terça-feira, 27 de setembro de 2016

Um traço Político: a "Escola sem Partido" no gênero Charge

Universidade Federal do Pará
Faculdade de Letras
Disciplina: Recursos Tecnológicos
Professora: Ivânia Neves

                                                                                                                     Rayssa Rodrigues (UFPA)
                                                                                                                     Renato Oliveira (UFPA)

   INTRODUÇÃO

   O programa “Escola sem Partido”, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), vem ganhando espaço e defensores ferrenhos nos últimos tempos, o projeto de lei existe desde o ano de 2004 e foi criado por membros da sociedade civil. A proposta do movimento é de que na parede das salas de aula de todas as escolas do Brasil um cartaz seja afixado contendo os deveres do professor.



   De acordo com o advogado Miguel Nagib, coordenador da organização, a ideia da “Escola sem Partido” surgiu para se opor a determinadas práticas no ensino que consideram ilegais como a de que a escola através da doutrinação política e ideológica roube o direito dos pais e responsáveis sobre a educação moral e religiosa dos filhos.

   Já para a Procuradoria dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal, a escola sem partido "confunde a educação escolar com aquela que é fornecida pelos pais, e, com isso, os espaços público e privado. Impede o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, nega a liberdade de cátedra e a possibilidade ampla de aprendizagem e contraria o princípio da laicidade do Estado". Diante disso, alguns protestos já foram realizados, inclusive por parte dos estudantes, como ocorrido pelos alunos do Colégio Bandeirantes em São Paulo.   



   Dividindo opiniões entre uma censura que amordaça a construção do conhecimento e da reflexão sobre política e sobre temas sócias ou como uma forma ideológica de usurpar o papel dos pais e responsáveis em contribuir para a formação da educação moral, religiosa e política dos filhos, os debates sobre o tema vem tomando cada vez mais espaço através das mídias sócias, professores, sociólogos, políticos e os próprios alunos tomando partido e posicionando-se contra ou a favor em relação à proposta, notamos a clara demonstração de que “o público, que ganhou poder com as novas tecnologias e vem ocupando um  espaço na intersecção entre os velhos e os novos meios de comunicação, está exigindo o direito de participar intimamente da cultura”(JENKINS, 2008).


   Diante dos discursos e conteúdos vigentes no momento, faz-se necessário apresentar a temática, os pontos de vista que refutam ou que se posicionam a favos do programa “Escola sem Partido” aos alunos, e buscar uma reflexão sobre como isso afeta a vida de todos.    



OBJETIVOS
Objetivo Geral
·         Expor e Analisar o discurso presente nas charges que tratam sobre o projeto de lei Escola sem Partido.
Objetivos Específicos
·       *  Contribuir para que os alunos desenvolvam ou senso crítico.
·        * Trabalhar a leitura de gêneros dotados de linguagem verbal e não-verbal.
·     * Contribuir para que os alunos sejam capazes de interpretar e analisar um texto dotado de discurso político-ideológico.
·         * Exibir diferentes pontos de vista acerca da temática.




METODOLOGIA
1º Momento
No primeiro momento, apresentaremos o tema e ofereceremos aos alunos o suporte temático por meio de dois vídeos que abordam a questão do projeto de lei Escola sem Partido, para eles possam se situar na temática.

Vídeo - Projeto Escola sem Partido – Reportagem Fantástico 23.05.16



Em seguida aplicaremos o segundo vídeo que se trata se um depoimento do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé, no qual o professor expõe suas opiniões acerca da temática. 


ESCOLA SEM PARTIDO – LUIZ FELIPE PONDÉ
 

 
Após o momento de apresentação faremos uma Roda de Conversa com os alunos, para que esses possam expor seus conhecimentos prévios acerca da temática.

2º Momento
Exposição do conceito de Charge. Explicaremos aos alunos o conceito de Charge, e logo em seguida aplicaremos o vídeo Linguagens no ENEM- Interpretar Charge, Cartum e Tirinhas, que conceitua e diferencia os gêneros charge, cartum  e tirinha.


Linguagens no ENEM- Interpretar Charge, Cartum e Tirinhas.
 

Em seguida trabalharemos o conceito de linguagem verbal e não verbal através das charges a seguir:




3º Momento

Exibição da repercussão da temática na rede social Facebook. Nesse momento exibiremos duas páginas retiradas do Facebook, e discutiremos a respeito do discurso ideológico presente nessas. 
Escola sem Partido Oficial:

Professores contra o Escola sem Partido:

4º Momento

Análise e discussão com os alunos acerca das charges que tratam do tema "Escola sem Partido". 



5º Momento
Continuação da análise das charges expostas no dia anterior. No 5º momento da avaliação os alunos irão escrever, logo após a análise das charges, um texto opinativo, no qual irão expor suas opiniões a respeito do que foi trabalhado durante a oficina. O texto será escrito de forma individual por todos os alunos e terão como base não só o que foi mostrado durante a oficina como também os seus conhecimentos prévios. 

6º Momento
No 6º momento faremos um debate direcionado pelo grupo a respeito do material que foi trabalhado com alunos nos momentos anteriores. Como a finalidade de analisar a participação do aluno no momento da exposição oral. Este momento será fundamental para que logo após a exposição da oficina, mostrem o que entenderam a respeito do que foi exposto pelo grupo, para que haja assim comentários onde existam concordâncias e discordâncias, com a finalidade dos alunos exporem para o grupo e seus colegas suas opiniões e experiências.








Um traço político ok from Renato Oliveira

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
 MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. Trad. Maria Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto, 2014.
 JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph. 2008.

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