sexta-feira, 16 de setembro de 2011

“Xingu vivo” e a hidrelétrica de Belo Monte.

Foi concedida a licença de instalação do canteiro da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. O IBAMA considerou cumpridas todas as 40 condicionantes impostas ao consócio Norte energia acompanhado de outras 23 exigências.


Todavia, há pessoas contrárias ao projeto da construção da usina de Belo Monte. Existe um movimento chamado “Xingu vivo”. Segundo os dirigentes e os integrantes do movimento contra a construção da usina, a cidade de Belo Monte não têm viabilidade econômica, social, ambiental, cultural e política para um grande projeto como este.

As obras serão liberadas após a publicação no diário oficial. Depois de dez anos da retomada do projeto que ocorreu inicialmente em 1989 só agora podemos ver a hidrelétrica sendo construída. Foram escolhidos três ministros para anunciar as obras, e o Norte Energia garantiu o cumprimento do cronograma. As primeiras turbinas estarão prontas em 31 de dezembro de 2014 e comercialização da energia somente em fevereiro do ano seguinte.

O orçamento chega a R$ 20 bilhões, porém pode chegar ao valor superior de R$ 30 bilhões estimados; a usina terá uma potência de 11.233 megawatts (MW) em 2019, ano que estará totalmente pronta.



Trabalho da Turma de Jornalismo 2011.
Cirayth Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário