quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mercado Paralelo e Tecnobrega

Por Cibelle Trindade 4PPV11

Você já deve ter ouvido o dito popular “Tudo que é proibido é mais gostoso”. Podemos dizer que o mercado do Techno-Brega funciona e se articula desse jeito, e por ser realizado de forma proibida parece ser mais prazeroso para quem participa. Essa vertente do Brega nunca teria se difundido e explodido sem a forma peculiar de pirataria que passam as canções.
Para se ter uma música em uma coletânea de Techno-Brega e Eletro-Melody, no mínimo se paga 50 reais pela inclusão da faixa na listagem de músicas. Logo depois de produzida num estúdio caseiro em algum lugar da cidade, cópias das músicas são distribuídas pelos próprios artistas para vendedores ambulantes e Dj’s de aparelhagem gratuitamente, então o ambulante reproduz a cópia e vende nas ruas, e o Dj a introduz nas festas.
Percebam que não há direito autoral, ou fim lucrativo na produção de uma faixa de Techno - Brega. É preciso que a música estoure primeiramente nas ruas e festas para que os artistas sejam convidados para fazerem shows. Só depois que a canção é sucesso na aparelhagem é que surge espaço para ser tocada na rádio, sendo o rádio o último estágio que as canções podem alcançar.
Será que o Techno-Brega ganha o Brasil? É difícil responder, mas como boa parte das canções são versões de sucessos de rádio não autorizadas, é impossível que a comercialização e exportação dessas músicas aconteçam de maneira regular. A visão dos artistas é limitada ao mercado paralelo que estão inseridos.
Os bregueiros aproveitam o que eles chamam de oportunidade (o que legalmente se chama plágio) para criar um hit com maior facilidade, fazendo alterações na letra e usando a melodia de uma música que já esteja fixada sem o pagamento de direitos autorais. O Brega conquista espaço nas ruas, sendo vendido na mão dos camelôs. Do lado de uma banca de CD’s há uma banca de roupas contrabandeadas e outra de eletrônicos importados ilegalmente da China. É com a réplica da Nike ou Puma que o bregueiro se veste, é na banquinha que ele compra o CD da música que irá cantar nas festas de aparelhagem no fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário