sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Análise da propaganda de Imerys
Bárbara, Camilo, Tárcio e Vitor 4PPV11












A Imerys Rio Capim Caulim é uma empresa produtora líder mundial de pigmentos branco e carbonatos. Todo o ano a Imerys investe milhões em propagandas nos maiores jornais do estado. Na revista Veja Amazônia, de setembro de 2009, a empresa francesa decidiu por divulgar suas bem sucedidas causas sociais.
Sob a frase “... fazer gente crescer é essencial” a Imerys “mostra” suas iniciativas sociais que já beneficiaram, segundo a propaganda, mais de duas mil pessoas. Porém a Imerys não descreve um dos principais motivos de sua fama: uma sucessão de acidentes ambientais que afetou os rios da cidade de Barcarena, cidade próxima a Belém, onde a empresa atua.
Os acidentes afetaram a biodiversidade do local e a vida dos ribeirinhos. Um dos acidentes mais graves e de maior repercussão aconteceu em junho de 2007 e atngiu cerca de 500 famílias (ou duas mil pessoas – o mesmo número de pessoas que segundo a empresa são assistidas pelos programas sociais da Imerys).
O site da Imerys não oferece qualquer explicação para os acidentes ambientais, ou até mesmo algum pedido de desculpa, porém é um prodígio na exaltação das adesões da empresa aos preceitos de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário