e muito outros problemas que a sociedade sofre e não enxerga. Podemos perceber também uma grande influencia do rastafári, uma religião que acredita no seu próprio Deus e que tem o Hailé Selassié como messias ou a “encarnação de Deus”.
No Pará, o reggae chega através do DJ Ras Margalho que tocava na Passagem Secundino Portela, na Marquês de Herval no Bairro da Pedreira, chamada Toca do Reggae. Junto com Ras Alvin, Maestro Bernard, Dj Lídio e muitos outros, Margalho trás a essência do reggae para os paraenses e tenta passar a filosofia para as próximas gerações. Logo depois, Riba Macedo leva o reggae para o Maranhão e o ritmo reggae toma proporções maiores com artistas famosos.
Porém, o movimento reggae no Pará ainda está muito fraco e precisa de mais incentivos. Sem falar nas distorções que acontece quando se trata desse assunto. Muitas pessoas utilizam Dreadlock e freqüentam os lugares de reggae sem saber a filosofia e nem a historia real do movimento. No porto solamar é um exemplo, por ali passam dezenas de pessoas todos os domingos mais com um objetivo, de beber, fumar, pegar garotas dançando reggae, sem consciência, jogam lixo no chão e no rio poluindo o meio ambiente e que na verdade o reggae prega uma filosofia totalmente diferente, e ainda, por cima essas pessoas consideram regueiros de raiz. Portanto, podemos dizer que o reggae é um movimento com pessoas de costumes e hábitos diferentes e que ainda sofrem grandes preconceitos e discriminações pela sociedade, mas que ainda pode ser mudado essa situação com dedicação dos movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário