terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Belém: A cidade luz dos 400 anos e o vlog da “Boca de Tracajá”

Universidade Federal do Pará
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Disciplina: Recursos Tecnológicos
Docente: Ivânia Neves 
Camila Mendes  
Ithamara Borges
  Leandro Morais

           “Belém 400 anos”, festas ou lamentações?  “Belém 400 anos ou 400 danos”?
Em meio às preparações para tão aguardada festa de fundação da cidade, vários discursos são construídos e assumem o campo de batalha das ideias. De um lado, um discurso ufanista, de valorização das riquezas e cultura da “Paris n’América”, de outro lado, a Belém pouco mostrada pela administração política e pelas grandes mídias da cidade. Num mundo em que as informações e discursos estão cada vez mais fluídos e descentralizados das instituições Estatais, chegando a ultrapassar os muros das mídias corporativas, nada mais lógico que a tão aclamada festa da “Belém 400 anos” não escape das “línguas ácidas” de indivíduos e grupos que ganham cada vez mais espaço para exposição de posicionamentos, críticas e opiniões que não aparecem nas Tv’s ou rádios, mas que existem e tomam conta das mídias alternativas.
É a partir desse contexto que nossa proposta de Oficina procurará incentivar a reflexão e análise desses discursos tão diferentes a respeito de um mesmo tema, os quais revelam intenções e ideologias próprias de contexto político-social de quem fala o discurso. Pois, segundo Foucault, “o discurso em si é uma construção linguística atrelada ao contexto social no qual o texto é desenvolvido [...] Mais que uma análise textual, a análise do Discurso é uma análise contextual da estrutura discursiva em questão” (BRANDÃO, 2004).
Para estudar esses discursos em torno da “Belém 400 anos” destacaremos dois discursos: o projeto ‘’Belém Cidade Luz da Amazônia’’, de iniciativa da FIEPA e do SESI, apoiado pelas redes de comunicação da cidade, pela prefeitura e governo estadual e o VLOG da estudante de jornalismo Samara Castro, “Apenas Falando a Verdade”, o qual levanta críticas diretas às questões políticas e sociais da cidade, de um modo descontraído, direto e com sotaque e expressões próprios de Belém.
https://www.youtube.com/watch?v=hiNfjQxcGhw

Nosso objetivo é de suscitar um senso critico em torno desses dois discursos, analisando suas diferenças, suas intenções e público alvo. Pois, enquanto o projeto ‘’Belém Cidade Luz da Amazônia’’ possui o objetivo de “iluminar” praças e locais de convívio publico da cidade, para torná-la mais agradável e bonita, os vídeos da estudante revelam uma cidade que está longe de ruas iluminadas ou até mesmo de transporte público de qualidade (Vídeo “Eu quero o BRT") para se ter acesso à “iluminada” Praça Batista Campos, conforme aponta o projeto “Cidade Luz”.
O discurso presente no VLOG de Samara Castro é produto de suas próprias experiências e da população em geral (ruas alagadas e período de chuva, buracos nas vias e a interminável obra do BRT), sendo assim, denuncia em detalhes fatos que muitas vezes não são veiculados nos jornais locais, por exemplo. Tal fenômeno já é analisado por Henry Jenkins em “Cultura da Convergência”:
“[...] Cada um de nós constrói a própria mitologia pessoal, a partir de pedaços e fragmentos de informações extraídos do fluxo midiático e transformados em recursos através dos quais compreendemos nossa vida cotidiana [...]; cada um de nós sabe alguma coisa; e podemos juntar as peças, se associarmos nossos recursos e unirmos nossas habilidades [...]” (2008, p. 28).
É nesse caminho que o Vlog da “Boca de Tracajá” (um justo apelido dos internautas) tece seu discurso, associando conhecimentos e sentimentos (de indignação) individuais e coletivos, tornando-se uma “fonte alternativa de poder midiático” (JENKINS, 2008, P. 28).
Já o discurso do “Belém Cidade Luz da Amazônia” parece estar mais próximo dos intuitos das empresas, governos e grandes mídias, os quais consistem em preparar uma grande festa para a “Cidade Luz” (Paris n’ America da Belle Époque?) da Amazônia, omitindo a visão de uma cidade que, seguramente, não está “iluminada” para todos, afinal, qual é esta “toda Belém” citada pelo projeto? Abrangerá os bairros periféricos ou a escura “Avenida Independência” do vídeo de Samara Castro?
A Praça Batista Campos é o ponto de partida da decoração, que se estende ainda aos prédios do Sistema Fiepa na capital paraense e demais edifícios residenciais, empresas e espaços públicos em geral para que até 2016 toda Belém esteja iluminada. 
[...] Além de estimular a cultura, o projeto provoca um incremento do turismo e na economia dos estabelecimentos comerciais de toda a cidade, sem contar com a autoestima das pessoas. “O Sistema Fiepa conduz o projeto ‘Belém Cidade Luz da Amazônia’, junto com seus parceiros, porque a indústria do Pará também é beneficiada [...]. O incremento do turismo reflete benefícios para diversos setores da indústria no Estado” (Site da FIEPA).
As diferentes vozes e discursos que rodeiam a “Belém 400 anos” já fazem parte de nosso dia a dia, portanto, o embate é inevitável, pois estão ligados diretamente aos rumos de nossa cidade. Resta saber se ficaremos incólumes diante das “falas” de grupos políticos e sociais ou se nos esforçaremos em mantermo-nos conscientes das minúcias das práticas discursivas. Diante deste grande desafio, esperamos que esta oficina forneça uma “luz” para um caminho atento.


Plano de Aula
Tema: Belém: A cidade luz dos 400 anos e o vlog da “Boca de Tracajá”.
Público Alvo: Alunos do curso de Letras - Língua Portuguesa
Período: 17/11/2015
Duração: 4h
Objetivo Geral: Discutir as intenções depreendidas a partir da análise dos discursos veiculados pelo projeto “Belém Cidade Luz da Amazônia” de iniciativa dos órgãos: FIEPA e SESI e pelo vlog “Apenas Falando a Verdade” da estudante paraense de jornalismo Samara Castro.
Objetivo Específico:
v  Pesquisar a respeito do projeto “Belém Cidade Luz da Amazônia”, a fim de definir e compreender as intenções que o projeto propõe à cidade e à população.
v  Analisar o discurso de opinião formado por Samara Castro em seu vlog “Apenas falando a verdade”, a fim de compreender o porquê do apelido “Boca de Tracajá”.
v  Examinar e comparar os discursos idealizados pelo projeto e pelo vlog, tendo em vista que os dois veículos de comunicação possuem finalidades distintas.
v  Discutir acerca das intenções existentes por trás dos discursos, utilizando como suporte, textos científicos, a fim de identificar nas falas do vlog e na proposta do projeto esses discursos.

Justificativa:
     O cenário festivo em comemoração aos 400 anos da cidade de Belém nos proporciona observar a formação dos discursos que se desenvolvem em torno desse aniversário. O projeto de iniciativa da FIEPA e do SESI intitulado ‘’Belém Cidade Luz da Amazônia’’ é um desses discursos criado especialmente para destacar a beleza da cidade, em razão de sua proposta de iluminação. Além desse discurso temos ainda um veículo de comunicação que ganhou destaque no meio midiático por conta de seu discurso identitário e crítico. O vlog ‘’Apenas Falando a verdade’’ da estudante de jornalismo paraense Samara Castro tem esse papel formador de opinião, ou indo mais além, poderíamos inferir que é um suporte capaz de dar voz aqueles que não têm a oportunidade de se expressar. Analisando os dois veículos comunicacionais detentores de discursos distintos sobre a cidade de Belém, propomos uma discussão com os alunos para coletar opiniões e as possíveis compreensões que se formaram a partir da análise desses discursos. Logo, objetivamos em nosso estudo suscitar nesse aluno o senso crítico e capacitá-lo para ter propriedade ao analisar os discursos instaurados na sociedade.

Conteúdo:
Vídeos de Samara Castro: ‘’Buracos em Belém’’; ’’Eu quero o BRT’’ e ‘’Alagamento em Belém’’, textos postados nos portais da FIEPA e SESI sobre o projeto ‘’Belém Cidade Luz da Amazônia’’,imagens do desenvolvimento do projeto em Belém e imagens de Paris, cidade luz do mundo, além de uma breve pesquisa sobre o período áureo da borracha na Amazônia, coletada do site Google  e  apostilas retiradas dos livros: ‘’Introdução à Análise do Discurso’’ de Helena H. Nagamine Brandão e ‘’Cultura da Convergência’’ de Henry Jenkins.

Metodologia
 Primeiro Momento: Será colocado o vídeo crítico ‘’Eu quero o BRT’’ de Samara Castro, para apresentá-la aos alunos, e posteriormente faremos a leitura da proposta do projeto “Belém Cidade Luz da Amazônia”. Ainda nesse momento, será pedido que os alunos respondam algumas questões oralmente, a fim de despertar a curiosidade e criticidade para o assunto em comum entre os dois veículos de comunicação:
o   Qual o assunto tratado no vídeo e no projeto?
o   Qual a intenção de cada um?
o   Existe algum assunto em comum entre eles, e se sim, qual seria?
o   O projeto faz alusão a algo de seu conhecimento?
 Segundo Momento: Após a exposição da opinião dos alunos, será introduzido as apostilas sobre análise do discurso e cultura da convergência, assim como uma breve pesquisa sobre o período áureo da borracha na Amazônia. Desse modo, pretende-se refinar a criticidade dos alunos e mostrar como identificar as formas que os discursos aparecem por trás das fala, textos e mídias.
Terceiro Momento: Terminado a introdução teórica, retomaremos as apresentações dos vídeos “Buracos em Belém” e “Alagamento em Belém’’ do vlog “Apenas Falando a Verdade”, pedindo mais atenção dos alunos para os temas criticados e a forma como eles são abordados pela vlogueira Samara Castro. Nesse mesmo momento apresentaremos também algumas imagens de Belém durante a realização do projeto e imagens de Paris, a Cidade Luz do mundo, e pediremos para eles compararem e analisarem as imagens, levando em consideração o passado histórico da cidade de Belém apresentada anteriormente no texto. (Segundo Momento).
Quarto Momento: Terminada as exposições, um novo questionário será proposto aos alunos para iniciar um novo círculo de debate e exposição de ideias sobre os vídeos, imagens e textos lidos.
o   O que podemos compreender acerca do discurso existente por trás da proposta do projeto?
o   Vocês acreditam que o projeto “Belém Cidade Luz da Amazônia” representa uma tentativa de reproduzir o conceito que existia na Belle Époque de “Paris na América”?
o   O que vocês entendem sobre o apelido de Samara Castro “Boca de Tracajá”?
o   De que forma podemos comparar a proposta do projeto e o discurso da vlogueira? Como cada um representa a cidade nos seus discursos?
o   E mais perguntas que se formarem ao longo da discursão.
 Quinto Momento: Após a finalização dos debates, passaremos para a parte final que inclui a produção midiática para fins avaliativos.

Material:
Computador, data show, caixas de som, apostilas impressas, celulares dos próprios alunos (para filmagens), imagens virtuais, quadro branco, pincel e blog criado pelo professor especialmente para essa oficina.

Atividade Avaliativa (1h30):
A proposta de avaliação levará em conta toda a trajetória dos assuntos abordados durante a oficina: “Projeto Belém Cidade Luz da Amazônia” e os três temas dos vídeos do vlog ‘’Apenas Falando a Verdade’’.
A turma será dividida em grupos, entre 4 e 5 alunos, ou na quantidade necessária para não haver grupos com menos de 4 alunos. Cada grupo será orientado a fazer um vídeo como num vlog falando sobre um dos assuntos listados anteriormente, é necessário que o tema seja exatamente delimitado, por isso os quatro temas serão sorteados entre as equipes.
A gravação será feita com os próprios celulares dos alunos dentro da sala de aula ou nas mediações da escola. Os alunos terão que escrever um pequeno roteiro (sob orientação do professor) que servirá como guia para a gravação que deve respeitar o tempo máximo de 1 hora.
Quando as gravações estiverem concluídas, o professor deve recolhê-las junto com os roteiros e fornecer para o aluno o endereço do blog onde será postado os trabalhos realizados por eles. O professor estará encarregado de fazer as postagens para que os alunos possam acessar seus vídeos e dos colegas também.


Referências Bibliográficas
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. São Paulo, Unicamp, 2004.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
 https://youtu.be/hiNfjQxcGhw

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