segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Feminismo e o Fora Temer

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras - FALE
Recursos Tecnológicos
Docente: Ivânia Neves


Célia Fernanda
Viviane do Rosário


INTRODUÇÃO


O cenário político atual despertou diversas manifestações populares no país com pontos de vista diferentes e proferindo discursos a favor ou contra o processo de impeachment de Dilma Rousseff seguido da nomeação interina de Michel Temer à presidência da república. Nesse período, debates políticos, ideológicos e sociais formaram-se em toda a sociedade brasileira. Eventos acadêmicos, audiências públicas, articulações de movimentos sociais e discursos midiáticos fizeram e ainda fazem parte do processo conturbado da política democrática do Brasil.



Diante deste cenário, movimentos feministas iniciaram ações populares em protesto ao que parte da população considera como um golpe de Estado. Vários manifestos contra Michel Temer e contra as decisões definidas por ele e seu novo ministério impulsionaram as pautas de reivindicações de alguns movimentos feministas no país. Para este trabalho, vamos nos deter aos discursos proferidos no ambiente das novas mídias: blogs e fanpages feministas. Isso porque entendemos que as redes sociais e o ciberespaço em geral é o que mais atrai a público-alvo de nosso plano de aula, além de nos apoiarmos no referencial teórico que trata as novas mídias como uma importante ferramenta de análise para a educação, assim explicado por Barbero (2014):


A experiência cotidiana do professor atesta, no entanto, a deformadora presença na vida escolar de lógicas, saberes e relatos que escapam a seu controle. Ao mesmo tempo, os meios audiovisuais constituem um novo e poderoso âmbito de socialização (...) reordenando e desmontando velhas e resistentes formas de intermediação e autoridade que configuravam, até pouco tempo o estatuto e o poder social da escola. (p. 65)


Entendendo esse “novo” espaço como um lugar onde há interação imediata, é de importância recorrer também a Henry Jenkins, quando aborda a cultura da convergência, onde o velho e o novo se encontram num período de transição não só da cultura e comportamento humano mas em tudo mais em que isso implica, e, essencialmente, na educação. Segundo ele, “o  público, que ganhou poder com as novas tecnologias e vem ocupando um  espaço na intersecção entre os velhos e os novos meios de comunicação, está exigindo o direito de participar intimamente da cultura” (JENKINS, 2008).
É, portanto, imprescindível trabalhar com o nosso público conteúdos inseridos nas interfaces midiáticas em que eles mesmos possuem fácil acesso e podem interferir diretamente nas reflexões e nos debates para a construção de seus próprios discursos.


REFERÊNCIAS


FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.


MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. Trad. Maria Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto, 2014.


JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph. 2008.



PLANO DE AULA


Público-alvo: Alunos do ensino médio
Duração: 20h


OBJETIVOS
Objetivo Geral: Refletir acerca das práticas de movimentos feministas diante o manifesto Fora Temer.


Objetivos específicos:
  • Descrever o que é quais os objetivos dos movimentos feministas
  • Acentuar basicamente o cenário político atual
  • Pontuar os posicionamentos diversos sobre a temática
  • Conversar sobre o assunto defendendo uma posição e respeitando o oposto
  • Refletir sobre a leitura crítica das manifestações transmidiáticas feministas sobre o enunciado Fora Temer


RECURSOS DIDÁTICOS
Notebook, DataShow, caixa de som, laboratório de informática, celulares, quadro branco, internet (wi fi ou 3G)


JUSTIFICATIVA


A comunidade escolar é o ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento crítico e formação de opinião, principalmente no que diz respeito às disciplinas e discussões que podem ser abordadas junto a alunos do ensino médio, período em que jovens estão em transição prospectando a vida acadêmica e adulta. Neste cenário, é de suma importância levantar questionamentos sobre a situação atual da sociedade brasileira, bem como as informações que circulam nas plataformas que já fazem parte do cotidiano comum destes jovens.
Trabalhar os conteúdos proferidos nas redes sociais sobre a política e sociedade é uma proposta que leva este trabalho a ter como objetivo estimular o pensamento crítico reflexivo de estudantes do ensino médio diante os discursos feministas a cerca do enunciado Fora Temer. Apoiados em Freire (2011), entendemos que a docência é um exercício que necessita de ações distantes de amarras institucionais e que proporcione ao público um desenvolvimento pedagógico e social satisfatório, como ele explica:


(...) ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes.  (FREIRE,  p. 13)


Defendendo esta ideia, entendemos que fazer os alunos pensarem os discursos inseridos nas manifestações transmidiáticas que circulam em redes sociais as quais eles mesmos são habituados a utilizar, proporciona o desenvolvimento da prática de olhar esses conteúdos com outros olhos. Compreender a situação política e social da atualidade é fator determinante para uma interpretação mais coerente. Por outro lado, o aluno pode tirar dos próprios conteúdos transmidiáticos (memes, virais, hashtags, ensaios fotográficos, post compartilhados) informações para entender a situação atual, a crítica do momento.   



METODOLOGIA - 20h


AULA 1


Apresentação: Para uma breve introdução sobre o feminismo, perguntaremos o que eles sabem a respeito do tema feminismo e listaremos no quadro algumas palavras-chave proferidas pelos próprios alunos para, a partir delas, criar um conceito em conjunto.


Leitura: Para esclarecer as dúvidas, vamos ter um momento de leitura e explicação do texto “O que feminismo?”, do site cartacapital.com.br, que resume as perguntas exploratórias básicas sobre o movimento  (o que é, como surgiu, quais seus propósitos). Para este momento,  utilizaremos uma apresentação de slides com trechos do texto. Os alunos poderão copiar no caderno esses trechos pois servirão para a produção textual nas aulas seguintes.  


Discussão: Para saber o grau de familiaridade dos alunos sobre o conteúdo transmidiático, vamos perguntar quais os movimentos feministas eles conhecem, quais as fanpages, blogs ou sites eles já viram, se seguem, se já compartilharam, se recordam de algum post interessante, se concordam ou não com o que já leram ou viram e em qual suporte tecnológico costumam consumir esse tipo de conteúdo (computador, celular, tablets). Vamos mostrar posts da fanpage “Moça, você é feminista”, do Facebook e um vídeo da youtuber Jout Jout e depois discutir sobre o conteúdo dando voz às opiniões dos alunos.  




Produção: Os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática onde, dividido em grupos (no máximo cinco), vão criar uma página na internet do modelo “tumblr”. Os grupos deverão pesquisar e coletar nas redes sociais conteúdos transmidiáticos sobre o tema feminismo e política para serem postados nos tumblrs. Cada grupo deve coletar no mínimo cinco materiais (memes, relatos compartilhados, vídeos, gifs, fotos, tuítes,charges, tirinhas, ilustrações,  etc).
*Caso a escola não disponha de laboratório, os alunos poderão iniciar o planejamento no caderno e produzir o tumblr como tarefa de casa. Todos devem enviar os links para o grupo de whatsapp criado para a disciplina.  


AULA 2


Entendendo o “Fora Temer”: Primeiramente perguntar o que os alunos sabem da situação política atual e das novas medidas tomadas pelo governo Temer. A partir das respostas deles, tentar montar no quadro uma linha do tempo. Depois disso, vamos fazer o resgate de trechos de matérias veiculadas em site de notícias desde o pedido de impeachment, o retrospecto da votação, o pronunciamento da presidente afastada, as medidas do governo Temer. Assim, vamos ajustando a linha do tempo no quadro e todos irão copiar no caderno.


O poder das redes sociais:  Após relembrar o processo político, vamos recordar como os internautas se manifestaram durante esse período. O objetivo é resgatar algumas manifestações transmidiáticas a partir de hashtags criadas em cada período: #TchauQuerida, #FicaDilma, #ForaTemer, #BelaRecatadaedoLar, #OcupaMinc, #NovoEnsinoMédio.  


Produção: Os grupos continuarão a alimentar seus tumblrs no laboratório. Nesta etapa, eles mesmos vão produzir conteúdos transmidiáticos para os próprios tumblrs. Casa não haja laboratório, estarão autorizados a utilizar os celulares para fazer a pesquisa de maneira monitorada pelas professoras.


AULA 3
Apresentação e reflexão: Posicionados em um semi-círculo, os alunos conhecerão os tumblr produzidos por eles. Casa grupo vai para o centro para expor a sua página, explicar o processo de criação e pesquisa (como surgiu o nome e quais as fontes pesquisadas) e vai destacar alguns posts justificando a escolha e dando espaço para que os demais colegas deem suas interpretações.


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Produção textual: Produção individual de um texto dissertativo argumentativo sobre o tema o “O feminismo é a favor da democracia?”. Os alunos poderão consultar as anotações individuais feitas nos cadernos durante as aulas anteriores.   


AULA 4
Correção: Entrega das redações, comentários e correções sobre os erros mais comuns. Abrir espaço para o momento de esclarecer dúvidas sobre a redação dissertativa.


Debate: Posicionar os alunos em três grupos. Os dois primeiros grupos vão expor ideias sobre a situação política e as medidas do governo Temer destacando o papel da mulher nesta gestão. Um terceiro grupo fará parte da plateia e criará memes e tuítes em tempo real sobre o debate. Uma professora atua na mediação do debate e outra no acompanhamento do conteúdo midiático produzido pelos alunos.


AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será dividido em quatro partes e somando os seguintes pontos: 3 pts. para a produção e apresentação do tumblr; 3 pts. para a redação, 3 pts. Para a participação e atuação no debate. O último ponto restante será ofertado para o quesito assiduidade e participação nas discussões orais durante as aulas.  


APRESENTAÇÃO DE SLIDES



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