terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ENTRE FLECHAS E TRAVES: REMO E PAYSANDU NOS CAMPEONATOS NACIONAIS

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Disciplina: Recursos Tecnológicos 
Docente:Ivânia Neves
Geysa D'Andrade 
Maria Carolina Raiol
Tatiany Dos Reis

INTRODUÇÃO

Belém do Pará é uma capital rica em cores, cheiros e sabores, que podem ser percebidos em cada esquina. Prestes a completar 400 anos, a cidade de Belém reafirma a multiplicidade de seu povo e de sua cultura tanto internamente quanto a nível nacional. Apesar de ser uma cidade antiga, somente nos últimos anos sua cultura começou a ser difundida pelo restante do país através das mídias sociais da internet. Uns dos expoentes da cultura paraense, os dois times de futebol Remo e Paysandu, ganham notoriedade nas redes sociais através de seus torcedores.
 O futebol é uma importante prática cultural na sociedade por se fazer presente na vida dos cidadãos, independente de credo, etnias, classe social, etc. Nas torcidas de Remo e Paysandu podemos perceber a importância das práticas culturais paraenses quando os dois times participam dos campeonatos nacionais. Exaltam-se os costumes, a cultura, o amor pela terra, pelo povo, assume-se o indígena como identidade.                      
 Os comentários polêmicos envolvendo as torcidas dois times de futebol belenenses no Facebook a partir de dois acontecimentos nos campeonatos nacionais são reações de defesa à cultura paraense. O primeiro acontecimento ocorrido nas oitavas de final da Copa do Brasil, entre Paysandu x Fluminense, teve início nas postagens preconceituosas utilizando principalmente o termo “índio” de forma racista aos torcedores do time bicolor e aos paraenses em geral; e o segundo, entre Remo x Operário-PR pelo Campeonato Brasileiro da Série D, com comentários ofensivos e preconceituosos nas emissoras de rádio e TV do Paraná, relacionados ao time azulino, como também a quem vive no Pará, que foram publicadas na web.
  O referencial teórico adotado para este trabalho foi o pesquisador Henry Jenkins. Em seu livro Cultura da convergência, o autor traça uma imagem do que estamos presenciando. Cada vez mais torcedores usam o Facebook como um meio de comentar antes, durante e depois do jogo de seus times acerca do desempenho do seu clube de coração.

https://www.youtube.com/watch?v=k1AoIOEiLI0


PLANO DE AULA
1.  IDENTIDICAÇÃO
Título: Entre flechas e traves: Remo e Paysandu nos Campeonatos Nacionais

Proponentes:
Geysa do Nascimento D’Andrade
Maria Carolina da Costa Raiol
Tatiany Natividade dos Reis

2. OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Analisar as polêmicas envolvendo as torcidas dos times de futebol paraenses Remo e Paysandu no Facebook a partir de dois acontecimentos nos campeonatos nacionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Investigar a importância das práticas culturais que envolvem as torcidas dos dois times em Belém;
* Analisar as transformações midiáticas e o por que da relação do futebol com a cultura paraense;
* Visibilizar como o paraense é visto no cenário nacional a partir de comentários feitos aos dos dois clubes no Facebook.

3. JUSTIFICATIVA
Na cidade de Belém, o futebol paraense possui uma das maiores rivalidades brasileiras: os clubes Remo e Paysandu. Recentemente, dois eventos polêmicos ocorridos em Campeonatos Nacionais abalaram não só quem faz parte da torcida destes times, mas toda a população paraense. Portanto, sabendo da importância que os dois clubes possuem na vida do belenense e as várias publicações nas mídias sociais acerca do nosso futebol cotidianamente, este plano de aula justifica-se em analisar as práticas culturais e transformações midiáticas pelo qual passam o futebol paraense e aos moradores de Belém. A partir destas investigações, pretende-se fazer um panorama geral de como é visto o cidadão paraense dentro do cenário nacional, usando como objeto de estudo os comentários feitos aos dois clubes no facebook.

4. METODOLODIA

1º MOMENTO: É importante, neste primeiro momento, o professor tecer breves comentários sobre a cidade de Belém para perguntar aos alunos:
 O que lhes vêm à mente quando ouvem falar da capital paraense?

É interessante que o professor anote no quadro as respostas dos alunos.

2º MOMENTO: Serão mostradas aos alunos imagens das torcidas de Remo e Paysandu para serem feitas as seguintes indagações:
Por que podemos considerar Remo e Paysandu uma das identidades da cidade de Belém?
Quais práticas culturais pode-se identificar nas torcidas desses dois times de futebol?
De que forma as práticas culturais dessas torcidas contribuem para (re) afirmar a identidade paraense no cenário nacional?

3º MOMENTO: Consideramos relevante trazer para a sala de aula as transformações midiáticas pelas quais o futebol passou. Chamando atenção para a velocidade com que informações, nos dias de hoje, chegam até nós. E como comentários que circulam através do futebol, que antes eram restritos, podem provocar desentendimentos entre torcidas.

Faz-se necessário utilizar o vídeo do youtube: (https://www.youtube.com/watch?v=k1AoIOEiLI0)  para exemplificar.

4º MOMENTO: É o momento que iremos analisar as polêmicas envolvendo as torcidas dos times de futebol paraenses Remo e Paysandu no Facebook a partir de dois acontecimentos nos campeonatos nacionais. O professor fomentará um debate acerca de como o paraense é visto no cenário nacional através dos comentários feitos a esses dois times.


5. CONTEÚDO
Publicações no Facebook, imagens, vídeos, matérias publicadas em sites sobre o assunto.

6. RECURSOS DIDÁTICOS
Data-show, computador e caixa de som.

7. ATIVIDADE AVALIATIVA
Elaborar um texto dissertativo tendo como base a discussão feita em sala sobre como o paraense é visto no cenário nacional através do futebol.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário