sexta-feira, 8 de maio de 2020

SANEAMENTO BÁSICO: A ESCOLA E A COMUNIDADE, UM ENCONTRO ENTRE SABERES




SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

Disciplina: Recursos Tecnológicos
Docente: Ivânia Neves
Discentes: Andreza Pinheiro
Elizângela Santos
Izaira Costa
Janne Sousa


                             
É notória a importância da interdisciplinaridade no ensino-aprendizagem de qualquer tema, pois possibilita estabelecer conexão entre várias áreas do conhecimento, como: saúde, educação, tecnologia, entre outras. Um ponto significativo em relação à área da saúde diz respeito ao saneamento básico que é um direito constitucional e definido pela Lei Federal 11.445 de 05 de janeiro de 2007 no artigo 03, cuja definição segundo é:
Art. 3º Para os efeitos desta Lei, considera-se:
I – saneamento básico: conjunto de serviços, infraestruturas, instalações operacionais de:
a)      Abastecimento de agua potável: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a capitação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição;
b)      Esgotamento sanitário: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente;
c)      Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;
d)     Drenagem e manejo das águas pluviais e urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões, de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas. (BRASIL, 2007)
Nesse viés, entende-se que saneamento básico é um conjunto de procedimentos que visa preservar, bem como alterar as condições do meio ambiente objetivando prevenir doenças e melhorando a qualidade de vida da sociedade em geral.
Nesse sentido, saneamento básico é um tema de notória relevância para ser debatido, buscando ampliar o conhecimento com intuito não apenas, de atingir as salas de aulas. Porém, através das atividades propostas e com os recursos de mídia que sejam capazes de alcançar uma parcela grande da população, visto que, escola e sociedade não pode ser dissociada, pois estão interligadas dentro de um mesmo contexto. Segundo o educador Paulo Freire (2011, p. 28) em seu livro, Pedagogia da Autonomia.
[...] A capacidade de aprender, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a, fala de nossa educabilidade a um nível distinto de um nível de adestramento dos outros animais ou do cultivo das plantas.
Para Freire, o ensino atinge o seu objetivo fundamental quando os saberes adquiridos na instituição educacional ultrapassam o âmbito escolar e chegam à sociedade, quando o aluno junta teoria e prática para atuar, mudar a realidade em que vive.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa.
 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
BRASIL. Lei Federal nº 11.445. Brasília, 2007.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988.

Planejamento da oficina
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Santa Maria de Belém
Turma: 1º ano (301 b)
Tema: Saneamento básico: a escola e a comunidade um encontro entre saberes
Objetivo geral:
Ampliar os saberes acerca dos direitos e deveres no que tange o saneamento básico, visando à preservação do meio ambiente e da saúde pública.
Objetivos específicos:
Ø   Apresentar a definição de saneamento básico e como esse serviço pode estar presente na comunidade;
Ø   Mostrar como a falta de saneamento básico prejudica vários setores, bem como o meio ambiente e a saúde pública;
Ø   Informar a respeito dos direitos e deveres da comunidade em relação ao saneamento básico;
Ø   Instigar a se manifestar através das novas mídias;
Justificativa:
O saneamento básico é um direito constitucional do cidadão, pois está intrinsecamente ligado à manutenção da saúde pública e na preservação do meio ambiente. Dessa forma, através desse projeto busca-se ampliar o conhecimento a respeito dos serviços públicos essenciais à população. Ademais, além de ampliar os saberes no que concerne ao saneamento básico, também poderá dar suporte ao aluno como sujeito ativo para que ele possa atuar como intermediário entre a instituição de ensino e a sociedade, levando conhecimento para sua comunidade e intervindo nos problemas sociais que os cercam.
A Lei Federal 11.445 de 05 de janeiro de 2007 em seu artigo 03, define que saneamento básico é:
Art. 3º Para os efeitos desta Lei, considera-se:
I – saneamento básico: conjunto de serviços, infraestruturas, instalações operacionais de:
e)      Abastecimento de agua potável: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a capitação até as ligações prediais e respectivos instrumentos de medição;
f)       Esgotamento sanitário: constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente;
g)      Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário da varrição e limpeza de logradouros e vias públicas;
h)      Drenagem e manejo das águas pluviais e urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões, de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas. (BRASIL, 2007)
Segundo o educador Paulo Freire, o ensino atinge o seu objetivo fundamental quando os saberes adquiridos na instituição educacional ultrapassam o âmbito escolar e chegam à sociedade, quando o aluno junta teoria e prática para atuar, mudar a realidade em que vive.

Ainda no dizer de Freire,
[...] A capacidade de aprender, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a, fala de nossa educabilidade a um nível distinto de um nível de adestramento dos outros animais ou do cultivo das plantas.
Nesse viés, considera-se que o tema” Saneamento básico: a escola e a comunidade, um encontro entre saberes” é de extrema importância para ser trabalhado em sala de aula.

METODOLOGIA:
Esta oficina terá duração de 20h, que será dividida em cinco encontros de 4h/a. Nestas aulas trabalharemos com a turma do 1º ano do Ensino médio da escola Estadual de Ensino Médio Santa Maria de Belém.

AULA 1: (4h/a)                                                                          
1º Momento: (2h/a)
A aula será iniciada com a apresentação do projeto, bem como sua importância. Em seguida a turma será organizada em círculo para conversar sobre o assunto em questão. Nesse momento será feito as seguintes perguntas:
1)      Como é feito o abastecimento de água na sua casa?
2)      Como é realizada a coleta de lixo no bairro em que você mora?
3)      Há coleta seletiva?
4)      Há um sistema de esgoto no bairro em que você mora?
No decorrer da conversa o professor explicará que Saneamento básico trata-se do “conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejo de resíduos sólidos e de água pluviais”. Após, será socializado cada uma das perguntas.

2º Momento: (2h/a)
Será mostrado uma matéria dos bairros de Belém em que esses serviços quase não são oferecidos e solicitado aos alunos que observem a matéria e façam comentários   e se possível relacionem com a realidade do bairro em que  eles moram.

Vídeo: “BELÉM-Saneamento básico ainda é um desafio”


AULA 2: (4h/a)
1º Momento: (1h/a)
O professor levará a turma para o laboratório de informática. Em seguida ele pedirá aos alunos que formem grupo de cinco pessoas e cada grupo ficará responsável por pesquisar um dos respectivos temas:
1.      Limpeza urbana;
2.      Coleta seletiva;
3.      Doenças causadas pela falta de saneamento;
4.      Contaminação das fontes que abastecem água;
5.      Sistema de esgoto;
6.      Enchentes; 
2º Momento: (3h/a)
Ao retornarem à sala de aula o professor explicará que essa pesquisa servirá de base para a atividade da próxima aula que consistirá no encontro entre a comunidade e a escola em que os alunos promoverão um debate acerca dos temas pesquisados. Em seguida o professor dará orientações aos alunos acerca do que deverá conter no cartaz:
Ø    Tema: assunto que será defendido ao longo do trabalho;
Ø    Texto: texto curto que traga as ideias principais acerca do tema, ou tópicos que guiem o leitor;
Ø    Imagens: desenhos ou fotos que visem ilustrar informações ou tornar o texto mais atraente;
Ø    Fonte: fontes que permitam o leitor ler a certa distância;

AULA 3: (4h/a)

1º Momento: (4h/a)
Nessa aula ocorrerá um encontro, uma troca de experiências entre os alunos e a comunidade, com a exposição dos cartazes elaborados na aula anterior e contará com a divulgação por meio de redes sociais dos alunos e da escola. Esse encontro será mediado pelo professor que ficará responsável por situar os participantes sobre a temática abordada, e sobre a importância da troca de saberes. Em seguida, cada grupo terá um tempo limite de 30 minutos para apresentar sua produção. Após o término de cada apresentação o público poderá fazer comentários, ou perguntas para os alunos.

AULA 4: (4h/a)

1° Momento: (1h/a)
Será apresentado um vídeo intitulado: “Documentário com os Embaixadores do Trata Brasil - A realidade do Saneamento Básico no país” e uma reportagem sobre o ranking das piores cidades em saneamento básico do Brasil, com destaque para a região norte e as cidades de Belém e Ananindeua.

“Vídeo: Embaixadores do Trata Brasil”


Vídeo: “O ranking das piores cidades em saneamento básico do Brasil”


2º Momento: (1h/a)
Será contextualizado o início da modernização e urbanização da cidade de Belém, retornando ao período da “belle époque” com as transformações no espaço público, reordenamento urbano, saneamento e embelezamento da cidade e em seguida será feita a comparação com a realidade atual através de fotos.
3° Momento: (2h/a)
Iniciará as orientações para a produção de documentários, o professor pedirá que a turma se divida em grupos de cinco para a produção de um documentário sobre o tema geral “Saneamento básico em Belém”. Serão dadas as seguintes orientações: os alunos se reunirão em atividade extraclasse para esta tarefa, traçando planos e fazendo pesquisas, filmagens e entrevistas; deverão/poderão usar o celular para a tarefa; o vídeo deverá ter duração de 30 minutos e deverá ser apresentado na aula seguinte para posteriormente ser compartilhado em redes sociais. Em seguida será entregue um roteiro que os auxiliará na criação do documentário.
             
ROTEIRO:
- Escolha um tema (podendo escolher um subtema dentro do “Saneamento básico em Belém”); Assista documentários; Faça um roteiro em cima de suas ideias; Escreva: um argumento, um sumário, o objetivo do documentário; Faça um esboço do seu roteiro para verificar se ele apresenta todos os elementos de uma boa história curta; Entrevistando: Elabore questões. O jeito mais fácil de fazer isso sem perder o foco é pensar suas questões a partir de: quem, o que, por que, quando, onde e como. As pessoas devem se sentir confortáveis e ser abertas e sinceras em frente à câmera. Converse com elas por meia-hora ou mais antes da filmagem. Isso fará com que se sintam à vontade com você; Aprenda algumas questões básicas e verifique se seu aparelho de gravação está funcionando. Aprenda a começar e a parar de gravar, a passar a gravação para frente, a voltar, a dar o play e todo o resto que você precisa saber; Edite o filme. Selecione as cenas principais. Aprenda a "fazer recortes" em suas sequências e acrescentar conversas, músicas e efeitos especiais ao vídeo.

AULA 5: (4h/a)

1° Momento: (3h/a)
Será feita as apresentações dos documentários pelos grupos, em seguida serão comentados cada um e relatadas as experiências dos alunos nesta produção.

2° Momento: (1h/a)

Feitas as apresentações e considerações, será pedido que os alunos compartilhem seus documentários em suas redes sociais e interajam com seus amigos virtuais sobre o documentário e o assunto tratado. Ao final da aula e da oficina os alunos falarão sobre esta experiência e a recepção dos vídeos.
  
Avaliação:
 A avaliação será contínua, através da frequência e participações nas aulas, assim como pela produção dos cartazes e do documentário final que pedirá que a criação de um vídeo a respeito de tudo o que foi tratado durante as aulas, referente ao saneamento básico.
         
Recursos didáticos:
·         Cartolina;
·         Cola;
·         Pincel;               
·        Data show;
·       Celular;

Referências:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa.
 43ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
BRASIL. Lei Federal nº 11.445. Brasília, 2007.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988.

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