sábado, 29 de agosto de 2009


Geraldo Nogueira 4JLN11
geralnog@terra.com.br

A imagem acima é coisa rara de se ver. A televisão ainda é o meio em que mais se discrimina indiretamente sem querer querendo. No Brasil a maioria das pessoas que compõem os veículos de comunicação são pessoas altas, brancas, bonitas e nem precisam ser inteligentes, afinal o conteúdo de fora vale mais do que o de dentro.
A figura da população negra na televisão Tupiniquim é quase nenhuma, salvo algumas pessoas que conseguiram se sobressair ao longo dos anos por seus dedicados trabalhos e que por sua vez, foram corajosos ao irem a luta e buscar o que desejavam. Bravo!
Pode parecer um texto racista mas não é, definitivamente não. O Brasil é cheio de misturas, tem um povo rico em cultura, sofreu influência de diversos paises durante o período de colonização e atualmente sofre através da globalização e mesmo assim o desejo de se ter uma população embranquecida é lamentavel.
Os meios de comunicação precisam abrir mais espaço para as pessoas negras, não por pena e nem para abranger algum tipo de cota, mas para representar de fato a cara do Brasil. Quando se vê os telejornais só se vê a imagem do Brasil sulista. Todos representando um padrão europeu com um sotaque de lugar nenhum. Infelizmente (ou não) a maioria dos brasileiros não é assim. A população em sua maioria tem a pele escurinha e possui traços indígenas.
O nosso país é vendido mundo afora por sua grande biodiversidade na Amazônia, então por que não retratar para nós mesmos a cara do lugar onde vivemos?
Os brancos merecem seu espaço pois muitos também lutaram para chegar onde estão, mas só eles conseguiram chegar lá? Atores negros depois de muito tempo pararam de interpretar pessoas que prestavam serviços domésticos à famílias abastadas. Hoje já ocupam o lugar de protagonistas em grandes novelas, agora falta ocupar as outras categorias da televisão, pois os serviços de apoio já estam lotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário