terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Círio de Nazaré: Entrelaçamento de Cultura & Tecnologia

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Disciplina: Recursos Tecnológicos

Docente: Ivânia Neves
Gleyciane da Costa Pimentel
Introdução
        No mês de outubro a capital do estado do Pará, Belém, comemora uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré. A cidade é enfeitada com cartazes, fitas e faixas em homenagem a Santa de Nazaré. O termo “Círio” é etimologicamente originário do latim “cerus” (cera) que significa vela grande de cera, ao longo do tempo a palavra sofreu modificação de sentido, passando a significar procissão de Nazaré.
          Ocorrem várias procissões durante o mês de outubro, como as romarias: rodoviária, fluvial, moto-romaria, transladação dentre outras, porém a precípua é a que acontece no segundo domingo do referido mês. Um dos acontecimentos que mais impressionam durante a procissão é a quantidade de pessoas que pagam promessas, são os chamados promesseiros. Tais promessas vão desde a distribuição de água, terços e fitas, até pessoas carregando objetos de cera e casinhas de miriti, e outras puxando a corda que possui cerca de 400 metros de comprimento que fica atrelada a berlinda. Tudo para agradecer as graças alcançadas. Após a procissão as pessoas retornam as suas casas para o tradicional “almoço do Círio”, um banquete preparado com a culinária local: pato no tucupi, arroz paraense, maniçoba e vatapá. Famílias se reúnem para confraternizar. Esse momento constitui um verdadeiro ritual cultural. Nesse período festivo a cidade de Belém recebe decorações especiais, como José Maria da Silva ressalta:
        Mais próximo ao dia do Círio e das procissões, a cidade vai sendo ambientada com cartazes da festa e decorações nas ruas. Na rua que passa ao lado da igreja e da Praça Santuário, a Diretoria da Festa monta arcos de extensão da rua com decoração comemorativa a cada edição dos festejos. Além disso, esta área recebe uma iluminação especial, sendo que nos últimos anos essa ambientação da cidade é realizada com base em uma temática definida para homenagear a santa a cada ano. 

       O Círio de Nazaré é de suma importância para a cidade de Belém, pois por ser uma festa religiosa grandiosa, em setembro de 2004 passou a ser considerado um patrimônio cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A cidade passou a se tornar conhecida no Brasil e no mundo. Todo o ano nesse período Belém recebe a visita, em média, de dois milhões de turistas, com isso, a articulação de várias esferas sociais além da econômica e religiosa, como a turística e a artística. Cabe salientar que o Círio de Nazaré é uma festa de cunho religioso, no entanto, não se limita unicamente ao plano do sagrado, haja vista que congrega uma série de outras esferas sociais.
        Pretendo analisar, a partir da definição de “Cultura da Convergência”, de Henry Jenkins(2009) como o Círio de Nazaré está presente nos aplicativos voltados para smartphones. Mas para isso, a priori é necessário entender que o termo convergência se refere ao movimento de conteúdos por meio dos mais variados suportes de mídia e dentro da mente de cada consumidor, à relação que se estabelece entre os mercados midiáticos e a maneira que se comportam os usuários dos meios de comunicação. Jenks enfatiza a tese de que convergência representa uma forma em que são consumidos os conteúdos, haja vista que os consumidores são incentivados a ir em busca de novas informações e conectar conteúdos midiáticos diversos. Jenkins (2009) pensa:
       A convergência ocorre dentro dos cérebros de consumidores individuais e em suas interações sociais com outros. Cada um de nós constrói a própria mitologia pessoal , a partir de pedaços e fragmentos de informações extraídos do luxo midiático e transformados em recursos através dos quais compreendemos nossa vida cotidiana.

       A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. O indivíduo está se tornando extremamente dependente principalmente de aparelhos móveis, como celulares, smartphones e tablets. Quase que a todo o momento são instigadas a utilizarem a tecnologia para terem mais praticidade, no entanto, acabaram tornando-se inclusive dependentes de tal tecnologia.
       No ano de 2012 foi o surgimento de aplicativos grátis que podem ser baixados para smartphones, como os intitulados “Kd a Berlinda?” e o “Círio de Nazaré”. Esses aplicativos inovadores disponibilizam várias informações sobre a grande festa religiosa do povo paraense, informações como: sua história, símbolos, orações, cartazes, procissões, hinos, programação e até mesmo a localização da berlinda durante todo o trajeto percorrido no segundo domingo do mês dez. O “Kd a berlinda” já ultrapassou 250 mil  acessos neste ano de 2015. Além desses, as redes sociais como WhatsApp e Facebook também são  recursos  usados para divulgação de  conteúdos midiáticos, que envolvem produção e consumo dos meios de comunicação.

 https://www.youtube.com/watch?v=3icFVY-v_vk

Plano de Aula
1.      Identificação
Título: Círio de Nazaré: Entrelaçamento de Cultura & Tecnologia
Proponente: Gleyciane da Costa Pimentel

2.      Objetivos:
·         Geral: Mostrar diante dos recursos midiáticos como o Círio de Nazaré converge nos aparelhos por meio dos aplicativos.
·         Específicos:
·         Analisar como a cultura paraense é exposta nos aplicativos sobre o Círio de Nazaré voltados para smartphones e tablets
·         Analisar aplicativos sobre o Círio de Nazaré
·         Relacionar cultura e tecnologia

3.     Justificativa
      O presente plano de ensino surgiu como pré-requisito para a aprovação na disciplina Recursos Tecnológicos ministrada pela professora Ivânia Neves na Universidade Federal do Pará para os alunos do 7º semestre do Curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa. Este projeto visa analisar como a convergência acontece no Círio de Nazaré por meio dos aplicativos “Kd a Berlinda?” e Círio de Nazaré”. Tal projeto assume grande importância para a compreensão da relação que existe entre cultura e tecnologia abordada por Henry Jenkins em “A Cultura da Convergência”. O Círio de Nazaré apesar de uma festa de essência religiosa não se limita apenas ao campo do religioso, pois é considerado uma manifestação cultural paraense que envolve outras esferas sociais.  
      Com o título “Círio de Nazaré: Entrelaçamento de Cultura & Tecnologia” pretendo expor as faces da tese defendida por Jenkins sobre convergência utilizando o Círio de Nazaré e a tecnologia dos aplicativos criados justamente para possibilitar os usuários de ter acesso a conteúdos como também, acompanharem os trajeto ou localizar a Santa de Nazaré em pontos do percurso.
      Assim, partindo do que foi abordado, este se justifica pela grande importância da compreensão que os  alunos devem ter das relações que existem entre cultura e tecnologia.

4.      Conteúdo
     Cultura paraense e tecnologia
5.      Recursos midiáticos
Imagens, videoclip, assim como data-show, computador e caixa de som.

6.      Metodologia

 1º Momento:
A princípio farei a apresentação do tema da oficina e exposição do cronograma, posteriormente, ocorrerá uma leitura coletiva (cada aluno irá ler uma parte do texto) do livro cultura da convergência, de Henry Jenks, com a finalidade de fazer com que os alunos compreendam o posicionamento do autor em relação à cultura e tecnologia.

2º Momento
Discussão sobre cultura (Círio de Nazaré) e tecnologia (aplicativos)

3º Momento
Ao final, para verificar se os alunos compreenderam o que foi abordado durante a oficina, eles terão que produzir um texto dissertativo de acordo com o tema “Cultura paraense em aplicativos”

7.      Avaliação
1-      Produção textual sobre o tema:
      “Círio de Nazaré em aplicativos”

8.      Referências
JENKS, Henry. Cultura da Convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. 2ª ed. – São Paulo: Aleph, 2009.
Site: www.xiconlab.eventos.dype.com.br>anais

Nenhum comentário:

Postar um comentário