sábado, 10 de janeiro de 2015

A origem de Goianésia do Pará

Universidade Federal do Pará - PARFOR - Letras - Goianéisia
Disciplina: Variação Linguística - Professora Ivânia Neves
Janeiro de 2015








O texto a seguir é uma narrativa de Rafael Mendes Macedo, morador da cidade há 29 anos. Ele tem 72 anos, foi lavrador até sua fase adulta. Com 55 anos passou a estudar, fez o segundo grau e hoje é técnico em enfermagem.

   
            A história da cidade começou pela construção das estradas. A origem principal foi a vinda de muitas pessoas do nordeste e Maranhão pra trabalhar em Tucuruí. E outros em busca de terras, pessoal mais rico de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. E, como encontraram aqui um projeto registrado que era a PA 150 que ia de Marabá a Belém e a PA 263 que ligava a transamazônica a PA 150, nesse entroncamento foi a origem de localizarem Goianésia aqui.
      Aí, todo o pessoal que vinha em busca de terra, sabendo que ia ter um entroncamento, aí se alojaram aqui. Foi muito rápida essa invasão de pessoas que chegaram. E, em uma abertura na fazenda que pertencia ao Sr. Anésio Guerra em que Manoel da Baronesa e seu Hortêncio eram os gerentes, daí foi que aglomerou esse pessoal.

Rio Verde - Goianésia
Quando vieram as primeiras construções da estrada tinha um rio chamado rio Verde. Na beira desse rio, morava uma mulher que vendia merenda e chamava o local de Santana do Rio Verde. Esse foi o primeiro nome de Goianésia. Como chegou muita gente e rápido, houve certa invasão numa abertura dessa fazenda. Com a invasão do povo nessa fazenda e como chegou muita gente, dias depois o dono liberou essa área. Houve então, a sugestão de mudarem o nome para Goianésia do Pará, em homenagem a Goianésia do Goiás que ele era de lá.
O primeiro bairro foi o centro em que o povo aglomerou-se e onde se encontravam os picos das estradas. E quando veio fazer a estrada ficou lá onde é o entroncamento hoje,  no entanto, o centro não ficou sendo lá. Depois outros bairros surgiram, mas o centro principal ficou sendo onde hoje é a Avenida Tancredo Neves.
Sobre os rios, única coisa que eu sei que marcou foi essa mulher que morava na beira desse rio Verde e que era um ponto de referência. Mais ou menos isso. Mas história sobre os rios não sei nenhuma. A gente sabe que no aspecto geográfico tem esses dois rios: rio Verde e o Arapixi, que passam pro outro lado e se encontram lá embaixo onde é hoje o Itamarati.
Encontro dos rios Verde e Arapixi - Goianésia Pará
Sobre as festas religiosas, a que mais chama a atenção na cidade é o festejo de São João Batista.
Um dos fatos mais marcantes e triste em Goianésia foi a história de Aragão em 1980, que foi a morte das duas crianças. Até hoje todo mundo relembra, no dia 17 de setembro e ficou marcado esse encontro todos os  ano.  Esse foi um marco que trouxe para o povo. Marcou, porque foi um fato que marcou muito aqui. Essa historia das menininhas. Quando Goianésia veio a ser cidade, foi um dos primeiros projetos a ser legalizado na câmara de vereadores para que no dia 17 de setembro fosse feriado municipal “Dia contra a violência”.
                                                                           





Postado por: Jaciara Gomes Brito, Railda Machado dos Santos e Thatiana Trindade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário