quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tecnobrega: O ritmo musical mais híbrido do norte do Brasil.

Carla Bruna Barros Rodrigues
Emile Marques da Costa
Julianna Araújo Menezes
Lorena Seabra do Carmo
Rafaela Costa Corrêa 2PPN11

O tecnobrega é um estilo musical que vem crescendo muito no cenário paraense, esse estilo tem como predominância a mistura de estilos “importados”, de culturas que dizemos e achamos ser mais modernizadas ou melhores que a nossa. Utiliza recursos da technomusic e a manipulação de ritmos e timbres com a utilização de softwares baixados da internet. É uma mistura de “culturas”, que acaba por criar uma nova identidade para o povo paraense.
Hoje em dia, um paraense vai a outro estado, ou até a outra parte do mundo, e ao falar de onde é, logo lembram: “Da terra do Calypso?”. E essa acaba por ser nossa mais nova identidade entre milhares que já possuímos. Apesar de muitos não gostarem de ser intitulados dessa forma, ou não aceitarem esse rótulo, somos sim da terra do tecnobrega e da terra do Calypso, daquela terra em que há um mistura de ritmos, uma miscigenação de povos e culturas, de tecnologia que vem da periferia, uma terra “dona” de um “batidão”, que é como é chamado no nordeste o tecnobrega, que quando se escuta não tem como ficar parado.
O que chega a ser engraçado é a forma como tudo isso “veio á cena”, pois o tecnobrega é um ritmo que vem da periferia, um ritmo do “povão” como dizemos por aqui, e todo seu aparato tecnológico deixa qualquer DJ, de outra região, que toque qualquer estilo musical diferente, de queixo caído.
As aparelhagens paraenses são as que usufruem de maior tecnologia no Brasil. E esse fato volta a ser um hibridismo, ou seja, uma mistura formidável.
Não há como negar, ou como tentar provar o contrário, o tecnobrega é sim, o ritmo mais híbrido do Norte do Brasil. E isso não tem como ser contestado!



E essa é a mais perfeita forma que temos para provar que o tecnobrega é nosso. DJs Elisson e Juninho, que comandam a maior aparelhagem do estado (Super Pop), contam um pouco da história desse ritmo e Gabi Amarantos, deixa claro como o tecnobrega aconteceu. E pra ficar ainda melhor, Ela (Gabi Amarantos- Banda Tecno Show) e o vocalista da banda Timbalada (Denny), cantam juntos, colocando em pratica tudo que duvidamos na teoria, que a mistura de ritmos da certo. Êita Pará Pai D’égua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário