sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Andréa Silva
Blenda Gomes
Izabella Alves
Victoria Oliveira
4PPM11













Mais uma empresa petrolífera sob o discurso do planeta sustentável.
A moda da sustentabilidade está aí, e muitas empresas estão comprando essa ideia. A Shell, uma das sete irmãs, não poderia ficar ausente. Assim, publicaram na Revista Veja Amazônia este anúncio com imagem de design totalmente diferenciado, remetendo ao psicodélico, com cores vibrantes, e formas de desenho de caráter nostálgico, – marcando o conceito trabalhado “futuro” – os quais prendem a atenção do leitor fazendo com que a mente dele seja levada a qualquer campo de transcendência, deixando o texto como área de descanso visual.
Mas me faça um favor e leia o texto “explicativo” para perceber as varias entrelinhas aqui explicitadas. É montado um discurso de autopromoção diante da temática “planeta sustentável”, desviando o foco daquilo que parece ser o assunto, utilizando-o mais como campanha de oportunidade do que mote da peça.
Para tal, vemos um vocabulário totalmente estratégico se tornando confuso comprometendo a leitura objetiva. Como por exemplo, o que entendes com “continuamos a assegurar o suprimento de energia”? Não é a mesma coisa que “Relaxa brother, ainda temos petróleo para você e CO2 para o meio ambiente”?! E essa utilização da energia de maneira eficiente, como assim? Além de, “para descobrir mais” sobre a grande Shell, que se preocupa com o futuro do mundo, “acesse o site”... Quem se interessaria ou se lembraria de acessar o tal site a busca de informações?
Mas toda essa importância com o meio ambiente não seria por remorso, muito menos para se redimir – devido ao seu produto mercadológico – mas sim por fins lucrativos, sabendo que a área amazônica possui as maiores reservas de petróleo e gás, com maior volume... Advinhas aonde? Amazonas, Amapá, Pará.
Então, meu caro, por mais que essas empresas apresentem campanhas publicitárias sensacionais com soluções criativas para os futuros problemas da sociedade, em nome da sustentabilidade, pense; pois nem tudo que se vê é o que realmente quer dizer.

Um comentário:

  1. em nome de um planeta sustentável está se criando uma vida insustentavel e insuportavel. parabéns as redatoras pela análise crítica que reacende a esperança de que podemos contar com verdadeiras paladinas da Amazonia.
    Carlinhos Gomes
    professor e poeta

    ResponderExcluir