sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Análise da propaganda da Petrobrás I



Manuela Alves
Thays Teixeira 4PPM11
A maioria das grandes empresas procura aliar sua imagem à preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Essa é uma estratégia que tem como propósito agregar valor às suas marcas, para que possam ser vistas com olhares positivos. Dessa forma, procuram exaltar seus projetos ambientais como se fossem a única empresa que não prejudica as pessoas nem a natureza. Entre as grandes empresas que agregam prestígio através de projetos sócio- ambientais, podemos encontrar a Petrobrás.
A Petrobrás é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo e ocupa o sexto lugar entre as maiores empresas do mundo em valor de mercado. Ela empresa é vista como a empresa que mais investe em desenvolvimento e pesquisa, em tese, sempre se preocupando com o meio ambiente. Isto pode ser observado no seu lema "Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental".
Mesmo com todo essa imagem que a empresa quer passar para o mundo, pode-se dizer que é quase impossivel que uma empresa que explore, produza, comercializa e transporta petróleo não traga nenhum prejuizo para o meio ambiente.

Análise da propaganda da Petrobrás II
Patrícia abreu
Rafaela Rodrigues4PPM11
A Revista Veja lançou uma edição especial sobre a Amazônia e uma das propagandas contidas nesta edição foi a da empresa Petrobrás. A propaganda mostrava o trabalho que empresa realiza na Amazõnia, ressaltando o respeito que a empresa tem pelo meio ambiente. Esta revista por ter prestígio e ser conhecida nacionalmente, agregou à propaganda da empresa credibilidade e confiança.
A Petrobrás se rotular como a empresa que se preocupa com o meio ambiente e principalmente a Amazônia, como é mostrado na revista Veja e em outros veículos da mídia, parece ser contraditório quando se tem diversas críticas a respeito desta empresa por poluir a natureza.
Por detrás da imagem de empresa sustentável existe graves acusações, como “rompimento de dutos da Petrobras polui condomínio”, “Petrobrás é a empresa que mais polui as águas do país” diz estudo, “Greenpeace acusa Petrobrás de poluir baía”, entre outras. Essas são algumas, das varias, crítica a respeito do descaso da empresa Petrobrás com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário