sábado, 29 de agosto de 2009

JANAINA HAILA LIMA CRUZ DA SILVA – 4JLN11

“O macho adulto branco sempre no comando”

A herança de uma cultura machista, racista e patriarcal ainda está muito presente na sociedade contemporânea. Alguns avanços já são percebidos, mas é fato que o preconceito ainda está enraizado e o “macho adulto branco ainda detém o comando”.
As condições de vida do negro no Brasil são inferiores as do branco, moram em periferias, tem baixa escolaridade, exercem funções inferiores e não ocupam cargos políticos importantes. Herança histórica deixada por séculos de escravismo e uma tradição de ocupar empregos de baixo prestígio social, ficando claro que a pobreza é predominantemente negra e a riqueza é predominantemente branca. Historicamente, a divisão já foi feita e comprovada por dados que mostram que existe um abismo entre negros e brancos no país, desde a questão salarial até o acesso a educação.
Outro preconceito é contra a mulher, que apesar de ter um dia internacional e de ter mostrado todo o seu valor através de suas conquistas, ainda sofre com o machismo herdado de uma cultura patriarcal. Antigamente havia empregos e serviços para “homens” e “mulheres”, hoje, as mulheres já fazem todo tipo de serviço, muitas vezes com melhor qualidade que os próprios homens. Muitas já sustentam sozinhas suas famílias, já ocupam cargos importantes e mesmo assim ganham salários inferiores e são subestimadas e subjugadas quanto a sua capacidade.
Ter uma idéia pré concebida sobre alguma pessoa é uma ignorância, somos diferentes sim, mas temos a mesma capacidade e deveríamos ter as mesmas oportunidades para construir o nosso futuro e assim realmente viver numa sociedade igualitária e livre de preconceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário