segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Jovens Evangélicos e suas novas identidades

Alunos: Luciana Oliveira
Thalita Brandão
Eddvylly Cruz 4PPM11

Os jovens antes entendiam as igrejas como forma de limitar sua liberdade, em seus cultos monótonos e sem muitos atrativos acabavam afastando esses jovens das atividades que se realizavam nesses templos, porém com o tempo, esse sentimento teve uma mudança, visto que as igrejas modificaram seus cultos e formas de doutrinas, que se tornaram mais atrativas aos olhos dos jovens de nossa sociedade contemporânea.
Diversas foram as mudanças, tanto no comportamento quanto no vestuário, saias compridas e blusas sem decotes, ainda são muito usadas pela comunidade evangélica jovem, porém essas roupas já não são típicas da religião. Os grupos de jovens evangélicos já se permitem ao uso de uma maquiagem moderada, esmalte nas unhas, calça jeans, blusas sem mangas longas, ou que tenham um detalhe a mais, sem que possa deixar o corpo um tanto em evidência.
Deve-se observar também que atualmente os hinos evangélicos ganharam mais vida e energia nas canções, sendo que suas composições passam do brega ao samba, da música romântica ao jazz, porém sempre em louvor a Deus, em todos os sentidos. Outra característica também foi a criação de baladas, como madrugada jovem, balada gospel, dentre outras; reuniões destinadas aos grupos de jovens evangélicos, que estendem-se madrugada a fora, coisa que não era comum há alguns anos atrás.
Rapazes e moças assumem um papel atuante dentro do campo evangélico, como exemplo os líderes de jovens nas igrejas que também são jovens, empenhados em trabalhar com esse público. Bem como um dia em que o culto é direcionado para a comunidade jovem da igreja, onde nesse momento os pastores tratam de assuntos relacionados ao mundo jovem e claro, veiculados aos ensinamentos da Bíblia.
Os jovens evangélicos são ditos como diferentes nos grupos sociais, devido à conduta que eles seguem, suas formas de relacionamento muitas vezes fogem do comum. Quando se trata de uma relação homem e mulher, há limites nas atitudes que seria normais em um casal não evangélico, por isso procuram se relacionar com pessoas da mesma religião, por haver igualdade nos segmentos bíblicos. Muitos deles utilizam uma aliança no lado direito da mão, como símbolo de esperar em Deus seu conjugue, como eles diriam.
Geralmente freqüentam lugares mais tranqüilos como: teatro, cinema, pizzaria, restaurantes e afins. Em suas conversas são comentados os diversos assuntos, mais sempre com uma visão evangélica, em muitas decisões importantes da vida desses jovens, eles costumam pedir o direcionamento de Deus, pois eles afirmam que sua vida é como se fosse uma oferta agradável, feita para obedecer a Deus, muitos afirmam também que não seguem mais uma religião, mas sim Jesus, pois nele há salvação e não na religião em si.
Deve-se ressaltar que o verdadeiro jovem evangélico é aquele que segue com plenitude os princípios evangélicos, então aquele não segue pode ser considerado apenas como participante da religião e não como seguidor.

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Tiago. Sou evangélico da igreja do evangelho quadrangular. tenho um blog que fala de amizades e frases de reflexão.. Por favor me seguem. Abraço todos...
    tjhottafrases.blogspot.com

    ResponderExcluir