sábado, 29 de agosto de 2009

Vivian Nery Mendes
4JNL11

O macho adulto branco sempre no comando

Antonio é um bom homem. Todos os dias, chega pontualmente 10 minutos antes das 05:00 da manhã, seu horário de serviço. Veste seu uniforme verde já surrado e as botas nunca engraxadas. Em seguida, pega seu material de trabalho: a vassoura, o pano de chão e o balde. E segue pelos corredores, limpando e cantando. Quando as pessoas passam por ele, Antonio não nega um sorriso ou uma fala gentil. Porém, nem todos respondem. Antonio é faxineiro de um prédio comercial elitizado. Vários advogados renomados, grandes empresários e médicos trabalham ali. Entre eles, não existem negros. A não ser Antonio, o faxineiro do prédio. Antonio trabalha no prédio há quase 10 anos. Viu outros faxineiros como ele se tornarem porteiros. Mas, eles eram brancos. E Antonio, é negro. E ninguém considera a sua capacidade de tornar-se porteiro, por mais que há anos acompanhe o trabalho de perto, tendo até já substituído alguns porteiros, mesmo que escondido. Só que Antonio, Antonio é negro. Negro não pode ser porteiro. Negro não é inteligente. Negro não tem capacidade para isso. Já ouvira isso de seus superiores alguma vez. E Antonio continua limpando o chão.
O macho adulto branco sempre no comando.

Leonardo tem 15 anos e foi matrículado novamente na mesma escola onde estuda há 10 anos. E no mesmo turno de sempre, o turno matutino. No primeiro dia de aula, foi à escola como sempre. Ao chegar na sala onde supostamente estudaria, uma surpresa. Seu nome não consta na lista de alunos. Preocupado, o jovem decide ir até a coordenação para esclarecer os fatos, pois seu pai o tinha dado certeza de tê-lo cadastrado na mesma turma de sempre. Frente à coordenardoa, Leonardo perguntou:
- Bom dia, senhora. É que meu pai me cadastrou na mesma turma de sempre, só que meu nome não consta na lista dos alunos de lá.
- Deixe-me verificar no sistema. Bom, ao que consta no meu computador, você não está mesmo naquela turma. Está em outra, no turno de tarde.
- Mas meu pai...
- Olhe rapazinho, o sistema está certo. Sinto muito, mas não posso fazer nada. Venha à tarde para sua aula. Agora, queira-me fazer o favor de se retirar?
Leonardo sentiu-se como se não tivesse voz. Indignado, volta para casa e conta tudo ao pai.
- Deixa filho, amanhã vou lá resolver isso.
E no outro dia, tudo estava resolvido. A coordenadora simplesmente disse que se enganara, e que o nome de Leonardo estava ainda constava na turma de sempre.
O macho adulto sempre no comando.


Leiane é casada com Roberto há 20 anos. Roberto, em alguma brigas com Leiane, acaba por agredi-la. Ela nunca contou nada a ninguém. Roberto proíbe Leiane de trabalhar. "Não é coisa para mulher fazer. Mulher tem é que cuidar da casa." E Leiane vai cuidando da casa. Um dia, foi ao supermercado fazer compras. Pensou em levar um pacote de absorvente higiênico a mais para si, por prevenção. Para saber se poderia fazer este gasto a mais, já que o marido cuidava das finanças, resolveu ligar para ele. "Tá louca, Leiane? Que eu meu dinheiro tem a ver com o fato de ficares sangrando que nem uma desgraçada? Deixa essa merda aí, leva só um e olhe lá! Além de eu te sustentar, ainda tenho que aguentar isso?" E Leiane deixou o pacote.

O macho adulto sempre no comando.

E estes, são só alguns dos poucos exemplos do que acontecem nesta sociedade, que fazem do macho adulto branco estar sempre no comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário