sábado, 29 de agosto de 2009

Luiz Armando 4JLN11
O macho adulto branco sempre no comando

Certas regras sutilmente impostas a sociedade estão hoje em dia tão enraizadas que as achamos naturais, ao ponto de nem nos darmos ao trabalho de questioná-las. É o que acontece quando falamos que o sexo feminino é o sexo frágil, algo que visivelmente comprovamos ser o contrário, ou quando se diz que todo pobre é ladrão, outra inverdade nos imposta goela abaixo.
Esses e muitos outros dogmas sociais surgem da necessidade de se manter um status quo, uma “ordem” na qual quem está no poder se mantém sempre no comando e quem não está deve obedecer. Como o mundo é totalmente patriarcal, quem é que está no comando? Como Caetano Veloso disse: O macho adulto branco.

Mesmo existindo os movimentos feministas, que lutam por direitos iguais e pelas mesmas oportunidades para homens e mulheres, a sociedade parece confiar e dar maior credibilidade apenas para os estereótipos. Quase nem um país no mundo possui governantes do sexo feminino, ou negros, ou de classes menos favorecidas.


É lógico que á pouco tempo os EUA elegeram seu primeiro presidente negro, que o Chile tem uma mulher em seu cargo político mais importante, algo inédito na América Latina e que o Brasil elegeu seu primeiro presidente de esquerda vindo das camadas populares. Mas no Brasil mesmo notamos que nunca houve um governante negro na Bahía, nem um prefeito ou ocupante de cadeira de grande importância no governo do estado.
A mentalidade conservadora que possuímos deve ser mudada, mesmo quem acha que possui a mente aberta. Não pretendo tentar mudar a cabeça das pessoas através desse pequeno texto, só espero abrir espaço para questionamentos com: Por que o homem tem mais oportunidades em praticamente tudo? E por que a cor da pele muitas vezes dita se uma pessoa tem competência para alguma coisa ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário