sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Festival OSGA de Comunicação


Professor Renato Nogueira


O “Osga”, como é conhecido, é um festival de vídeos que já vem sendo produzido desde 2005, e que começou com a finalidade de desenvolver os conhecimentos em edição não-linear (meio digital) de áudio e vídeo para alunos do terceiro semestre de publicidade e propaganda da Unama. Seu nome é uma brincadeira feita com um dos maiores festivais de filmes do mundo, o “Oscar”, e simboliza, de uma maneira bem divertida, a “maior premiação de vídeos da Amazônia”.

Esse concurso foi iniciado por alunos da universidade, até que os professores Ricardo Harada e Renato Malcher tiveram a idéia de institucionalizá-lo e transformá-lo em avaliação final. No primeiro ano, houve mais de trinta inscrições, tanto de alunos que deveriam participar do processo avaliativo como alunos de outros semestres, que ficaram interessados em produzir seus vídeos.

No mês da apresentação, que é marcado sempre no final de cada semestre ou uma vez por ano, são espalhados por toda a Universidade cartazes dos trailers e curtas que serão apresentados, chamando assim a atenção de outros alunos que também produzem os seus trabalhos para concorrer. Nesses últimos anos, já foram produzidos filmes que usaram até “Stop Motion”, técnica de animação onde são tiradas várias fotos, que quando colocadas em sequência, dão a ilusão de movimento resultando em um trabalho muito interessante.

No dia da mostra, as torcidas organizadas pelos alunos, os convidados e os concorrentes se encontram para uma noite de muita diversão e apreciação dos vídeos produzidos que concorrem em categorias já pré-estabelecidas, que são: melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor figurino, melhore efeito especial, melhor edição e finalmente os prêmios mais esperado da noite, o de maior “mico” e melhor filme.

Nessa segunda edição do ano de 2009, o festival sofreu algumas modificações e foi aberto para as outras habilitações do Curso de Comunicação da Unama, as de Jornalismo e Relações Públicas, que participarão com vídeos produzidos durante o curso, reportagens e documentários, todos colocados em categorias específicas.

Esse ano, o Festival Osga de Comunicação terá a apresentação de curtas paraenses, alguns vídeos selecionados, culminando com os trabalhos dos alunos e será na Unama Br, às 19 horas, no Auditório 03 que fica na Br 316, Km 03 em Ananindeua – PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário