sábado, 31 de outubro de 2009

Professor Doutor Benedito Nunes

Ivânia Neves
No último dia 23 de outubro, a Unama-Univeridade da Amazônia outorgou o título de "Doutor Honóris Causa" ao professor Benedito Nunes. Sua trajetória como intelectual é tão abrangente que é difícil clasificá-lo. Escritor? Professor? Filósofo? Crítico literário?

Em minha trajetória acadêmica, tanto na teoria literária em Belo Horizonte, como na antropologia, aqui em Belém, ou estudando análise do discurso em Campinas, seus livros sempre estiveram presente. Até mesmo em Montreal, no Canadá, tive o privilégio de encontrar um dos seus livros na biblioteca, O Tempo na Narrativa .
Durante a solenidade, em seu breve e significativo discurso, o mais importante intelectual paraense vivo emocionou a todos, quando falou de sua obra.
Brincando com a professora Amarilis Tupiassu, afirmou que escreveu apenas "13 livros", mas que eles não representavam a parte mais significativa de sua obra. Para Benedito Nunes, foi em sala de aula, num processo dialógico com os alunos, qunado aprendia e ensinava, que ele deu sua maior contribuição.
É um privilégio ser contemporânea de Benedito Nunes. Estar presente à solenidade aumentou ainda mais a admiração pela sua trajetória!

Para quem não conhece nada sobre ele:
BENEDITO NUNES :-Entrevista para o Jornal “O Liberal” (Belém)

2 comentários:

  1. Merecido título ao grande intelectual paraense da atualidade.
    Maurício Neves

    ResponderExcluir
  2. "Só vou saber se fui um pensador, qndo. eu morrer". (Prof. Benedito Nunes em entrevista ao SBT-PA)

    Merecido.

    ResponderExcluir