sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Análise da propaganda do Governo do Estado de São Paulo I

CAMILA TAQUES
MÔNIELLY GESTER
PRISCILA OLIVEIRA.
4PPM11


É inexplicável a presença da propaganda do Governo de São Paulo na edição da Revista Veja “Especial Amazônia”, aliás, é completamente explicável: oportunismo.
Vale a pena citar que a revista trata de maneira preconceituosa o homem amazônico como o “novo tipo de brasileiro”, como se já não fossemos há muito tempo e, pra agravar mais, nos responsabilizam pelo desmatamento da Amazônia, como se o sul do Brasil não fizesse parte de tudo isso!
A propaganda do governo de São Paulo, trata-se de um projeto, que nem na Amazônia é, denominado de “Programa Vida Nova”. A proposta é de – especificamente – citados 1 bilhão e 200 milhões de reais, que será designado para obras na Grande São Paulo, gerando empregos e construindo uma nova rede coletora de esgoto e outros benefícios que serão na própria metrópole. Ah! Eles citam também o plantio de 16 mil mudas de árvores. Será que elas serão plantadas aqui, na Amazônia?
Vamos pensar um pouco. Uma revista nacional, com foco na Amazônia, norte do Brasil... O que tem a ver uma propaganda de um projeto, dizendo eles, sustentável, em SP? E ainda tem gente que acha que isso gera alguma ajuda pra nós, nortistas. A publicidade realmente meche com a cabeça das pessoas!
Ao ler a revista, parece que não damos valor ao que temos e que vivemos no meio da Floresta Amazônica, prontos para destruí-la sem consciência de nada, como pessoas que precisam de apoio e ajuda para entender e conhecer o valor da floresta.

A Revista Veja “Especial na Amazônia” passa claramente uma visão preconceituosa que foca somente os defeitos e dificuldades que enfrentamos na região, que não é muito diferente das dificuldades de outras regiões e acaba taxando os moradores do Norte do país de irresponsáveis. Além disso, nos deparamos com a ignorância dos que desconhecem o Pará enquanto estado amazônico e classificam apenas o Amazonas como tal.
Análise da propaganda do Governo do Estado de São Paulo II

Paula Cleidiane Leal Barbosa 4PPM11
Paula Thaynara Leal Barbosa
A propaganda do Estado de São Paulo, na Revista Veja que fala sobre a Região Amazônia, é uma estratégia para mostrar que o estado também contribui para o meio ambiente. Mas, na realidade, sabemos que é o estado com a maior população do país e com alto índice de poluição. Lá se localiza o rio Tietê, com uma poluição praticamente irreversível, que prejudica todo o ecossistema daquela região.
Em pesquisa ao site do governo do Estado de São Paulo, o Programa Vida Nova que trata da Represa de Billings (citada na propaganda), podemos observar que para sair o projeto, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) contará com um empréstimo do governo Japonês, através da Japan International Cooperation Agency (JICA) no valor de US$ 62 milhões que custeará 50% do projeto.
Este acordo deixa clara a deficiência desse estado em relação ao meio ambiente e a viabilização do projeto. Por isso, se faz necessário investir em propagandas informando as mudanças que vem ocorrendo nesse sentido e buscar tirar a imagem negativa que o estado passa pelo seu alto índice de poluição, principalmente na região metropolitana do estado.
A propaganda se tornou de maneira favorável para o Estado de São Paulo.

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