sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A VIOLÊNCIA IMPERA NO CAMPO

José Cláudio da Silva e a mulher Maria do Espírito Santo foram mortos a tiros, no dia 24 de maio de 2011, em uma estrada de Nova Ipixuna (sudestes do Pará), perto de um assentamento extrativista em que viviam. Eles denunciavam e combatiam a ação de madeireiros da região. Segundo informações do delegado responsável pelo caso, o casal foi morto a tiros ao cruzar a estrada que seguia caminho até onde residiam. O enterro do cônjuge, ocorrido no dia 26 de maio, foi marcado por emoções e protestos.

Há vários anos o casal de extrativistas travava uma luta contra madeireiros e carvoeiros que retiravam castanheira do assentamento Praia Altos Piranheira, a guerra custou–lhes a vida. O casal participava do Projeto Água Extrativista e segundo informações de familiares, o casal recebia constantemente ameaças de madeireiros. O retrato falado dos pistoleiros já foi divulgado pela Polícia.

O caso foi destaque internacional. A presidente Dilma Roussef determinou que a Polícia Federal investigasse o assassinato. Recentemente os governadores do Estado, Simão Jatene junto com o ministro da Justiça, se reuniram para definir medidas de segurança para combater a violência no campo, já que o Pará é considerado a região brasileira com maiores índices de violência agrária.


Trabalho da Turma de Jornalismo – UNAMA – 2011

Felipe Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário