sexta-feira, 8 de abril de 2011

Com Boto não se Brinca

Segundo, Joaquim Nunes da Costa tudo começou na vila Mainard, à margem do rio Jaburú, município de Breves onde vivia uma família evangélica de seis pessoas, uma delas, era um rapaz conhecido pelo apelido de Pretite.
Certo dia, Pretite e seu primo saíram da vila Mainard de canoa até o outro lado do rio para fazerem uma compra num pequeno comércio que lá existe. Na volta para sua casa aconteceu um fato estranho com eles.
De repente, vários botos começaram a boiar ao redor da canoa e os dois ficaram assustados com o que estava acontecendo. Então Pretite falou brincando: “Bem que uma bota dessa poderia vim dormir comigo hoje à noite lá em casa!” Isso ele falou por volta das 18:00 horas. O primo de Pretite respondeu: “Com boto não se brinca!”.
Estava muito bonito o luar, Pretite estava deitado em sua rede inquieto, não conseguia dormir. Às 23:00 horas, ele ouviu um barulho no trapiche. Pretite se levantou da rede, olhou pela brecha da parede e viu uma moça muito bonita, vestida de branco, olhos azuis, cabelos longos e loiros.
Ao vê-la admirou-se, mais em seguida sentiu medo. Pois a moça produziu um som ao andar como se estivesse de sapato alto, mas na verdade a mesma estava descalça e tinha os pés virados para trás. Nesta primeira noite, a jovem não entrou na casa e a meia noite ela desapareceu.
Na segunda noite, o fato se repetiu, sendo que desta vez ela entrou na casa. Pretite estava dormindo, acordou de repente e se assustou com a moça que estava olhando para ele na beira da rede e ela falou: “Você me chamou e eu estou aqui”. Logo se lembrou do que havia dito, quando voltava do comércio no momento em que foram rodeados pelos botos na canoa.
 Na terceira noite, os encontros se sucederam e eles se tornaram íntimos, porém sua família percebeu que ele estava agindo de forma estranha, pois parecia que ele andava falando com uma outra pessoa, a qual eles não podiam vê-la. Neste momento, sua mãe lhe perguntou: “o que está acontecendo com você? Suas atitudes mudaram, pouco tempo você dorme, anda inquieto como se estivesse sempre esperando algo”.
Pretite decidiu contar tudo para sua mãe. Com isso, sua mãe ficou muito preocupada, reuniu a família para tomarem juntos uma atitude. Como a família era evangélica, resolveram chamar o pastor para orar na cabeça de Pretite, com o objetivo de expulsar o espírito maligno. Mesmo depois das orações, não adiantou nada a intercessão do pastor porque a moça continuou suas visitas rotineiras.
Em uma noite de luar, a moça o convidou para ir ao trapiche, chegando lá ela tocou a água e lhe mostrou a imagem de seu mundo, sua casa e prometeu toda riqueza daquele lugar tentando de todas as maneiras convencê-lo a viajar para seu mundo, mas suas tentativas foram em vão.
Os dias passaram, o rapaz sem saber o que fazer com aquela situação tomou uma decisão, resolveu conhecer o outro mundo sem que sua família soubesse. À noite para sua surpresa, quando esperava ansiosamente pela moça, apareceu uma linda morena alertando-o de que não aceitasse nada de que a moça lhe desse para comer e estivesse sempre atento para qualquer outra tentativa, pois sua real intenção era levá-lo.
A partir do momento que ele fosse com ela, não teria mais volta, ele nunca mais veria sua família. Foi quando ele perguntou: “mas quem é você?” Ela respondeu: “Sou alguém do mesmo mundo que você quer conhecer, mas que quer o seu bem, por isso não vá para lá”. Depois, a moça se despediu e desapareceu na água.
Pouco tempo depois, a linda moça como de costume apareceu propondo algo novo, que deitasse juntos na mesma rede e assim aconteceu, ao tocá-la sentiu sua pele gelada e foi como se acordasse de um sonho, de imediato lembrou-se da palavra da moça morena que o alertara minutos antes. Levantou bruscamente da rede mandando-a ir embora, pois percebeu como era estranha ao tocá-la.
No dia seguinte, desesperado e com muito medo, sem que sua família soubesse procurou ajuda de um senhor mais antigo do lugar e este lhe aconselhou que mudasse para a cidade de Breves e na casa que fosse morar deveria ficar sete dias trancado. Pois seria a única maneira de afastá-la, mesmo assim, talvez tentasse novamente persegui-lo. Mas como ela vivia na água, não resistiria por muito tempo.
Por fim, ele se mudou para a cidade como previsto, a jovem ainda tentou persegui-lo, mas sua tentativa foi em vão. Ele se trancou em seu novo lar por sete dias. Logo nos primeiros dias ainda viu a moça pela brecha da casa, porém como continuou trancado o encanto se quebrou e ainda hoje o Pretite reside na Rua Sebastião Amado na cidade de Breves/Pa.
 Narrador: Joaquim Nunes da Costa, 69 anos de idade

Postado por: Pedro Leal, Raimundo Tocantins, Mauricio Corrêa e Joel Pantoja.

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário