terça-feira, 27 de setembro de 2016

O DISCURSO POLÍTICO NAS HASHTAGS #FORATEMER E #TCHAUQUERIDA NO TWITTER


- O discurso político nas hashtags #foratemer e #tchauquerida no Twitter -



Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras - FALE
Disciplina: Recursos Tecnológicos no Ensino do Português
Docente: Ivânia Neves
 Brenda Karolline dos Santos Monteiro
Jeniffer Yara Jesus da Silva
José Adauto Santos Bitencourt Filho




INTRODUÇÃO
      

Nos anos 2000, houve um crescimento exorbitante da quantidade de pessoas ligadas às (e interligadas pelas) redes sociais. Inicialmente, o que tinha como propósito transpor as relações humanas a outro ambiente, veio por transformar o modo de vida de uma sociedade através da convergência, entendida como “(...) uma palavra que consegue definir transformações tecnológicas, mercadológicas, culturais e sociais, dependendo de quem está falando e do que imaginam estar falando (...)” (JENKINS, 2008).  Atualmente, encontramos diversas formas de expressão nas mídias sociais que extrapolam o texto escrito uma vez que "Ao mesmo tempo em que é ação, a linguagem é expressão. Expressão entendia não como uma função particular da linguagem, nem como um tipo de discurso frente aos outros, mas como sua potência primordial: a de fazer existir a significação. (...)” (MARTÍN-BARBERO, 2014).
Como uma das plataformas virtuais que permitem as múltiplas maneiras de expressão da linguagem, tem-se o Twitter como rede social principal deste trabalho. Mesmo tendo primordialmente o texto como forma expressiva, os usuários da rede têm feito bastante uso do recurso visual, seja ele em imagem, GIF ou vídeo, uma vez que é possível fazer postagens com apenas 140 caracteres por vez. O recurso visual contribui para reforçar a linguagem escrita ou até mesmo constrói a comunicação sem precisar de um texto de apoio (o que geralmente ocorre com os memes).
Além dos recursos apontados acima, a rede Twitter dispõe aos seus usuários o uso das hashtags, as quais servem para facilitar a localização de um determinado assunto dentro da própria rede, podendo, de acordo com a quantidade de usos, ganhar certo destaque na área que comporta as mais comentadas do momento dentro do site.
Nos últimos meses, duas hashtags tomaram a rede como forma de protesto e de manifestação política; #foratemer e a #tchauquerida. De modo a definir opiniões, as hashtags foram utilizadas não só na rede social Twitter, como também em outras redes, de diversas formas, em diferentes contextos, para expôr opiniões acerca do processo de Impechmeant, sofrido por Dilma Roussef no poder. Neste contexto, a presente proposta tem como objetivo investigar de que forma os discursos políticos estão inseridos nas hashtags publicadas, principalmente, no Twitter, de modo a investigarmos nos discursos presentes, os argumentos inseridos, os outros discursos, as reflexões e estratégias midiáticas utilizadas nas postagens.


REFERÊNCIAS

BONINI, Adair. Ensino de gêneros textuais: A questão das escolhas teórica e metodológicas. Trabalhos em Lingüística aplicada, v. 37, 2012.
COSTA, Sérgio Roberto. Produção e recepção de gêneros de texto do/no discurso cibercultural. Eutomia, v. 1, n. 05, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013.
KOMESU, Fabiana Cristina. "Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet." Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna (2004): 110-119.
LEMOS, Lúcia. "O poder do discurso na cultura digital: o caso Twitter.". Jornada Internacional de Estudos do Discurso 1 (2008).
MARCUSCHI, Luiz Antônio. "Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital." Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna(2004): 13-67.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.


PLANO DE AULA


Público-alvo: Ensino médio
Duração: 5 aulas - 4 horas


OBJETIVOS

Objetivo Geral: Analisar criticamente os discursos presentes nas hashtags #foratemer e #tchauquerida que circulam nas redes sociais.

Objetivos específicos:

a) Analisar o gênero textual tweet por meio das hashtags #foratemer e #tchauquerida. 
b) Relacionar os argumentos expostos por meio da semântica e pragmática.
c) Verificar os efeitos de sentido nas declarações.
d) Comparar os discursos entre diferentes mídias sociais.
e) Instigar a leitura crítica dos alunos. 
f) Redigir textos argumentativos de caráter crítico.
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RECURSOS DIDÁTICOS
Datashow, computador, recursos audiovisuais, material impresso, celulares, câmera digital.

JUSTIFICATIVA

        Presenciamos, após 24 anos do Impeachment de Fernando Collor de Melo, novamente a tomada de poder de um governo interino, porém, diferente do ocorrido em 1992, a derrubada da presidente não ocorreu por meio da voz popular e sim por alianças e esquemas internos, os quais visaram a retirada de Dilma Roussef de seu segundo mandato. 
        Eleita por 52 milhões de votos, a presidenta Dilma foi acusada de pedaladas fiscais e no meio de processos de julgamento contra acusações de corrupção, inclusive em seu partido PT, iniciou-se o processo de Impeachment, apoiado e defendido por um lado, acusado e denunciado por outro. Nas defesas e acusações contra e a favor de Dilma Roussef e Michel Temer, verificamos argumentos diversos, os quais estiveram presentes durante e após o Impeachment, em que discussões ideológicas, políticas e até pessoais estiveram no cerne das discussões, principalmente no âmbito virtual das redes sociais. 
      Dessa forma, esta proposta tem como objetivo discutir acerca do momento atual vivido no país, em que a tomada de poder de um governo interino sucedeu o processo de Impeachment de Dilma Roussef, envolvendo o país num embate de ideias e pensamentos acerca do acontecido, especificamente por meio das redes sociais.
       Na conjuntural atual, em que a convergência presente nas mídias sociais é latente, os discursos publicados na internet são carregados de referências, ideologias, pensamentos e influências de outras ordens que não o pensamento único de um indivíduo. Jenkins (2013, p. 45) ao retratar sobre a cultura da convergência afirma que "a convergência também ocorre quando as pessoas assumem o controle das mídias. Entretenimento não é a única coisa que flui pelas múltiplas plataformas de mídia. Nossa vida, nossos relacionamentos, memórias, fantasias e desejos também fluem pelos canais de mídia." Portanto, a análise do discurso político envolvido nas hashtags #foratemer e #tchauquerida, envoltas pela convergência retratada acima, deverá ser realizada a partir da perspectiva de que os pronunciamentos divulgados não estão separados de declarações externas a eles e fundem-se à outras, remetendo-nos também ao que Bakhtin relata em sua análise do discurso.
        Contudo, pensar o discurso inserido nas redes sociais, mais especificamente no Twitter, intenciona levar aos alunos os meios mais próximos a eles, em que podemos dialogar acerca do que a maioria de nós temos alcance, as mídias sociais. Ao aprofundar nos discursos políticos circulantes entre os meios midiáticos, pretendemos analisar a linguagem virtual inserida em nosso cotidiano, já que "ao mesmo tempo que é ação, a linguagem é expressão. Expressão entendia não como uma função particular da linguagem, nem como um tipo de discurso frente aos outros, mas como sua potência primordial: a de fazer existir a significação." (MARTÍN-BARBERO, 2014, p. 35).
        Desse modo, a discussão destina-se, principalmente, para fomentar a criticidade nos alunos, sob à luz de assuntos tradicionais como argumentação, elaboração de redação, estudo sobre a semântica e pragmática, mas reforçar, em nossa prática docente, "a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão" (FREIRE, 1996, p. 14). O diálogo entre educandos e educadores pretende ainda discutir sobre as discriminações presentes nos discursos divulgados virtualmente, os quais refletem posicionamentos preconceituosos históricos, que devem ser combatidos também na escola, pois "faz parte igualmente do pensar certo a rejeição mais decidida a qualquer forma de discriminação. A prática preconceituosa de raça, de classe, de gênero ofende a substantividade do ser humano e nega radicalmente a democracia." (FREIRE, 1996, p. 20).

AVALIAÇÃO
        A avaliação utilizada em toda a sequência didática será contínua, de acordo com cada etapa da oficina, buscando sondar o aprendizado construído pelo alunado, como sua capacidade argumentativa desenvolvida por meio das atividades propostas e da interação e engajamento com o assunto. A participação ativa do alunado, bem como suas propostas de reflexão, interação com as mídias sociais e respostas das perguntas acerca do que será ministrado em sala, serão tópicos a serem avaliados; bem como suas produções, via oral e textual, propostas nos diferentes momentos deste trabalho.


METODOLOGIA
          Na sequência didática presente, iremos utilizar dos diferentes gêneros textuais para a explicitação do tema e subtemas presentes na proposta, em que um material didático será elaborado para cada aluno realizar a leitura individual dos textos, assim como para acompanhar a leitura coletiva realizada pelos professores. Divida entre o momento de pré-leitura, leitura e pós-leitura, esta sequência pretende primeiramente inserir o tema por meio de alguns gêneros textuais presentes em diferentes meios de comunicação, para depois adentrar no tema geral e explorar os subtemas pertencentes àquele, focando na reflexão crítica dos alunos ao final de cada momento e mais ainda no momento de pós-leitura. As propostas de atividades orais e escritas também são presentes para avaliação do desempenho dos discentes em questões referentes ao que foi abordado em sala de aula.

1º momento (pré-leitura)

Atividade 1

 

Disponível em: https://www.facebook.com/humorinteligente01/photos/a.302397109784937.77671.292974040727244/1308866205804684/?type=3&theater

1) A tirinha tem certo teor cômico. O que causa esse efeito?
2) Além disso, a tirinha traz uma crítica; qual seria e como ela está presente?
3) Você consegue relacioná-la ao atual momento político brasileiro e ao que vem sido veiculado nas redes sociais nos últimos meses?

Atividade 2


1) Esta charge faz menção a personagens de uma série de histórias em quadrinhos famosa. Você consegue identificá-los?
2) Quais são os personagens presentes na charge? Analise criteriosamente cada aspecto apresentado.
3) O que "deu celto"?

Atividade 3

  Realize a leitura do texto Heróis, vilões e como encaramos a política de Clarice França, publicado no site Collant Sem Decote
 Disponível em: http://collantsemdecote.com.br/herois-viloes-e-como-encaramos-a-politica/ acesso em: 31 de agosto de 2016

1) O site Collant Sem Decote destina-se a qual público alvo? Por quê?
2) Qual a relação das dualidades ficcionais apresentadas pela autora do texto e a atual situação política brasileira?
3) O que a autora entende por "posicionamento político"? Você concorda? Justifique sua resposta.

 Atividade 4
A ideia consiste em dividir a sala em dois grupos; de um lado, um grupo hipoteticamente a favor do impeachment, e do outro, um contra. Depois de realizada a divisão, iniciaria-se um debate mediado a fim de sondar a capacidade argumentativa dos alunos e o conhecimento de mundo já adquirido

2º momento (leitura)
        Após o momento de pré-leitura, a sequência segue no aprofundamento do tema principal proposto. Os três momentos seguintes serão os destinados a leitura do gênero tweet por meio das hashtags #foratemer e #tchauquerida, com vistas em, primeiramente, apresentar o gênero textual, inserido na rede social Twitter, para após explanarmos sobre sua organização estrutural, bem como suas relações intertextuais, intermidiáticas e interdiscursivas. Ao final, serão feitas duas propostas de elaboração textual, relacionada ao gênero discutido e à uma redação dissertativo-argumentativo, atendendo ao que foi ministrado nos três momentos destinados ao aprofundamento no estudo do gênero tweet e o discurso político inserido nos mesmos.


ATIVIDADE 1 
Observe o texto abaixo: 


O texto acima foi publicado na publicado por um perfil pessoal na rede social Twitter. Como todos os textos publicados nesse suporte, possui a restrição de 140 caracteres, e responde à pergunta sugestiva que o site faz a todos os usuários: “O que está acontecendo?”. Os tweets podem obter a reação dos outros usuários que seguem o perfil que o publicou: eles podem o compartilhar, por meio da função “Retweet”, ou o curtir, por meio da opção “Like”. 

a) Você tem acesso à rede social Twitter?
b) Qual assunto mais frequentemente é comentado nesta rede social?

ATIVIDADE 2

Agora leia este tweet: 

Disponível em: < https://twitter.com/AlinePelicia/status/771132928906694657>. Acesso em: 31 de ago de 2016.


a) Observe o texto acima publicado na rede social “Twitter”. Sobre o que o texto fala?
b) Qual é o objetivo por trás desta publicação?
c) Qual é a principal reflexão causada pelo texto?
d) O que #tchauquerida significa?
e) Você sabe o que é uma hashtag?

“O hashtag é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, que as pessoas incluem em suas mensagens. Essencialmente, ela faz com que o conteúdo do seu post seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs. Por exemplo, digamos que você seja um fã da Apple e que você esteja pensando em comprar um iPhone 5. Ao pesquisar por “#iPhone5” em qualquer rede social irá mostrar os posts e fotos de todos os usuários que usaram “#iPhone5” em suas mensagens. As hashtags aparecem como links clicáveis quando usadas em mensagens, bastando clicar sobre elas para ver todos os resultados relevantes.” 
Fonte: < http://pt.wix.com/blog/2013/11/o-que-sao-hashtags/>. Acesso em:  31 de ago de 2016.

a) O texto acima mostra que as hashtags fazem com que o seu tweet seja acessível a todos que possuem interesses semelhantes. Você pode dar um exemplo de uma hashtag comumente utilizada por você?
b) Qual o público que apresenta interesse pela hashtag #tchauquerida?

ATIVIDADE 3

1. Leia o tweet abaixo: 

Disponível em: < https://twitter.com/cadulorena/status/771336215668854784>. Acesso em 31 de Agosto de 2016.

a) Qual é o principal objetivo do tweet?
b) Qual foi a hashtag utilizada pelo autor?
c) Qual o público que apresenta interesse pela hashtag #ForaTemer? 
d) O quais elementos do tweet nos mostram a opinião do autor?
e) O Tweet expressa apenas uma opinião do autor ou é somente uma divulgação de notícia?
f) Qual o principal argumento do autor?

2. Leia a notícia que foi anexada ao tweet e responda: 

"Em uma cerimônia relâmpago, de 12 minutos de duração, Michel Temer (PMDB) assumiu oficialmente a presidência do Brasil nesta quarta-feira, 31 de agosto. Mal assinou seu termo de posse diante de um plenário do Senado abarrotado de parlamentares e outras autoridades, o peemedebista já se depara com sua primeira crise com aliados. Sua base de sustentação no Congresso, que já dava sinais de insatisfação, agora promete reavaliar o apoio a ele depois que o PMDB votou para conceder uma espécie de anistia política à presidenta deposta Dilma Rousseff (PT). Foi o revés de um dia que se encerrou com Temer discursando à nação pela primeira vez na TV: ele prometeu reforma da Previdência, mudanças na lei trabalhista e colocar a economia "nos trilhos".
[…] Na sua primeira reunião ministerial após ser oficialmente empossado, na tarde desta histórica quarta-feira, o tom usado pelo peemedebista foi diferente do usual conservador, prolixo e polido. Elevou o tom de voz para negar que essa “anistia” à ex-presidenta tenha sido uma derrota de sua gestão e cobrou coesão da base: “Se é Governo, tem que ser Governo”. É um recado a uma superbase coesa contra Dilma Rousseff, mas da qual ele necessita para aprovar as reformas que prometeu.
Também falou alto quando pediu para os seus ministros reagirem quando alguém lhe chamar de golpista, a alcunha que petistas atribuíram a ele e seus apoiadores. “Golpista é você que está contra a Constituição Federal. Não estamos propondo ruptura constitucional. Nós somos de uma discrição absoluta. Jamais retrucamos [no passado] palavras em relação ao nosso governo, [críticas] à nossa conduta. Mas agora não vamos levar ofensa para casa”, orientou seus comandados. […]
No primeiro pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão que fez como chefe de Estado, Temer, ainda desconhecido para muitos segundo pesquisa Datafolha, se apresentou com um slogan positivo: “Quando o Brasil quer, o Brasil muda”. Defendeu o polêmico projeto que cria um teto de gastos para o Governo, a reforma da Previdência e apresentou o que considera ser os alicerces de sua gestão: “eficiência administrativa, retomada do crescimento econômico, geração de emprego, segurança jurídica, ampliação dos programas sociais e a pacificação do país”. "Meu único interesse, e que encaro como questão de honra, é entregar ao meu sucessor um país reconciliado, pacificado e em ritmo de crescimento", seguiu ele, que deve governar até 31 de dezembro de 2018." 
Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2016/09/01/politica/1472687984_711016.html?id_externo_rsoc=TW_BR_CM >. Acesso em: 31 de Agosto de 2016.

a) Por que o autor do tweet anexou o texto acima à sua publicação?
b) Do que a notícia trata?

c) No que a notícia contribui para o tweet?

3º momento (leitura)


ATIVIDADE 1

O texto abaixo foi publicado na rede social Twitter: 

Disponível em: < https://twitter.com/loureir6/status/771156918475886592>. Acesso em: 31 de agosto de 2016

O tweet a cima utiliza a hashtag #Tchauquerida. E anexado a ele está outro tweet:

Disponível em: < https://twitter.com/TourMicao/status/771102328279666689>. Acesso em: 31 de agosto de 2016.

a) O que é apresentado neste vídeo?
b) De que forma ele colabora para o argumento do primeiro tweet?
c) Por que o autor escolheu este tweet para colaborar com o seu argumento?
d) Qual o principal argumento do autor para defender o seu posicionamento favorável ao processo de impeachment?
e) A utilização deste vídeo favorece o discurso de quem o cita?

ATIVIDADE 2

Agora leia os dois tweets:  

Disponível em: < https://twitter.com/arrombadorr/status/771028278492667904>. Acesso em: 31 de agosto de 2016.


a) Quais fatos são utilizados para corroborar o tweet?
b) De que forma um tweet colabora para o argumento do primeiro tweet?
c) Por que o autor escolheu este tweet para colaborar com o seu argumento?
d) Qual o principal argumento do autor para defender o seu posicionamento favorável ao processo de impeachment?

ATIVIDADE 3

Leia o texto abaixo:  

Disponível em: < https://twitter.com/_deppj/status/771127620209635328>. Acesso em: 31 de agosto de 2016.

a) Qual a hashtag utilizada pelo autor?
b) Quais são os argumentos do autor?
c) #tchauquerida é condizente com a argumentação do autor?

d) Por que ele escolheu utilizar esta hashtag e não outra?

                                        
4º momento (leitura)

ATIVIDADE 1


Será feita a proposta da elaboração de tweets. Cada aluno deverá expor em 180 caracteres seu posicionamento perante o processo de impeachment. Para ajudá-los serão apresentadas 2 notícias, que eles podem anexar às suas produções: 





Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/31/opinion/1472650538_750062.html>. Acesso em: 01 de setembro de 2016.

ATIVIDADE 2

A Atividade 2 irá consistir na elaboração de uma redação dissertativa e argumentativa, sob o mesmo tema. Os alunos, por meio desta, irão expandir seus argumentos veiculados através do tweet da atividade anterior.


5º momento (pós-leitura)

          Após o momento de pré-leitura e leitura, iremos instigar a reflexão crítica do aluno por meio de outros gêneros, de acordo com o tema proposto desde o início da sequência didática, em que vídeo e imagens do Instagram irão ser expostos para a reflexão dos alunos e discussão sobre os gêneros e assuntos abordados. Bem como ao final dessas atividades, iremos proporcionar novamente um debate, com o intuito de verificar os argumentos e as posições tomadas por cada grupo e/ou pessoa para compararmos com o primeiro debate ocorrido em sala. Ao final, será realizada uma atividade com a proposta de verificar novamente os argumentos e pensamento crítico dos alunos, porém na escrita inserida nos portais de notícias virtuais, e outra atividade com a realização de um vídeo, em que será avaliada a adequação da atividade na mídia proposta.


Atividade 1:

Assista o vídeo a seguir para resolução das questões abaixo:


Canal Porta dos fundos. Publicado em 6 de novembro de 2014

a) O que inferimos sobre as relações políticas realizadas pela presidente recém-eleita?
b) Quais são os argumentos utilizados para as colocações nos novos cargos?
c) O que envolvem as relações de poder, de acordo com o vídeo?
d) Quais alianças podemos realizar em nosso cotidiano e quais consequências você acha que elas acarretam?

Atividade 2:

Figura 1.
 Figura 2.
Fonte: Instagram

a) Sobre qual acontecimento cada figura retrata
b) Qual o elemento derrotado e/ou vencido na figura 1?
c) Qual o elemento derrotado e/ou vencido na figura 2?
d) Quais são os elementos que caracterizam os personagens presentes em cada ilustração?

Atividade 3:

De acordo com os textos abordados em sala de aula, dois grupos irão defender, cada um, a hashtag #tchauquerida e #foratemer, indicando ser a favor ou contra o Impeachment.

Atividade 4:

A proposta consiste em cada aluno pesquisar o tema Impeachment no Brasil em portais de notícias, elaborar um comentário e postá-lo no site, em seguida tirar print do comentário e da notícia/reportagem para avaliação dos professores. Além disso, solicitaremos que os alunos façam em grupo um vídeo curto, de no máximo 2 minutos, expondo suas opiniões construídas ao longo da oficina. Nesta proposta iremos verificar o pensamento crítico nos argumentos escritos e a adequação à mídia social visitada.


SLIDE

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