segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A Goianésia começou no verão de 1978

Universidade Federal do Pará - PARFOR - Letras - Goianéisia
Disciplina: Variação Linguística - Professora Ivânia Neves
Janeiro de 2015
Foto: Maria Célia


A pessoa entrevistada foi José Mariano Pereira de Sousa (Mais conhecido como Zé Finin), de 71 anos, casado com dona Laura Vieira de Sousa 68 anos. O casal teve 10 (dez) filhos. Atualmente, eles moram na rua Francisco Magno, em Goianésia do Pará – PA. Seu Zé reside nesta região,  desde de 1978, quando ainda nem existia a cidade. Atuava como lavrador e hoje é aposentado.







Na tarde de sábado do dia 27 de dezembro de 2014, por volta das 16:00 h, fomos até a casa do Sr. Zé Finin, onde fizermos uma entrevista sobre a história de vida dele e como chegou aqui na cidade de Goianésia, em especial ao estado do Pará. Ele nos respondeu:
“Eu saí de São Pedro da Água Branca, no Maranhão, com minha família, viemos em busca de melhorias de vida, porque quando eu cheguei aqui, não tinha nada, só tinha um barraco na beira da estrada. A Goianésia começou no verão de 1978, com uma única barraca, todos os barracos eram cobertos com palha de abacaba. Em 1979, continuou as casa no lugar que era as ruas hoje.
Os rios que tinha naquela época era rios de água limpa, que todo mundo podia tomar banho, lavar roupa, beber, nós usava pa tudo. Com tempo, foi chegando gente de todo lugar e começou acabar com os rios que tinha. Hoje tá tudo mudado e ninguém usa os rios mais pa nada.


Rio Verde - Goianésia Pará. Hoje, bastante ameaçado pela poluição   Foto: Maria Célia



Agora, despois que foi emancipado, tá tudo desenvolvido. Enfrentei muita dificuldade na vida pa chegar onde eu tô. Muito fios para botar para estudar. Despois que os mininos cresceu, botei uma usina de pilar arroz para botar os mininos pra trabalhar.
Hoje, todos eles com famílias formadas, já me aposentei, vendi a usina, montei um mercadinho pra passar o tempo. Goianésia melhorou muito! As ruas já tão quase todas asfaltadas, tem muitas escolas, tem uma forma de vida diferente onde pode colocar os fios para trabalhar, mas ainda falta muita coisa pra se melhorar uma infraestrutura de boa qualidade."

Praça Central - Goianésia do Pará  
Foto: Maria Célia
Igreja Matriz - Goianésia do Pará    
Foto: Maria Irene
Prefeitura - Goianésia do Pará  
Foto: Maria Célia



Entrevistadoras:     Maria Célia Pereira da Silva
                           Maria Irene Gonçalves de Oliveira
                           Marly Monteiro da Silva







Nenhum comentário:

Postar um comentário